Você sabia que é possível investir em grandes fazendas ligadas ao agronegócio sem precisar dispor de quantias elevadas de dinheiro? Para alcançar esse objetivo, uma das alternativas disponíveis no mercado é o fundo de investimento imobiliário (FII) RZTR11.

Esse veículo financeiro garante exposição ao primeiro setor da economia e pode ser uma opção para compor sua carteira. Porém, antes de escolhê-lo, é importante conhecer como ele funciona. Assim, você consegue decidir de maneira consciente se é interessante incluí-lo no seu portfólio.

A seguir, descubra as características do fundo imobiliário RZTR11 e veja se vale a pena fazer o aporte!

O que é o RZTR11 e como ele funciona?

O RZTR11 é o código de negociação referente ao FII Riza Terrax na bolsa de valores brasileira, a B3. Sendo um fundo imobiliário, ele é um veículo financeiro coletivo, cuja participação está atrelada à aquisição de cotas.

Além disso, os recursos são movimentados por uma gestão profissional. Essa é a empresa que realiza as operações de investimento, de acordo com a estratégia definida para o fundo. Ainda, a negociação das cotas desse FII ocorre na bolsa de valores.

Quais são as principais características desse FII?

Além de entender o funcionamento geral do RZTR11, é essencial compreender quais são as suas particularidades. Desse modo, você pode definir se o fundo é adequado à sua realidade.

A seguir, descubra quais são as principais características do FII RZTR11!

Gestão

A gestão desse fundo é de responsabilidade da Riza Asset Management. Já a administração é realizada pelo Banco Genial. A oferta pública inicial (IPO), que deu início às atividades do fundo, aconteceu em outubro de 2020.

Em relação aos encargos, há a cobrança de taxa de administração e de taxa de performance. Nesse segundo caso, incide uma taxa sobre o rendimento que superar o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Estratégia

Sobre a estratégia, esse é um fundo imobiliário de tijolo, já que seu foco está na aquisição de imóveis físicos. Especificamente, o RZTR11 é voltado para a compra de imóveis rurais consolidados para a produção agropecuária.

Além disso, há a priorização de imóveis localizados em áreas estratégicas para o agronegócio brasileiro. Ainda, os imóveis não podem exigir que ocorra o desmatamento e não podem ter qualquer restrição perante os órgãos ambientais.

Composição de carteira

Após compreender qual é a estratégia de gestão do RZTR11, vale a pena conhecer a composição de carteira do FII. Em abril de 2022, ela era formada por 14 fazendas, com a seguinte distribuição geográfica:

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos

  • Mato Grosso: 7 propriedades;
  • Goiás: 3 propriedades;
  • Maranhão: 2 propriedades;
  • Piauí: 1 propriedade;
  • Bahia: 1 propriedade;

Além disso, metade dessas propriedades tinham contratos do tipo buy to lease e, a outra metade, contratos do tipo sale and leaseback.

Dividendos

Assim como todos os FIIs, o RZTR11 prevê a distribuição de dividendos. O pagamento mínimo é de 95% do lucro líquido, sendo que sua distribuição costuma ocorrer de maneira mensal.

Porém, vale notar que o histórico de pagamento de proventos não garante os resultados do futuro. Afinal, esse processo depende do desempenho do fundo e dos lucros obtidos com o passar do tempo.

Quais são as vantagens e os riscos de investir?

Para continuar aprofundando seu conhecimento sobre o investimento no fundo imobiliário RZTR11, é interessante entender quais podem ser os benefícios e os riscos. Assim, você consegue ponderar o que é melhor para a sua estratégia.

No geral, o investimento em FII oferece acessibilidade para participar do mercado de imóveis. Em vez de investir o preço de uma propriedade física, o aporte mínimo exigido equivale a uma cota do fundo. Com isso, não é necessário dispor de uma grande quantia financeira para ter o RZTR11 na carteira.

Outra questão para considerar é a liquidez. Comprar um imóvel envolve lidar com baixa liquidez, já que é mais difícil ou demorado vender o bem. Com o FII, a negociação das cotas na bolsa ocorre de maneira simples e mais rápida.

Além disso, é preciso pensar no potencial de diversificação da sua carteira. Com o fundo imobiliário, você consegue atrelar os resultados de parte do seu portfólio ao desempenho do setor de imóveis, o que pode ajudar a diversificar o risco.

No caso do RZTR11, especificamente, você pode se expor ao setor de agronegócio, ainda que indiretamente. Assim, é possível se beneficiar do avanço desse segmento na economia brasileira.

Quanto aos riscos dos fundos imobiliários, o principal deles é o risco de mercado. Parte dele decorre da negociação das cotas na bolsa, já que a cotação depende do comportamento do mercado e da lei da oferta e da procura.

Já sobre o RZTR11, há riscos específicos, como o de vacância. Se o fundo não conseguir encontrar arrendatários para as propriedades, por exemplo, os resultados são afetados. Ainda, existem riscos relacionados ao setor do agronegócio e à regulamentação ambiental dos imóveis.

Vale a pena investir no RZTR11?

Para determinar se o investimento no RZTR11 é interessante, comece considerando o seu perfil de investidor. É comum que o fundo seja mais alinhado a investidores moderados ou arrojados, já que o FII faz parte da renda variável e tem maior exposição aos riscos.

Além disso, pense em seus objetivos. O ideal é que eles sejam de longo prazo, pois um período maior favorece a maturação do investimento e diminui a exposição à volatilidade de mercado.

Se você estiver alinhado a essas duas características, também é válido realizar uma análise fundamentalista do fundo. Os indicadores financeiros ajudarão a entender o potencial do fundo e definir se vale a pena realizar o investimento.

Como investir no FII RZTR11?

Caso você tenha interesse em investir no FII Riza Terrax, é necessário abrir sua conta em uma instituição financeira, como o banco de investimentos. A partir disso, há a possibilidade de acessar o home broker, que é a plataforma por onde são realizadas as negociações na bolsa brasileira.

Na hora de investir, pesquise o ticker RZTR11 e selecione quantas cotas deseja adquirir. Após enviar a ordem de compra, é só esperar a liquidação da operação para que as cotas sejam incluídas em seu portfólio.

Como você acompanhou, o RZTR11 é um fundo imobiliário de tijolo voltado para o arrendamento de propriedades relacionadas ao agronegócio. Após considerar as vantagens e os riscos, será mais fácil definir se esse FII é adequado à sua estratégia de investimentos.

Ainda tem dúvidas sobre esse fundo ou quer conhecê-lo melhor? Entre em contato conosco da Renova Invest e conte com o apoio dos nossos assessores!

 

Você conhecia esse mecanismo de segurança da bolsa de valores? Para conhecer mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Instagram e LinkedIn!