Renova Invest Facebook

BGRT39: Confira o BDR do ETF iShares Global REIT

BGRT39: Confira o BDR do ETF iShares Global REIT
BGRT39: Confira o BDR do ETF iShares Global REIT

Ao pensar em investir no mercado imobiliário ao redor de todo o mundo, é comum acreditar que isso só é possível para quem acumula grandes fortunas. Porém, há investimentos, como o BDR BGRT39, que oferecem acesso a oportunidades internacionais no segmento de imóveis.

Entretanto, antes de adicionar o investimento em sua carteira, é interessante entender como ele funciona e se faz sentido para a sua estratégia. Dessa forma, será possível identificar meios de explorar os pontos positivos a favor dos seus resultados.

Na sequência, você conhecerá o BDR BGRT39 e aprenderá quais são suas características. Continue a leitura!

O que é um BDR de ETF?

A renda variável apresenta diversas oportunidades de investimentos e, entre elas, estão o ETF e o BDR. Para começar, é importante aprender o que é o ETF.

Sigla para exchange traded fund ou fundo de índice, é um fundo de investimento. Portanto, funciona de maneira coletiva. Na prática, diversos investidores adquirem cotas de participação e passam a ter direito aos resultados do ETF.

Um gestor profissional, por sua vez, é o responsável por movimentar os recursos de acordo com a estratégia. No caso do ETF, a ideia é espelhar a carteira teórica de um indicador de mercado. Portanto, o portfólio do fundo conta com os mesmos ativos que foram o índice.

Ao final, o investimento em ETF tem um desempenho, antes de taxas e impostos, que é igual ou semelhante ao resultado do indicador.

Já o BDR é a sigla adotada para brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Ele é criado por uma instituição depositária, que é a responsável por adquirir os ativos no mercado externo e, depois, emitir o certificado com lastro nesses investimentos.

Dessa maneira, o BDR permite acessar tanto o mercado de ações, quanto ETFs ou títulos internacionais de dívida (bonds). Tanto as cotas de ETF quanto o BDR são negociados na B3 — a bolsa de valores brasileira.

O que é o BGRT39?

Agora que você conhece os dois conceitos, é mais fácil entender que o BGRT39 é um BDR de ETF. Ao investir nessa alternativa, portanto, você participa dos resultados de um fundo de índice internacional. Nesse caso, o certificado é lastreado no ETF iShares Global REIT.

O BGRT39, assim como o fundo no qual é lastreado, é administrado pela BlackRock. Ele pode ser adquirido na B3 desde maio de 2021. O ETF, por outro lado, foi lançado em julho de 2015.

Como é composto o ETF iShares Global REIT?

Para conhecer a composição do ETF, é necessário entender o indicador espelhado por ele. Nesse sentido, o iShares Global REIT espelha a carteira teórica do índice FTSE EPRA Nareit Global REITS Net Total Return Index.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


O indicador é composto por Real Estate Investment Trusts (REITs), que seriam os equivalentes americanos aos fundos imobiliários brasileiros. Porém, diferentemente dos fundos, os REITs seguem o formato de empresas que focam no setor.

Então, em vez de adquirir cotas, investem-se em ações imobiliárias. Além disso, é possível que cada REIT seja vinculado a um tipo específico de imóvel ou investimento imobiliário.


Em julho de 2021, havia cerca de 319 empresas de investimento imobiliário compondo o índice. Nesse caso, vale destacar que ele engloba aportes realizados em diversos países desenvolvidos e mercados emergentes.

Confira os principais países que compunham o indicador no período:

Quais são as vantagens de investir em BDR?

O investimento em BDR pode ser vantajoso, dependendo do seu perfil de investimento e dos seus objetivos, como verá adiante. Isso acontece por suas características, como a acessibilidade e a facilidade de aporte.

Você pode investir diretamente pela bolsa brasileira, de forma semelhante a comprar ações ou cotas de certos fundos de investimento, por exemplo.

Logo, você paga em reais para investir no mercado externo, sem precisar de conta em uma instituição internacional ou atender a regras de outro país.

Além disso, a exposição internacional pode ser positiva. O motivo é que ela ajuda a compor uma carteira diversificada, o que favorece a diluição de riscos. Dependendo da configuração do portfólio, pode ajudar a aumentar o retorno total.

No caso do BGRT39, entre as vantagens está a exposição ao mercado imobiliário de forma acessível. Ainda, há a possibilidade de receber os dividendos distribuídos pelo ETF internacional. Isso reforça a capacidade de obter rendimentos com o investimento, o que pode torná-lo mais atraente.

Por fim, o BGRT39 é negociado na bolsa de Nova York, então traz exposição cambial ao dólar. Desse modo, é possível proteger parte da carteira quanto às movimentações sobre a cotação da moeda norte-americana.

Quais são os riscos do investimento em BDR?

Embora tenha vantagens, o BDR também apresenta pontos de atenção. Por ser um investimento de renda variável, ele está exposto à volatilidade. Essas oscilações nos preços dos REITs e das cotas do ETF se refletem na cotação do BDR e no ganho que pode ser consolidado.

Ademais, o fato de ser negociado na bolsa de valores expõe o BDR ao risco de mercado. Dependendo do comportamento dos investidores e das forças compradora e vendedora, o preço pode se alterar ao longo do tempo.

Contudo, você pode gerenciar os riscos, incorporando o investimento a uma estratégia equilibrada, o que pode ajudar a compensar a menor segurança do aporte.

Como investir no BGRT39?

Antes de acessar o BGRT39, é necessário avaliar se o seu perfil de investidor e sua tolerância ao risco estão alinhados com o investimento. Por ser de renda variável, o BDR costuma ser indicado para investidores moderados ou arrojados.

Também é comum que ele faça mais sentido no longo prazo, pois o período estendido ajuda a diluir os riscos. Por isso, o investimento pode ser mais adequado se os seus objetivos financeiros forem compatíveis com essa característica.

Feita essa avaliação, você precisará contar com o apoio de uma boa instituição financeira, como um banco de investimentos. Por meio dele, terá acesso ao home broker, que permite a negociação no ambiente da bolsa de valores.

Para auxiliar em suas escolhas, você pode buscar uma assessoria de investimentos. A empresa oferecerá atendimento exclusivo, com esclarecimento de dúvidas e apresentação das diferentes oportunidades do mercado.

A partir das informações obtidas, você poderá tomar a decisão de maneira independente, contando com maior embasamento e consciência na composição da carteira.

Como você viu, o BGRT39 é um BDR de um ETF composto por REITs globais. Assim, existe a oportunidade de expor seus recursos internacionalmente ao mercado imobiliário — desde que a alternativa faça sentido para suas características.

Se quiser conhecer a fundo esse tipo de investimento, confira 5 vantagens de investir em BDR!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.