Se você tem uma relação saudável com seu dinheiro, isso significa que mantém cuidado com gastos e investimentos. Há diversos meios de garantir essa gestão, e até o papel e caneta são bem-vindos. Mas, hoje em dia, não há nada como os aplicativos de controle financeiro.

Afinal, a tecnologia traz não apenas uma precisão insuperável dos cálculos como também uma automação que facilita muito nossa vida. Mas qual é o melhor aplicativo? Isso vai depender das suas necessidades pessoais e das funcionalidades disponíveis no app.

Como existe uma grande variedade de opções para download, neste artigo você conhecerá os 7 melhores apps entre os mais populares. Além disso, também entenderá por que é importante manter esse controle em relação aos seus objetivos financeiros.

Confira!

Por que usar um aplicativo de controle financeiro?

A vida na sociedade moderna traz muitas demandas. Felizmente, também é característica desses tempos as funcionalidades digitais e a automação da inteligência artificial. Isso facilita a vida das pessoas e potencializa os resultados em diversas áreas.

A gestão financeira é um exemplo. Afinal, os detalhes do cuidado financeiro têm se tornado cada vez mais complexos. Assim, é válido ter o conhecimento de ferramentas para simplificar a rotina e automatiza tarefas cotidianas.

Bastam alguns minutos observando um fluxo de caixa para descobrir que é fácil se perder sem um controle de gastos adequado. Logo, embora seja possível garantir um planejamento orçamentário rigoroso de maneira analógica, o digital oferece alternativas muito mais econômicas.

Com um clique ou toque no seu smartphone, relatórios e demonstrações financeiras surgem para esclarecer suas contas. Além disso, filtros variados permitem uma investigação precisa de como e quando você gasta seu dinheiro.

Dessa forma, qualquer pessoa é capaz de gerir as finanças de toda família com facilidade por meio das aplicações financeiras. Isso traz grandes vantagens para a vida prática, além de contribuir muito com seus objetivos.

Afinal, por meio de uma gestão eficiente, é possível saber quanto falta para atingir metas, onde estão as maiores dificuldades, qual nível de comprometimento da família etc. Ou seja, com os aplicativos financeiros, você pode assegurar:

  • praticidade no controle;
  • precisão de cálculos;
  • facilidade para rastrear gastos;
  • segmentação de orçamentos (casa, alimentação, lazer etc.);
  • definição de objetivos;
  • avisos e alertas;
  • comparativos periódicos;
  • economia de tempo na gestão financeira, e muito mais.

Como escolher um aplicativo de gestão financeira?

O primeiro passo na hora de escolher o aplicativo de controle financeiro ideal é entender o que você precisa. Isso porque não adianta escolher uma ferramenta cheia de recursos se você não usar metade deles, certo?

Tampouco faz sentido controlar suas despesas domésticas por meio de um aplicativo de gestão de caixa empresarial quando essa não é a alternativa mais apropriada. Portanto, tenha clareza do que você precisa em primeiro lugar e avalie se as opções atendem suas necessidades.


Outra questão que merece atenção é o custo da aplicação. Há muitas opções gratuitas, e a maioria oferece uma versão limitada de experimentação. É comum que esse mínimo já seja suficiente para trazer um controle eficiente para muitas pessoas. Porém, muitas vezes, é interessante ir além.

Finalmente, atente-se para o fato de que muitos aplicativos armazenam e compartilham seus dados. Por isso, leia os termos de uso do aplicativo para saber como as empresas utilizam suas informações pessoais. Desse modo é possível ter mais segurança.

Quais são os 7 melhores aplicativos para finanças?

Como existem dezenas de alternativas de organização financeira por aplicativos, a escolha dependerá dos seus objetivos. Como vimos, a melhor opção é sempre aquela que está de acordo com suas necessidades.

Talvez você queira apenas saber como gasta seu dinheiro. Então um app simples, gratuito, com um painel intuitivo deve ser suficiente.

Mas pode ser também que você queira filtrar gastos, integrar a fatura do cartão e acompanhar seus investimentos. Nesse caso, um app mais completo, ou quem sabe mais de um, talvez seja necessário.

De qualquer maneira, vamos ajudar você a escolher. A seguir, conheça os 7 melhores aplicativos de planejamento financeiro dentre os mais populares!


