O setor agroindustrial é um dos mais importantes para a economia brasileira. Esse segmento é majoritariamente financiado pelos grandes bancos, ainda que esse cenário esteja mudando. Porém, no mercado financeiro, novos investimentos estão surgindo — como é o caso do Fiagro VGIA11.

Essa modalidade financeira é focada nas cadeias produtivas agroindustriais e apresenta particularidades que devem ser conhecidas pelos investidores interessados no assunto.

Quer conhecer mais sobre o fundo VGIA11? Continue a leitura e confira suas principais características antes de investir!

O que é o VGIA11?

VGIA11 é o ticker de negociação do Valora CRA na bolsa de valores brasileira (B3). Trata-se de um fundo de investimento em cadeias agroindustriais (Fiagro) da gestora Valora Investimentos, que investe majoritariamente em certificados de recebíveis do agronegócio (CRAs).

O Fiagro é um veículo financeiro criado em março de 2021 que visa captar recursos de investidores de menor porte para destiná-los ao setor do agronegócio. O objetivo é aumentar as fontes de crédito do segmento que, normalmente, ocorre por meio de investidores institucionais.

Isso porque investir em terras agrícolas é complexo e, geralmente, demanda grande aporte financeiro. Nesse sentido, o Fiagro se torna uma oportunidade de democratizar o investimento e ampliar o leque de possibilidades para pequenos investidores.

Como esse Fiagro funciona?

Agora que você sabe o que é o VGIA11, vale compreender o funcionamento dessa modalidade para fazer um investimento mais consciente. Nesse caso, os recursos captados por meio desses fundos são investidos em títulos de securitização com lastro em direitos creditórios.

Eles fazem parte da renda fixa e são usados para antecipar os recebimentos da empresa que emite o crédito. Assim, quem investe em CRAs pode receber o valor aportado acrescido de juros do emissor periodicamente ou na data de vencimento da aplicação.

Em relação à tributação do Fiagro, as regras seguem as mesmas definições dos fundos imobiliários. Dessa forma, os dividendos são isentos da cobrança do Imposto de Renda (IR). Já a venda das cotas com lucro é tributada em 20%, sem limite de isenção.

Ademais, a estrutura desse tipo de fundo de investimento é semelhante aos demais. Contudo, ela foi aprimorada para deixá-lo mais alinhado às necessidades do setor agropecuário e mais atrativo para os investidores.

Quais são as principais características do VGIA11?

Além de saber o que é e como funciona o VGIA11, é importante conhecer suas principais características. O fundo foi lançado em novembro de 2021, é administrado pelo BTG Pactual Serviços Financeiros e destinado a investidores em geral.

O objetivo do fundo é obter valorização e rentabilizar o patrimônio por meio do investimento majoritário em CRAs. Em maio de 2022, a taxa de administração do VGIA11 era de 1,15% ao ano.

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

Ela representa um valor pago pelos cotistas para remunerar tanto o trabalho do gestor quanto a estrutura do fundo, incluindo todos os serviços necessários para o seu funcionamento.

Também há cobrança de taxa de performance que, no mesmo período, era de 10% em relação ao que exceder 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Essa taxa funciona como um prêmio para o gestor.

Ela é cobrada apenas quando a rentabilidade do fundo supera o índice de referência — que, nesse caso, é o CDI. Vale ressaltar que os valores cobrados podem sofrer alteração ao longo do tempo. Logo, vale consultar as informações no prospecto antes de investir.

Quais são as vantagens de investir em um Fiagro?

Em relação às vantagens, o Fiagro permite que o investidor participe do crescimento do setor agroindustrial brasileiro. Vale considerar, ainda, que os produtos agrícolas e as commodities são bastante relevantes para o mercado.

Como muitos desses itens são negociados em bolsa de valores e têm seus preços indexados ao dólar, a cotação tende a se valorizar com o tempo. Isso pode gerar bons resultados tanto para os agricultores quanto para quem investe na área.

Outra vantagem são os rendimentos obtidos com o recebimento de dividendos serem isentos do IR. Ademais, o Fiagro pode ser uma oportunidade para diversificar a carteira de investimentos.

E os riscos dessa modalidade?

Também é importante conhecer os riscos antes de investir, certo? Nesse sentido, o investimento em Fiagro pode estar vinculado à sazonalidade do setor. Afinal, a agricultura possui determinados períodos mais propícios para realizar plantios e colheitas.

Logo, as receitas não são constantes e podem ser afetadas por problemas climáticos, por exemplo. Dessa forma, é provável que existam momentos em que o fundo terá menores distribuições. Riscos envolvendo volatilidade, preços das commodities, crises financeiras e variação do dólar também devem ser considerados.

Vale a pena investir em VGIA11?

Agora você já conhece o VGIA11 e pode se interessar em investir na alternativa. Para saber se o investimento vale a pena, é preciso se basear no seu perfil e objetivos. Como o Fiagro envolve maiores riscos, ele pode ser mais adequado para investidores moderados ou arrojados.

Além disso, o aporte pode ser interessante para quem tem objetivos financeiros de longo prazo. Isso porque períodos maiores ajudam a equilibrar os riscos do investimento. Quem deseja ter uma fonte de renda passiva também pode se interessar pela compra das cotas.

Contudo, antes de investir, é fundamental analisar o histórico de pagamento do fundo, bem como seus fundamentos. Vale ressaltar que resultados passados não são garantia de rendimentos futuros. Ainda assim, a análise ajuda a tomar decisões mais acertadas e adequadas às suas necessidades.

Como investir no VGIA11?

Você acredita que o investimento no Fiagro VGIA11 está adequado ao seu portfólio? Então é preciso saber como investir na alternativa. Como você viu, as cotas do fundo são negociadas na bolsa de valores brasileira.

Portanto, você precisará ter conta em um banco de investimentos da sua confiança. Dessa forma, é possível acessar o home broker, que permite realizar as negociações na bolsa. Em seguida, busque o código VGIA11, insira o número de cotas desejadas, informe o preço e envie uma ordem de compra.

Quando a bolsa encontra uma ordem de venda com preço igual ou menor, ocorre a execução da ordem. Após o prazo de liquidação, as cotas estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Com essas informações, você pode começar a analisar se o VGIA11 está adequado às suas necessidades e expectativas. Afinal, conhecer as particularidades dos investimentos de seu interesse ajuda a investir de forma estratégica e consciente.

Ficou interessado na possibilidade de investir em VGIA11? Para saber mais sobre o investimento, converse com um de nossos assessores!

 

Você conhecia esse mecanismo de segurança da bolsa de valores? Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!