Déficit financeiro: Entenda o conceito

déficit financeiro
déficit financeiro

Você sabe o que é déficit? Esse termo econômico costuma ser usado para entender a saúde financeira de um país. Mas ele também pode ser aplicado nas finanças organizacionais ou pessoais. Assim, é possível identificar se uma empresa ou indivíduo está tendo prejuízo.

A partir disso, torna-se mais fácil fazer escolhas conscientes para reverter a situação. Então vale a pena entender mais sobre déficit financeiro — e conhecer o conceito de superávit, tendo em vista que ele é o exato oposto de déficit.

Quer saber mais? A seguir, você descobrirá o que é déficit e superávit nas suas finanças!

O que é déficit financeiro?

Para começar, é preciso entender o que é o déficit e conhecer as aplicabilidades do conceito. Ele se refere a um saldo negativo. Logo, a situação acontece quando o valor que se gasta fica acima do quanto se ganha. Normalmente, esse termo é empregado no âmbito da administração pública.

Por exemplo, quando as despesas de um país superam as receitas, pode-se dizer que houve um déficit orçamentário. Esse cenário significa que o Governo gastou mais do que arrecadou em um certo período — que pode ser um mês, trimestre, semestre ou ano.

Outra situação que exemplifica a aplicação do conceito de déficit no contexto da economia de uma região diz respeito às importações e exportações. Quando determinada nação compra mais produtos do exterior do que vende para os outros países, há um déficit da balança comercial.

Há, ainda, o déficit financeiro — foco deste conteúdo que você está lendo. Ele acontece quando há mais passivos do que ativos. Isto é, esse tipo de déficit significa que as obrigações a pagar são maiores do que os direitos a receber em determinado intervalo de tempo.

Como vimos, além da administração pública, o conceito de déficit também pode ser aplicado para o excesso de gastos organizacionais e individuais. Logo, ele demonstra quando uma empresa ou indivíduo está gastando mais dinheiro do que está ganhando.

Quais são os riscos de ter um déficit financeiro?

Depois de entender o que é déficit financeiro, é importante saber quais são os riscos associados a ele. Dessa forma, é possível estar ciente das consequências graves que o excesso de gastos pode trazer para as suas finanças empresariais ou pessoais.

A seguir, confira os riscos relacionados ao déficit financeiro e suas implicações!

Incapacidade de quitar obrigações financeiras

Um dos principais perigos de ter um déficit financeiro é a incapacidade de quitar as suas obrigações. Como consequência, o atraso no pagamento das contas pode incidir em multas e juros de mora, aumentando o saldo devedor.

Além disso, há a possibilidade de endividamento e inclusão em cadastro negativo de crédito. Se o credor entrar em contato com os órgãos de proteção ao crédito para informar o débito em atraso, você enfrentará diversas restrições, como dificuldades em solicitar empréstimos.

Outro problema relacionado à falta de pagamento é a chance de bloqueio das suas contas correntes e dos seus bens. Isso é possível quando os credores entram com uma ação judicial contra os devedores na tentativa de receber os débitos em atraso.

Dificuldade para alcançar os objetivos

Além da incapacidade de quitar as obrigações financeiras, o déficit é um elemento que pode dificultar o alcance dos objetivos empresariais e pessoais. Afinal, sem recursos disponíveis será complicado direcionar parte do seu dinheiro para a realização de projetos.

Assim, uma empresa teria dificuldade para financiar a compra de novos equipamentos, por exemplo. Tal situação impossibilitaria o seu crescimento ao longo do tempo. Além disso, o déficit pode fazer com que o negocio não consiga custear suas operações, comprometendo sua continuidade.

Em relação aos objetivos pessoais, uma pessoa com orçamento negativo não tem dinheiro para fazer investimentos e alcançar o que deseja. É o caso de diversos sonhos, como a casa própria, um automóvel, viajar para o exterior, cursar uma faculdade ou ter independência financeira.

O que é superávit financeiro?

Quando o assunto é déficit financeiro, também vale a pena entender o superávit. Esses dois termos são exatamente o oposto um do outro. Logo, o superávit representa um saldo positivo. Ele é registrado quando as entradas de recursos financeiros são maiores do que as saídas.

Nas empresas, o superávit financeiro significa dizer que houve lucro. Essa situação pode trazer diversos benefícios tanto para um país quanto para uma organização ou pessoa física. Isso porque o superávit indica que houve sobras financeiras, mesmo após o pagamento de todas as contas.

Em uma realidade de saldo positivo, não há tanto risco de inadimplência nem necessidade de solicitar empréstimos para cobrir as despesas. Além disso, o saldo positivo permite financiar o desenvolvimento do país, o crescimento das empresas ou a realização de projetos pessoais.

Como sair do déficit financeiro e alcançar o superávit?

Agora que você conhece o que é déficit e superávit, pode estar se perguntando como manter seu saldo positivo. Afinal, ter dinheiro sobrando é mais benéfico para as suas finanças do que ter um resultado negativo.

Para evitar problemas e melhorar seu orçamento, você pode acompanhar os passos a seguir!

Registre suas movimentações financeiras

O primeiro passo para sair do déficit e alcançar o superávit é registrar todas as suas movimentações financeiras mensais. Dessa forma, é possível saber quais são as suas receitas e despesas por mês — e tomar providências para modificar sua situação financeira.

Revise as suas despesas

Após registrar suas movimentações financeiras, é válido revisar suas despesas. Esse cuidado ajuda a buscar a diminuição de gastos e reduzir o seu déficit financeiro. Portanto, analise cuidadosamente seus custos e identifique quais deles podem ser encolhidos ou cortados.

Pense em formas de aumentar a receita

Por fim, é interessante buscar estratégias para ter mais receita ao longo do mês — especialmente se as despesas essenciais estiverem comprometendo todo o seu ganho. Ter uma renda extra, por exemplo, permite sair mais rapidamente do déficit e alcançar o superávit financeiro.

Neste conteúdo, você entendeu o que é déficit e superávit financeiro. Portanto, aproveite o conhecimento desses conceitos para avaliar e conhecer a sua realidade — ou a do seu negócio. Desse modo, é possível buscar mais saúde financeira!

Gostou do conteúdo? Para continuar acompanhando as atualizações, siga nossos perfis nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.