1. Minhas economias

Um dos aplicativos mais populares, Minhas Economias está disponível na versão web, para Android e iOS. Esse é um app bastante completo para quem não quer gastar dinheiro com sua estratégia de controle financeiro.

No entanto, é natural que um aplicativo completamente gratuito não possa oferecer tudo o que outros apps pagos oferecem. Mas isso não deixa o Minhas Economias muito atrás, principalmente para quem já tem rigor em lançamentos manuais.

Com este aplicativo, é possível gerar relatórios de fluxos anuais e mensais, além de configurar alertas de lançamentos. Também é possível acompanhar metas de economia pelo smartphone e o orçamento pela versão web, tudo integrado na nuvem.

Todo o trabalho do usuário consiste em lançar manualmente suas despesas e receitas e depois acompanhar os gráficos e relatórios. É possível ainda adicionar lançamentos recorrentes para que o trabalho seja feito apenas uma vez.

O aplicativo é simples e intuitivo, e a configuração de múltiplas contas permite uma gestão precisa de gastos e transferências.

2. Mobills

O Mobills é outro aplicativo muito popular com funcionalidades intuitivas e sugestões de controle muito úteis. O app conta com versões gratuita e paga, e está disponível para a web, Android e iOS.

Assim como o Minhas Economias, o Mobills permite lançamentos por categoria, gerar relatórios e configurar alertas. Com uma interface personalizável, o app garante um controle customizado, de acordo com as necessidades e preferências do usuário.

Uma funcionalidade muito útil do Mobills é o controle do uso de cartão de crédito. O app permite cadastrar cartões como contas, trabalhando o limite de forma automática, com datas de fechamento e pagamento da fatura.

Investidores também são atendidos pelo app. É possível lançar investimentos, configurando taxas de rentabilidade, tipo de produto e grau de risco da aplicação.

Sua função de geolocalização também oferece insights sobre onde o usuário gasta seu dinheiro. Além disso, o app do Mobills tem um sistema de pontos que podem ser trocados por gift cards, cursos e livros sobre finanças e investimentos.

Um conversor de câmbio traz, ainda, a possibilidade de trabalhar com outras moedas. Na versão paga, o Mobills oferece gráficos mais completos, modos diversos de configuração, o dobro de premiação em pontos, entre outras vantagens.

3. Guiabolso

Mais do que um aplicativo de gestão de finanças, o Guiabolso traz um pacote completo de soluções para quem quer cuidar do próprio dinheiro. Disponível para Android, iOS e web, o aplicativo tem versões gratuita e paga.

Uma funcionalidade que merece destaque no app é a possibilidade de sincronizar contas. Com o Guiabolso, o usuário pode vincular seus bancos e cartões de crédito — e o programa mapeia tudo sozinho.

Essa automação garante máxima praticidade para quem não deseja apertar muitos botões. Ao dar ao Guiabolso acesso às suas movimentações financeiras, tudo o que se precisa fazer então é configurar preferências. Mas ainda é possível fazer lançamentos manuais e programados.

A empresa assegura sigilo e proteção dos dados do usuário. Além disso, o acesso às suas contas é restrito a relatórios de movimentações. Ou seja, você não compartilha suas senhas bancárias e nem coloca em risco o seu saldo.

Outra funcionalidade importante: o Guiabolso traz diversas alternativas de soluções financeiras, como empréstimos, investimentos, seguros etc. Para isso, o app se baseia no perfil do usuário, sendo possível ainda consultar o score do CPF.

De fato, o aplicativo também funciona como um banco digital por meio do qual é possível fazer transferências, pagar contas e solicitar crédito. Com a versão premium do programa, o usuário tem acesso a gráficos mais complexos e definição ilimitada de metas financeiras.

4. Organizze

Simples e intuitivo, o aplicativo Organizze oferece tudo o que uma pessoa precisa na hora de planejar os gastos. Disponível para Android e iOS, o app pode ser usado nas versões gratuita ou paga.

Assim como os outros programas, o Organizze conta com demonstrativos financeiros automatizados para facilitar a gestão do dinheiro. O usuário também pode cadastrar manualmente cartões de crédito.

