Se você é um investidor que busca por fundos compostos por diferentes tipos de ativos, é interessante que você conheça Giant Zarathustra. Esse fundo multimercado tem ganhado espaço no mercado financeiro e pode permitir que você diversifique sua carteira.

Os fundos multimercados são comunhões de recursos com prazo indeterminado de duração e constituídos sob a forma de condomínio aberto. No caso do Giant Zarathustra, ele é um dos carros-chefes da gestora Giant Steps Capital — a antiga Visia.

Quer conhecer mais sobre essa alternativa? Continue a leitura!

Conheça o Giant Zarathustra

O nome oficial desse fundo é Giant Zarathustra FIC FIM. Ele foi criado em 2012. Trata-se de um fundo multimercado com estratégia sistemática e quantitativa – diferente de outras modalidades desse tipo. Afinal, suas teses se baseiam em algoritmos ao investir.

Em vista disso, entre as funções da equipe por trás do Giant Zarathustra estão:

  • monitorar as medidas de risco do portfólio;
  • desenvolver e implementar algoritmos;
  • simular e criar bases de dados.

Assim, tanto a abordagem dos investimentos quanto a tomada de decisão são amparadas em sistemas matemáticos.

Principais características do fundo

O foco do Giant Zarathustra é focado em ativos globais. Ele investe nas seguintes categorias:

  • Juros Internacional;
  • Juros Brasil;
  • Mercados De Commodities;
  • Ações Brasil;
  • Moedas;
  • Ações Internacional.

O Giant Zarathustra pode investir os recursos do portfólio em qualquer tipo de ativo permitido pela legislação aplicável. Para isso, são observados os riscos e os limites de concentração.

A equipe por trás desse fundo multimercado é composta por analistas e gestores já próximos do conceito da criação de algoritmos para atuação em mercados variados.

Sendo assim, são capazes de realizar backtests. Ou seja, simulações com os modelos desenvolvidos. Eles também podem criar bases de dados, monitorar a execução da estratégia, entre outros fatores.

Os principais agentes da equipe incluem:

  • Custódia: BNY Mellon Banco AS;
  • Gestão: Zeitgeist Tech Investimentos Ltda;
  • Administração: BNY Mellon Servicos Financeiros Dtvm S/A.

Objetivo do fundo

O Giant Zarathustra é guiado por uma política que implica a aplicação da maior porcentagem do patrimônio líquido do fundo em cotas do Visia Zarathustra Master Fundo De Investimento Multimercado.

Trata-se de um Fundo Master. Por Fundo Master, entendem-se os fundos que se destinam a receber a aplicação de outros fundos.

O Visia Zarathustra Master Fundo De Investimento Multimercado, por sua vez, investe seus recursos em ativos com características e naturezas diversas. Isso porque não tem o compromisso de concentrar-se em nenhum fator de risco ou ativo em especial.

O objetivo de retorno do fundo multimercado é de CDI+12% a CDI+15% ao ano no longo prazo. Nesse sentido, a volatilidade esperada varia entre 8 e 12%. Ele atua sem regras de stop loss e por meio da métrica de risco Stress.

Desse modo, está sujeito a diversos fatores de risco. Consequentemente, é mais voltado aos perfis arrojados, que estão abertos a maiores riscos. Embora o público-alvo do fundo seja os investidores em geral é importante atentar para o seu perfil de risco.

Sobre o risco, vale destacar que fundos de investimentos não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Assim, o investidor assume as chances de perdas ao investir nessa modalidade.

Taxas e tributações

O fundo multimercado Giant Zarathustra está sujeito às taxas de administração e de performance. A segunda é cobrada com base no resultado dos aportes feitos pelo gestor. Quando o fundo supera o benchmark, há a incidência de taxa sobre o valor excedido.

Além disso, existe a incidência de IR (Imposto de Renda). Nesse caso, a tabela de tributação seguida é a regressiva. Nela, as alíquotas se tornam menores conforme o tempo passa. Confira:

  • até 180 dias — taxa de 22,5%;
  • de 181 a 360 dias — taxa de 20%;
  • de 361 a 720 dias — taxa de 17,5%;
  • acima de 720 dias — taxa de 15%.

A cobrança de IR no Giant Zarathustra está sujeita ao come-cotas. Ou seja, ao recolhimento antecipado por meio do desconto de cotas. Esse tipo de imposto também pode ser percebido em fundos cambiais e de renda fixa.

O recolhimento ocorre semestralmente e a alíquota que índice é de 15% sobre o rendimento acumulado entre um período e outro. Em casos de resgates com taxas maiores, será deduzido o restante do imposto.

O fundo conta, ainda, com a incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mas ele incide apenas sobre os rendimentos quando o resgate é solicitado no primeiro mês da aplicação. Fora desse prazo, não há mais a taxa.

Riscos do fundo

Não é incomum que os fundos multimercado sejam vistos como alternativas de investimento arriscadas. Afinal, eles estão sujeitos às condições e oscilações dos mercados nos quais investem — direta ou indiretamente.

Desse modo, quanto mais variáveis são os mercados (como o de derivativos ou o cambial), maiores tendem a ser os riscos. De fato, o fundo é impactado pelas condições econômicas e políticas nacionais e internacionais.

Os principais riscos envolvidos no fundo serão listados e explicados a seguir!

Mercado

No caso do Giant Zarathustra, esse risco está ligado à possibilidade de variação no preço dos ativos e derivativos presentes no portfólio.

Liquidez

Esse tipo de risco decorre da falta de demanda (ou baixa demanda) pelos ativos que estão no portfólio do fundo ou dos fundos investidos. Já em relação ao resgate das cotas, não há prazo de carência. É possível solicitá-lo a qualquer momento – respeitando os prazos de cotização e liquidação.

Crédito

O risco de crédito é aquele relacionado aos emissores de ativos financeiros de renda fixa que integram o portfólio do fundo ou dos fundos investidos.

Mercado Externo

Como você viu, a carteira do fundo conta com ativos financeiros que são negociados fora do Brasil. Desse modo, a performance pode ser impactada por requisitos internacionais. Em vista dos riscos apresentados, é imprescindível que o investidor leia atentamente o prospecto.

A lâmina de informações do fundo apresentam os detalhes do investimento. Além disso, é preciso que você esteja ciente de seu perfil e de seus objetivos. Assim, poderá entender se o fundo multimercado quantitativo está ou não alinhado às suas necessidades.

Uma informação que pode ajudar nesse sentido é o desempenho do fundo. Porém, é recomendável ter em mente que a rentabilidade obtida no passado não representa garantia de ganhos futuros.

Conhecer o Giant Zarathustra em detalhes pode ser interessante para avaliar se ele é válido na sua estratégia. Assim, sua tomada de decisão se tornará muito mais simples e sólida – beneficiando toda a sua carteira de investimentos.

Para saber mais sobre esse fundo e outras alternativas do mercado, entre em contato com a Renova Invest!

Gostou do conteúdo? Aproveite e oportunidade e aprenda a escolher um fundo multimercado para investir!