Fiagro do BB: saiba mais sobre o BBGO11!

Fiagro do BB
Fiagro do BB

Quem se interessa por investimentos ligados ao agronegócio pode avaliar de forma positiva o aporte em Fiagros. Você já ouviu falar nessa alternativa? Entre as possibilidades disponíveis na bolsa brasileira (B3) está o BBGO11, um Fiagro do Banco do Brasil.

Mas, para analisar o investimento e definir se o BBGO11 faz sentido para sua carteira, é preciso entender como ele funciona. Assim, você conhecerá as características do veículo, entenderá a sua forma de aporte e verá se ele é compatível com sua estratégia.

Ficou interessado? Continue a leitura para saber o que é o Fiagro, como ele funciona e quais são as principais características do BBGO11!

O que é o Fiagro e como ele funciona?

Antes de conhecer o BBGO11, você deve entender o que são os Fiagros e como eles funcionam. Essa é a sigla para fundo de investimento em cadeias produtivas agroindustriais, que é um tipo de fundo de investimento.

Os fundos de investimento são alternativas que possibilitam o aporte coletivo em patrimônios administrados por um gestor profissional. A alocação de recursos segue uma estratégia predefinida e tem objetivos diferentes de acordo com cada fundo.

Para ter acesso aos fundos, os investidores podem comprar cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio do veículo e variam de preço conforme as movimentações da carteira. Além disso, no caso das cotas negociadas em bolsa, o preço é afetado pela oferta e demanda.

Nos fundos do tipo Fiagro, a carteira é composta por investimentos do agronegócio. Dessa maneira, os recursos podem ser alocados em imóveis rurais, direitos creditórios do agronegócio, participações de sociedades do âmbito rural, entre outras opções.

Para ser caracterizado como Fiagro é preciso que o fundo siga as regras determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entre elas estão as instruções da CVM n.º 356, 472 e 578. Logo, o próprio regulamento do Fiagro deve especificar o seu funcionamento e tipo.

Tipos de Fiagros

Nesse contexto, os Fiagros são divididos em três tipos. Veja só como cada um deles funciona:

  • Fiagro-FIDC: nesses veículos o patrimônio é composto, majoritariamente, por títulos e ativos de direitos creditórios do agronegócio;
  • Fiagro-FII: esse tipo de Fiagro investe a maior parte de seus recursos em ativos imobiliários vinculados ao setor rural;
  • Fiagro-FIP: esse veículo de investimento tem uma carteira composta, principalmente, por participações em empresas ligadas ao setor agro.

O que é e como funciona o BBGO11?

Agora que você já sabe o que são Fiagros, pode entender essa modalidade de investimento do Banco do Brasil. O BBGO11 é o ticker — o código de negociações na bolsa de valores brasileira — do BB Fundo de Investimento de Crédito Fiagro – Imobiliário.

Ele foi lançado no dia primeiro de fevereiro de 2022 e suas cotas no IPO (initial public offering, ou oferta pública inicial) custavam R$ 100. Desde então, o BBGO11 está disponível na bolsa brasileira para qualquer investidor interessado.

O objetivo do fundo é realizar investimentos no agronegócio e em setores da cadeia agroindustrial. Com isso, o BBGO11 espera auferir ganhos decorrentes da valorização e da rentabilidade deles. Para buscar esse objetivo, o gestor tem plena autonomia para decidir as movimentações do fundo.

Desse modo, o BBGO11 pretende fomentar o mercado do agronegócio com a ampliação do número de investidores que podem acessar esses recursos. Para tanto, ele segue todas as normas legais e da CVM sobre a alocação de recursos.

Quais são as principais características do BBGO11?

Depois de conhecer o BBGO11 e seu funcionamento, você precisa entender as suas principais características. Esse Fiagro é do tipo imobiliário. Portanto, seus recursos são alocados, preponderantemente, em imóveis relacionados ao agronegócio.

O gestor responsável por essas movimentações é o BB Gestão de Recursos DTVM, um braço do Banco do Brasil relacionado a valores mobiliários. O BBGO11 também foi criado com prazo indeterminado, então não há liquidação do fundo e resgate de cotas.

Em relação aos rendimentos, o BBGO11 prevê a distribuição de ganhos entre os cotistas na forma de dividendos. Nesse tipo de fundo, os dividendos são isentos de Imposto de Renda (IR) para pessoa física, desde que cumpridas as normas legais.

Vale saber, ainda, quais são os custos do investimento. Existem duas taxas cobradas automaticamente de cada cotista no BBGO11. Uma delas é a taxa de administração, em um percentual fixo anual.

Além disso, há a taxa de performance. Ela é cobrada para bonificar o gestor quando ele supera o benchmark do fundo. Segundo o regulamento do BBGO11, essa taxa é debitada quando o veículo apresenta um rendimento maior do que o CDI + 1% ao ano.

Vale ressaltar que essa porcentagem e as taxas cobradas podem ser alteradas conforme as disposições da gestora e da administradora. Então é fundamental ficar atento à lâmina atualizada do fundo para conhecer essas informações.

Quais são as vantagens e riscos de investir em Fiagros?

Ao entender melhor como um Fiagro funciona, você pode ter interesse em saber quais são as vantagens e riscos de investir nele, certo? Esse é um conhecimento essencial para que você avalie essa oportunidade de investimento.

A primeira vantagem do Fiagro é a facilidade de acessar ativos e títulos vinculados ao agronegócio. Comprar um imóvel ou outros ativos pode não ser uma realidade para muitos investidores. Já as cotas dos Fiagros podem ser encontradas com preços acessíveis e proporcionam essa exposição.

Ainda, a carteira dos Fiagros costuma ser composta por diversos ativos. Desse modo, também há a vantagem da diversificação de investimentos. Afinal, o cotista não fica exposto aos riscos de apenas uma alternativa.

Outro benefício importante é poder contar com uma gestão profissional do portfólio do fundo. Os cotistas não são responsáveis nem podem impor movimentações de recursos e decisões de investimento, que ficam a cargo do gestor responsável.

No entanto, é preciso considerar os riscos relacionados ao Fiagro. Como um investimento de renda variável, ele não proporciona garantias de rentabilidade — e pode haver movimentos de desvalorização do patrimônio.

Além disso, há taxas incidentes sobre a cota e o risco de liquidez. Ele representa a possível dificuldade de vender as cotas, tendo em vista que é preciso negociá-las no mercado secundário e encontrar um investidor interessado em comprá-las.

Vale a pena investir no BBGO11?

Para saber se vale a pena investir no BBGO11 você precisa avaliar as características desse veículo e sua estratégia de investimento. Nesse sentido, considerar o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros é essencial para tomar essa decisão com segurança e autonomia.

Entendeu o que é o BBGO11 e suas principais características? Como você percebeu ele é uma alternativa para se expor aos ativos do agronegócio. Assim, se for do seu interesse, não deixe de verificar se ele faz sentido para sua carteira.

Quer aprender mais sobre as alternativas de investimento? Então conte com o suporte da Renova Invest!

 

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.