O controle das faturas é feito automaticamente pelo app com base nas datas de fechamento e pagamento, exatamente como no Mobills. Além disso, o programa vem com categorias pré-definidas para segmentar o balanço das contas.

É possível criar subcategorias para apurar com mais precisão o fluxo do seu dinheiro. O sistema de metas é feito individualmente para cada categoria. Assim, você pode acompanhar de maneira eficiente quanto do orçamento planejado já foi consumido e quanto falta até o fim do período.

Um detalhe interessante do app é que ele permite anexar recibos e notas nos lançamentos para que o usuário tenha inclusive controle fiscal em sua gestão. A possibilidade de acrescentar observações também agrega ao rigor do controle.

5. Spendee

O Spendee é mais uma alternativa para quem prefere uma gestão simplificada. Disponível para Android e iOS, você encontrará os principais recursos para manter um acompanhamento cuidadoso das suas finanças.

Com recursos fáceis de operar e relatórios automatizados, é possível fazer e programar lançamentos de despesas e receitas com poucos toques. A configuração de categorias permite gerar relatórios detalhados sobre o percentual dos gastos para cada área.

Com este app, também é possível criar orçamentos a partir dos quais qualquer pessoa consegue compreender melhor o próprio consumo.

Além disso, o Spendee oferece uma versão premium que traz, entre outras vantagens, integração com a conta bancária. Dessa forma, a automação do programa garante toda a praticidade que espera quem deseja rastrear os próprios gastos e ter clareza sobre seu orçamento.

6. Conta Azul

Para quem tem interesse em controlar não apenas suas finanças pessoais, mas também da sua empresa, o app Conta Azul pode ter as soluções.

Um dos mais populares aplicativos para gestão de empresas, o Conta Azul oferece versões para Android, iOS e web. Com ele, você encontra uma gama completa de soluções de gestão financeira para o seu negócio, contendo gráficos, automação de cobrança, fluxos de pagamentos e muito mais.

A ferramenta permite integração com sua conta bancária, trazendo maior controle de recebíveis, ou seja, o que é lançado e o que de fato entra na conta. Além disso, o app mostra todo o fluxo de pagamentos e recebimentos para que você possa gerir o caixa da sua empresa com eficiência.

Uma das principais funcionalidades do Conta Azul são os recursos de gestão de vendas do seu negócio. Especialmente para quem trabalha com prestação de serviços, o app facilita muito a vida dos empreendedores.

Por meio do aplicativo, o usuário pode lançar uma venda e, graças à integração com a conta bancária, o boleto de pagamento é gerado e enviado ao cliente automaticamente.

Contudo, é importante destacar que o aplicativo do Conta Azul é gratuito apenas para teste. Expirada a versão trial, o usuário deve pagar para continuar usando a plataforma.

7. BTG+

O app do BTG+ integra todas as principais funcionalidades de um aplicativo de gestão financeira e de um banco de investimentos. Disponível para clientes do BTG+, é possível baixar o aplicativo para Android e iOS gratuitamente.

Ele é oferecido pelo BTG Pactual digital, o maior banco de investimentos da América Latina, e vai além de uma ferramenta de controle de gastos: trata-se de um aplicativo para investidores. Com ele, o usuário pode controlar suas despesas e alinhar objetivos de modo a aumentar seu patrimônio.

Para isso, o correntista conta com o apoio do BTG, que traz no próprio aplicativo educação financeira personalizada com base em seus hábitos de consumo. Em um único app, é possível:

  • acompanhar demonstrativos financeiros;
  • controlar gastos com cartão;
  • realizar pagamentos e transferências;
  • e ainda contar com todos os recursos do banco BTG.

O app do BTG+ é completamente integrado com a conta de investimentos do usuário. Isso significa que ele pode acompanhar seus investimentos a partir do aplicativo, além de ter liberdade para movimentar dinheiro entre as contas.

Agora que você conhece os 7 aplicativos para controle financeiro mais populares, basta escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Desse modo, é possível manter a organização das suas finanças de uma maneira que contribua com seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Quer aproveitar todos os recursos do aplicativo BTG+ e ainda contar com o apoio de uma assessoria de investimentos vinculada ao maior banco de investimentos da América Latina? Entre em contato conosco e saiba como aproveitar essas vantagens!