O mercado de imóveis costuma atrair o interesse de investidores que buscam o longo prazo. Porém, muitos não sabem que existe a chance de investir nesse segmento e ainda expor parte do seu capital a condições internacionais. Uma das formas de fazer isso é com o BDR BUSR39.
Voltado ao setor de imóveis dos Estados Unidos, esse certificado oferece exposição ao mercado externo de maneira prática, sem sair do Brasil. Porém, antes de investir é preciso conhecer melhor a alternativa e suas principais características para tomar decisões mais acertadas.
Ao acompanhar a leitura deste artigo, você descobrirá como o BDR BUSR39 funciona e saberá avaliá-lo quanto à sua carteira. Confira!
O que são ETF e BDR?
Para compreender o BUSR39 e o que ele representa, é relevante conhecer o investimento em ETF e em BDR. Na sequência, você entenderá como eles funcionam!
ETF
O exchange traded fund (ETF), ou fundo de índice, é um tipo de fundo de investimento. Trata-se de uma modalidade coletiva na qual a participação depende da aquisição de cotas por parte do investidor.
Os recursos do fundo são movimentados por um gestor profissional, que faz a alocação replicando a carteira teórica de um indicador de mercado. O objetivo é espelhar o índice, de modo que o resultado do fundo antes de impostos e taxas seja equivalente ao do benchmark.
As cotas desses fundos são negociadas na bolsa de valores brasileira (B3). Porém, também há diversos ETFs no mercado internacional.
BDR
Já o BDR é o brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Esse investimento de renda variável pode ser composto por ações, ETFs ou títulos internacionais de dívidas (bonds).
Para tanto, é necessário que uma instituição depositária adquira os ativos internacionais e emita certificados lastreados nesses investimentos. O BDR, então, é negociado na bolsa brasileira e permite que o investidor se exponha aos resultados dos ativos do exterior.
O que é o BDR BUSR39?
Conhecendo esses conceitos, é mais fácil compreender que o BUSR39 é um BDR de ETF. Portanto, é uma alternativa da renda variável que permite acesso ao mercado internacional por meio de um certificado lastreado em um fundo de índice.
Descubra agora a
NOVA RENDA FIXA
que pode turbinar seus ganhos.
Nesse caso, o BDR tem lastro no iShares Core U.S. REIT ETF, um fundo relacionado ao mercado imobiliário dos Estados Unidos. Nos próximos tópicos, você entenderá melhor o funcionamento dessa alternativa, suas vantagens e riscos.
Como é composto o ETF ao qual o BUSR39 está lastreado?
O ETF do BDR BUSR39 tem como objetivo replicar o índice FTSE Nareit Equity REITS Index. Esse indicador, por sua vez, busca refletir o comportamento do segmento imobiliário dos Estados Unidos por meio da exposição aos REITs.
Os Real Estate Investment Trusts são ligados ao mercado de imóveis, semelhante aos fundos imobiliários. A principal diferença reside no fato de serem ações do setor imobiliário, porque preveem a criação de empresas voltadas para esse tipo de investimento.
Leia também:
Por consequência, o BDR BUSR39 se expõe ao setor imobiliário. Porém, a composição do índice e, consequentemente, do ETF varia entre alternativas como REITs especializados, residenciais, industriais, de varejo, de saúde etc.
Quando o BDR BUSR39 ficou disponível na B3?
Em relação às datas, é interessante saber que o fundo iShares Core U.S. REIT BDR existe desde maio de 2007, sendo negociado na bolsa de valores de Nova York (NYSE).
Já o BDR BUSR39 foi disponibilizado na B3 apenas em maio de 2021.
Quais são as vantagens do investimento em BDR?
Decidir investir em BDR pode trazer benefícios para sua estratégia — desde que ele se alinhe aos seus objetivos e ao seu perfil de investidor. Esse é um investimento acessível e bastamte prático, pois oferece exposição ao mercado internacional sem que seja preciso sair do Brasil.
Com isso, você não terá que se preocupar com a conversão cambial, abertura de conta em outro país ou com burocracias em outro idioma, por exemplo.
Também é uma forma de tornar sua carteira diversificada. Isso se deve, primeiramente, ao fato de que o ETF ser composto por diversos ativos. Ainda, há a exposição ao mercado internacional, o que traz um risco distinto.
Quanto ao investimento no BUSR39, vale destacar o fato de oferecerem exposição ao setor imobiliário dos Estados Unidos de maneira acessível. Não é preciso comprar um imóvel no mercado americano para aproveitar os movimentos que acontecem nessa área, por exemplo.
O possível pagamento de dividendos também pode ser interessante. Diante de um aquecimento no setor de imóveis e no segmento específico de propriedades, a distribuição de proventos para os investidores pode ser favorecida.
Quais são os riscos do BDR?
Por outro lado, é necessário ponderar sobre os riscos do BDR. Por ser de renda variável, ele sofre o impacto da volatilidade. Portanto, as oscilações nos preços podem ocorrer, o que faz com que o resultado obtido varie ao longo do tempo.
Ainda, o BDR apresenta o risco de mercado — que incide também sobre as ações das empresas, as cotas do ETF e o certificado, propriamente dito. Então, dependendo do comportamento e do interesse de outros investidores, pode haver uma valorização ou uma queda no preço de negociação.
Como investir no BUSR39?
Antes de decidir pelo investimento no BUSR39, é preciso que você avalie dois aspectos: seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Por ser de renda variável, os BDRs têm mais riscos e tendem a estar mais alinhados com investidores moderados e arrojados.
Além disso, o investimento focado no longo prazo pode diluir parte de seus riscos, por diminuir o impacto da volatilidade. Sendo assim, o BUSR39 pode ser mais interessante se os seus objetivos fizerem parte de um horizonte mais amplo.
Caso avalie que a escolha é adequada, é necessário ter conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. A partir dele, você poderá acessar o home broker e adquirir o BDR de seu interesse.
Outro ponto importante consiste em buscar uma assessoria de investimentos. Um time qualificado e que apresenta atendimento exclusivo poderá ajudá-lo a identificar oportunidades do mercado e esclarecer dúvidas. Assim, você terá chances de fazer escolhas mais embasadas.
Como você viu, o BDR BUSR39 oferece acesso simplificado ao mercado imobiliário dos Estados Unidos, com variação cambial e diversificação de carteira. Porém, não se esqueça de que é preciso considerar suas características para definir se o investimento é realmente adequado.
Para ter ajuda na hora de compor uma carteira mais sólida e alinhada com as suas qualidades de investidor, entre em contato conosco da Renova Invest e conheça nossa assessoria!