risco no day trade
risco no day trade

Gerenciamento de risco no day trade: como fazer?

Com as operações de curtíssimo prazo na bolsa de valores, você pode obter lucros significativos. No entanto, é fundamental saber fazer o gerenciamento de risco no day trade. Afinal, os riscos também são grandes.

O especulador deve saber que a chance de prejuízo existe e não pode ser ignorada. Por isso, é importante definir estratégias para que eventuais perdas não lhe causem dificuldades financeiras.

Sendo assim, continue a leitura e veja como fazer o gerenciamento de risco no day trade!

O que é day trade?

Day trade é uma estratégia de especulação em que as posições abertas pelo operador na bolsa de valores são finalizadas no mesmo dia. Elas podem durar algumas horas e até mesmo alguns minutos.

O que determina a duração da operação é a análise que o operador faz do ativo ou derivativo que ele está negociando. Uma característica marcante no day trade é a possibilidade de se recolher lucros no final de apenas um dia.

Por isso, algumas pessoas decidem viver de day trade. Ou seja, fazer dele um trabalho e sua fonte de renda principal. No entanto, em vista dos riscos envolvidos na estratégia, é fundamental fazer um bom gerenciamento de risco. A seguir, você entenderá como isso funciona.

Como fazer gerenciamento de risco no day trade?

O gerenciamento de risco se refere a um conjunto de práticas que têm o objetivo de manter você no controle das suas operações. No day trade, não é possível ganhar todas as vezes — na verdade, é natural sofrer algumas perdas.

Assim, você deve fazer o manejo do risco para que a sua atividade seja sustentável no longo prazo. Nos próximos tópicos, veja como fazer o gerenciamento de risco no day trade.

Acompanhe!

Tenha uma estratégia bem definida

Antes de começar a operar, você precisa ter em mente qual será sua estratégia. Isso envolve, por exemplo, definir quais indicadores você acompanhará na análise técnica. Essa análise consiste na observação de gráficos com preços e volume de negociação.

É importante saber analisar os preços, assim como estudar bastante o ativo ou derivativo com o qual deseja operar. Esses cuidados ajudam a encontrar oportunidades com maior nível de acerto em relação aos movimentos que o mercado fará.

Defina metas de ganho

Em qualquer área da vida, saber onde se quer chegar é essencial para o sucesso, e o mesmo vale para o day trade. Se você quer usar a estratégia para complementar a sua renda ou fazer disso uma profissão, defina metas de ganho.

Estabeleça quanto você quer ganhar por mês, por semana e por dia. Ter um valor em mente ajudará a saber qual é o momento de parar de operar. Do contrário, você corre o risco de continuar operando quando a mente já está cansada, por exemplo, podendo perder o que já ganhou.

Ao atingir sua meta diária e encerrar as operações, há maior controle emocional e estratégico. As operações podem continuar no próximo dia, com a mente descansada. Isso pode ajudar você aumentar a sua margem de acertos no day trade.

Estabeleça metas de perda

Por mais que se prepare e defina uma boa estratégia, um especulador — ou trader — perderá dinheiro algumas vezes. Mesmo quem tem um bom conhecimento de análise técnica não consegue prever totalmente os movimentos do mercado.

Imprevistos podem acontecer, por exemplo, quando um gestor envia uma ordem em nome de um grande fundo de investimento. Em situações desse tipo, a bolsa pode se comportar de maneira diferente da esperada.

Além disso, todo trader está vulnerável a cometer erros. Eles são inerentes à atividade. Sendo assim, o importante não é nunca ter prejuízo, mas saber minimizar os riscos e aumentar o potencial de ganho. Para isso, vale a pena definir um limite de quanto você pode perder em um dia.

Se não fizer isso, há o perigo de se sentir tentado a continuar operando para recuperar um dinheiro perdido. No entanto, essa atitude pode levar um trader a ser dominado pela emoção — e enfrentar perdas ainda maiores.

Logo, um limite de perdas diárias contribui para a proteção do seu emocional. No dia seguinte, você poderá estar com uma boa concentração e o psicológico preservado para atuar novamente.

Use as ferramentas adequadas

Por falar em limites de perdas e ganhos, é interessante saber que as plataformas de operações oferecem diversas ferramentas. Algumas colaboram para o gerenciamento de risco no day trade. Uma delas é o stop loss, que significa “parar perdas”.

Ao iniciar uma posição, é importante configurar o stop loss para que a operação seja encerrada se o prejuízo ultrapassar determinado limite.

Do mesmo modo, é possível configurar o stop gain, que significa “parar os ganhos”. Sem o uso dessa ferramenta, você pode perder a chance de realizar um lucro ao esperar mais tempo até fechar a posição.

Limite a quantidade de operações abertas

Ter um grande número de operações abertas simultaneamente pode contribuir para o aumento do risco, principalmente para os traders iniciantes. Afinal, uma operação gera diversas informações que devem ser analisadas com atenção.

Por isso, é melhor concentrar os seus esforços em poucas operações. Assim, você aumenta as chances de ter sucesso nos seus trades.

Observe o cenário macroeconômico

Fatores como cotação do dólar, taxa Selic, inflação e nível de desemprego podem dar a você uma visão melhor de como determinado ativo ou derivativo se comportará no curto prazo.

Apesar de esse cenário estar mais relacionado a operações de prazo superior a um dia no mercado, também podem impactar, em algum grau, suas estratégias de day trade.

Por exemplo, em dias de decisão de taxa de juros, o mercado pode ficar mais volátil e prejudicar suas operações. Por isso, acompanhe as notícias e observe o que tem acontecido na economia do país e do mundo.

Recorra a uma instituição financeira sólida

O gerenciamento de risco no day trade inclui também a instituição financeira que você escolhe. Algumas delas oferecem plataformas de operações robustas, que contribuem para o sucesso do operador.

É preciso considerar, ainda, o suporte que a instituição oferece. O BTG Pactual digital, por exemplo, oferece suporte tanto a especuladores de curto prazo quanto a investidores de longo prazo. Ele é o maior banco de investimentos da América Latina, o que evidencia a solidez da instituição.

Com um bom gerenciamento de risco no day trade, você pode ter sucesso na estratégia geral —apesar de algumas perdas ocasionais. Para isso, é fundamental usar uma plataforma de operações robusta, com todas as ferramentas que você precisa!

E lembre-se de que você pode recorrer ao suporte de uma assessoria de investimentos para tirar suas dúvidas. Por isso, entre em contato com a Renova e fale com um de nossos assessores!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.