Renova Invest Facebook

Dividendo em Fundos Imobiliários: como funcionam?

fundo imobiliario
fundo imobiliario

Fundos Imobiliários é um tipo de investimento que está atraindo várias pessoas pela segurança e rentabilidade. Nisso, o pagamento de dividendos chama a atenção pelo fato que é uma das dúvidas mais comuns quando se pensa em realizar aportes em FIIs.

Os cotistas possuem direito a receber uma parte dos resultados do fundo através de dividendos, que são chamados de ‘proventos’, assim como os acionistas em empresas. Ou seja, vale a pena saber como funcionam os pagamentos de dividendos e o que esperar desse segmento no resto de 2022.

O que são dividendos?

Os dividendos representam frações do lucro de uma pessoa jurídica, sendo distribuídos entre todos aqueles que investiram nela. Em geral, esse termo está associado aos investimentos de renda variável, como ações, FIIs (fundos imobiliários) e alguns BDRs (brazilian depositary receipts).

Na prática, a distribuição de dividendos acontece de forma proporcional à quantidade de ações, cotas ou certificados que cada investidor possui. Além disso, os recebimentos podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, dependendo das escolhas da empresa, FII ou BDR.

Com isso, investir com o objetivo de receber dividendos costuma fazer sentido para quem busca renda passiva. Porém, lembre-se de que eles se relacionam com a renda variável, então não é possível falar em certeza de seu recebimento, mas na expectativa de recebimento.

Tenha em mente que somente haverá a distribuição de dividendos se a empresa ou fundo tiver registrado lucro no respectivo período. Caso contrário, o pagamento do provento pode ser suspenso, sem qualquer irregularidade.

Todos os Fundos Imobiliários pagam?

Sim!

Todos os fundos imobiliários pagam dividendos, sem contar que são obrigados por lei a distribuir ao menos 95% do lucro a cada seis meses. Parte dos Fundos Imobiliários fazem o pagamento dos dividendos por mês, justamente para atrair cada vez mais investidores.

Os pagamentos podem também ser prejudicados se em determinado mês, o resultado for negativo do fundo ou quando a assembleia de cotistas autoriza que a distribuição seja menor. A parte boa é que isso não é muito comum.

Como saber quanto um FIIs paga de dividendos?

Não dá para saber exatamente, pois o preço e o rendimento das cotas de um fundo podem variar a todo momento. O que ajuda a saber se um fundo é um bom negócio é pelo histórico de pagamento e variação do preço das cotas nos últimos meses.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Claro que não dá pra ignorar o fato que rentabilidade passada não quer dizer rentabilidade futura, mas já dá mais segurança. É um caminho para saber se o investidor está fazendo uma boa escolha em sua carteira de investimentos.

Vale dar uma olhada também em outros indicadores como o prazo dos contratos e o número de locatários. Além de que é possível comparar os pagamentos de vários fundos para ter uma ideia do potencial de performance, dando para ter um portfólio variado.

Como funcionam os pagamentos de dividendos nos FIIs?

Agora que você já sabe como funcionam os pagamentos de dividendos em ações, vale conferir como se dá a distribuição nos Fundos Imobiliários. Embora os fundos imobiliários sejam um tipo de fundo de investimento, ao contrário de outros tipos de fundos, ele distribui seus lucros entre seus cotistas.

Essa distribuição é uma obrigação legal, que determina o repasse de, no mínimo, 95% de seus rendimentos por semestre. Ainda que a lei mencione o pagamento semestral, muitos fundos se organizam para fazer a distribuição mensal.

Nesse sentido, a frequência de distribuição costuma ser maior que a realizada nas ações — embora também dependam da existência de lucro. Normalmente, a maior regularidade nos pagamentos é encontrada nos fundos de tijolo. Isso porque é comum um FII desse tipo focar na locação dos imóveis que integram seu portfólio.

Desse modo, as chances de ter dinheiro entrando mensalmente no seu fluxo de caixa são maiores. Além disso, os FII tendem a agradar quem deseja participar do mercado imobiliário sem precisar adquirir um imóvel.

Como a taxação de dividendos impacta o investidor?

Você já sabe que a Reforma Tributária em discussão prevê mudanças diversas na cobrança de impostos de pessoas físicas e jurídicas. Nesse sentido, um dos pontos é a cobrança de IR sobre dividendos, que, após as discussões, passou a ser de 15%.

Também foram sugeridas mudanças na tabela progressiva de IR de acordo com a faixa de renda. A atualização de valores pode auxiliar investidores a, possivelmente, pagarem impostos sobre uma base de cálculo menor.

Outra mudança envolve o possível encerramento dos juros sobre capital próprio (JCP). Com isso, os dividendos seriam o principal tipo de provento capaz de distribuir dinheiro para os investidores em ações.


As propostas apresentadas, bem como outros aspectos da Reforma Tributária, ainda seguem em discussão. Porém, caso seja aprovada, a tributação de dividendos é um ponto que pode afetar o mercado em diversos aspectos.

Para entender quais podem ser os resultados, continue a leitura e as principais consequências da taxação de dividendos aqui.

O que esperar no segundo semestre dos FIIs?

A elevação de 5,76% em agosto foi influenciada pelo desempenho dos fundos de tijolo, ou seja, investimentos  diretamente em imóveis. No geral, esses fundos subiram mais de 11,1%, em relação a alta 3,10% dos fundos de papel, que são investimentos em títulos de renda fixa atrelados a índices de inflação ou à taxa do CDI (certificados de depósito interbancário).

Por mais que rentabilidade passada não garanta rentabilidade futura, os dados de agosto podem ajudar a nortear se é um tipo de investimento que possa fazer parte da sua carteira de investimentos no segundo semestre de 2022. Afinal, tudo depende do seu perfil de investidor e o que você quer com isso!

Como investir em fundos imobiliários?

Agora você entende o que são FIIs e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Agora, é hora de aprender a fazer seus aportes — caso os fundos imobiliários façam sentido para suas estratégias.

Veja 4 passos simples e práticos a seguir aqui. 

Não perca tempo e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre as marcas mais valiosas, se inscreva no nosso canal do YouTube para explorar as melhores oportunidades de investimentos no mercado.

Quer saber mais sobre o mercado e suas oportunidades? Entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.