O Brasil é um país com abundância de terras e irradiação solar durante a maior parte do ano. Isso ajuda a tornar o setor agroindustrial bastante relevante para a economia nacional. Para fomentar o segmento, novas fontes de crédito estão surgindo — como o fundo de investimento agroindustrial (Fiagro) CCFA11.

Por ser uma alternativa relativamente recente no mercado, é importante conhecer suas características e diferenciais antes de investir. Dessa forma, você pode analisar se o investimento se alinha às suas expectativas e necessidades.

Ficou interessado em investir no setor e quer conhecer o fundo CCFA11? Acompanhe o artigo!

O que é e como funciona o CCFA11?

O Canvas Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (CCFA11) é um fundo de investimento focado no setor agroindustrial brasileiro. Então, para compreender melhor essa alternativa, é necessário saber o que é um Fiagro.

O fundo de investimento em cadeias agroindustriais foi criado por meio da Lei n° 14.130, de 2021. Trata-se de um veículo financeiro que visa captar recursos de investidores para aportar no setor do agronegócio.

Dessa forma, o objetivo do Fiagro é aumentar o acesso do setor à captação de recursos, democratizando o investimento e dando oportunidades aos pequenos investidores.

Afinal, o agronegócio brasileiro ainda é financiado majoritariamente pelos grandes bancos. O motivo é que o investimento em terras agrícolas é complexo e, em geral, exige grande aporte financeiro.

Em relação ao funcionamento, os recursos captados pelo Fiagro são utilizados para financiar atividades rurais e imóveis ligados à produção do setor agroindustrial. Para isso, os investimentos do fundo podem ser feito em diferentes alternativas, como títulos de crédito do agronegócio.

As regras de tributação seguem as mesmas definições dos fundos imobiliários. Ou seja, os dividendos são isentos da cobrança do Imposto de Renda (IR), enquanto a venda das cotas com lucro é tributada em 20%.

Quais são as principais características do CCFA11?

Agora que você sabe o que é o Fiagro CCFA11, vale conhecer suas principais características. O fundo é gerido pela Canvas Capital e administrado pelo BTG Pactual Serviços Financeiros. Além disso, ele é destinado a investidores em geral.

Esse fundo de investimento visa investir em títulos de crédito privado de classificação high grade e também high yield. Os emissores devem ser empresas participantes das cadeias agroindustriais no Brasil.

Vale saber que a classificação high grade se refere a um alto grau de investimento. Nesse sentido, quanto maior o grau do investimento, menores são os riscos de crédito. Já o high yield apresenta risco de crédito mais elevado.

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

Como consequência, os títulos com essa classificação tendem a oferecer um pagamento superior à média do mercado. Além de apresentar essa estratégia de investimento, o CCFA11 também conta com taxas de administração e performance.

Em maio de 2022, a taxa de administração do fundo era de 1,15% ao ano. Essa cobrança é utilizada para remunerar o trabalho do gestor e a estrutura do fundo. Já a taxa de performance funciona como um prêmio para a gestão, sendo cobrada apenas quando a rentabilidade do fundo supera o índice de referência.

No mesmo período, a taxa de performance era de 10% do que exceder 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Vale ressaltar que os valores podem sofrer alteração ao longo do tempo, então é essencial consultar a informação no prospecto antes de investir.

Quais são as vantagens e riscos de investir em um Fiagro?

Além de conhecer as características do fundo, é importante entender as vantagens e os riscos do investimento. O primeiro benefício envolve a possibilidade de participar do crescimento do setor agroindustrial brasileiro.

Além disso, diversos produtos agrícolas e commodities, como soja, milho e café, são bastante relevantes para o mercado nacional. Muitos deles são negociados em bolsa de valores e têm seus preços indexados ao dólar.

Logo, a cotação dos itens tende a se valorizar com o tempo, o que pode gerar bons resultados para produtores e para quem investe na área. Outra vantagem é o investimento no setor ser mais simples e menos burocrático por meio do Fiagro. Ainda, há a possibilidade de diversificar a carteira.

Em relação aos riscos, é preciso ter em mente que o investimento no fundo pode estar relacionado à sazonalidade do setor. Isso porque a agricultura possui períodos mais favoráveis para plantio e colheita.

Dessa forma, as receitas não são constantes, o que pode resultar em momentos com maiores e menores distribuições de dividendos pelos fundos. Também é preciso considerar os riscos relacionados à volatilidade, problemas climáticos, preços das commodities e variação do dólar.

Vale a pena investir em CCFA11?

Após conhecer as vantagens e os riscos do Fiagro, você tem dúvidas se o investimento em CCFA11 vale a pena? Para solucionar essa questão, é preciso considerar o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.

Afinal, a decisão é individual e deve estar pautada nas suas necessidades. Como esse tipo de investimento envolve riscos maiores, ele tende a ser mais adequado para investidores de perfil moderado e arrojado.

Quanto aos objetivos, costuma ser mais interessante que o seu foco esteja no longo prazo. Isso ajuda a diluir os riscos do investimento, equilibrando os seus resultados. Investidores que visam obter uma fonte de renda passiva também podem considerar a alternativa adequada.

Contudo, antes de fazer seus aportes, vale analisar o histórico de pagamento de dividendos do fundo, seus fundamentos e o prospecto. Essa análise permite tomar decisões mais acertadas.

Como investir em CCFA11?

Ficou interessado em investir em CCFA11? Então saiba que as cotas do Fiagro são negociadas na bolsa de valores. Portanto, para aportar seus recursos na alternativa, é preciso ter conta em uma instituição financeira da sua confiança — como um banco de investimentos.

A partir do acesso ao banco, você terá acesso ao home broker e poderá fazer suas negociações na bolsa. Para tanto, busque o código CCFA11 e informe a quantidade de cotas desejadas e o preço. Por fim, envie uma ordem de compra. Após o prazo de liquidação, as cotas estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Agora você conhece o fundo de cadeias agroindustriais CCFA11 e pode analisar se o investimento está alinhado às suas necessidades e expectativas. Dessa forma, é possível compor um portfólio mais sólido e compatível com os seus objetivos.

Quer conhecer outras alternativas de Fiagro disponíveis no mercado? Então complemente a leitura e saiba mais sobre o BBGO11!