Renova Invest Facebook

BSUS39: Confira o BDR do ETF iShares ESG MSCI USA Leaders

BSUS39
BSUS39

Os investimentos sustentáveis têm atraído mais interessados no mercado financeiro. Isso acontece tanto por seus impactos financeiros quanto pelos benefícios ao meio ambiente e aos recursos naturais. Assim, entre as alternativas para montar uma carteira sustentável, vale destacar o BSUS39.

Esse BDR tem foco em empresas que adotam a metodologia ESG, que é voltada para aspectos sociais, ambientais e de governança. Porém, o investimento pode não ser adequado para todos os investidores. Logo, é preciso conhecer a alternativa para avaliar se ela se alinha às suas necessidades.

Para decidir se vale a pena investir ou não nesse BDR, confira como funciona o BSUS39!

O que é e como funciona um ETF?

Para compreender o BSUS39, você precisa entender o que é um ETF. Sigla para exchange traded fund, ele também é conhecido como fundo de índice. Trata-se de um fundo de investimento que tem o objetivo de espelhar a carteira teórica de um indicador de mercado.

Para investir em ETF, o investidor adquire cotas de participação, sendo que os recursos são alocados por um gestor profissional. Nesse caso, a gestão é considerada passiva, o que pode gerar uma taxa de administração menor que de outros fundos. As cotas dos ETFs, por sua vez, são negociadas na bolsa brasileira, a B3.

O que é e como funciona um BDR?

BDR é a sigla para brazilian depositary receipt, também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários. Ele é criado por uma instituição depositária, que adquire os ativos no mercado internacional e emite, no Brasil, um certificado com lastro nesses ativos estrangeiros.

Vale saber que, até o final de 2020, os BDRs só podiam ser emitidos lastreados em ações e eram destinados aos investidores qualificados e profissionais. Porém, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) alterou as regras, permitindo acesso a todos os investidores.

Além disso, agora é possível emitir BDRs com lastro em diversos ativos — como ações, ETFs e títulos de dívida (bonds). Vale destacar que esses certificados também são negociados diretamente na bolsa de valores brasileira.

O que é o BSUS39?

Ciente desses dois conceitos, você está pronto para saber que um BDR de ETF é um certificado de renda variável com lastro em um ETF internacional. É o caso do BSUS39, que é lastreado no ETF iShares ESG MSCI USA Leaders.

Tanto o BDR quanto o fundo são administrados pela BlackRock, mas têm datas de criação diferentes. O ETF existe desde maio de 2019, enquanto o BDR ficou disponível no mercado brasileiro apenas em maio de 2021.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Como funciona o BDR BSUS39?

Entender o funcionamento do BSUS39 depende da compreensão a respeito da sua composição. Nesse caso, o ETF reflete o índice conhecido como MSCI USA Extended ESG Leaders Index.

Esse indicador é composto, prioritariamente, por ações do mercado americano que apresentem elevado desempenho ambiental. As ações são de empresas americanas com média e alta capitalização e que lideram a adoção de boas práticas ligadas à sustentabilidade em seus setores.

É, portanto, um tipo de investimento sustentável, voltado para o mercado de ações dos Estados Unidos. Na prática, ele também ajuda a evitar a exposição a empresas com atuações duvidosas nesse sentido.

Como referência, em julho de 2021, o índice era composto por 276 companhias. Entre os setores principais estavam as áreas de tecnologia, saúde, consumo de bens, comunicação e finanças.

Com essa composição, quem investe nesse BDR tem a chance de alocar recursos em grandes empreendimentos. Por exemplo, há exposição indireta em empresas como Microsoft, Alphabet (Google), Tesla, Nvidia, Johnson & Johnson, Visa e outras.

O BSUS39 paga dividendos?

Outra característica do BSUS39 é que o ETF lastreado prevê o pagamento de dividendos, ao contrário dos ETFs do mercado brasileiro. Assim, o BDR pode pagar proventos, que são recebidos pela depositária, enquanto ela se responsabiliza pela distribuição aos investidores.

Porém, quando se trata de BDRs em geral, lembre-se de que a distribuição de resultados só acontece se as empresas e o ETF ao qual está lastreado fizer a distribuição. Também é importante saber que os dividendos tendem a ser tributados nos Estados Unidos.

Quais as vantagens de investir no BSUS39?

Conhecer o investimento em BDR envolve entender tanto os benefícios que podem ser obtidos quanto os riscos envolvidos. Em relação às vantagens, um dos aspectos principais é a chance de obter exposição ao mercado externo com um investimento feito diretamente no Brasil.

É possível investir em BDRs pela bolsa de valores, sem que seja necessário abrir uma conta em uma instituição estrangeira ou fazer a conversão de câmbio. Essa exposição ao mercado internacional também ajuda a compor uma carteira diversificada.

Como a correlação entre cenário interno e externo é negativa, pode ser uma forma de diluir riscos e aumentar o potencial de ganhos. Em relação ao BSUS39, o investimento em ações sustentáveis permite alocar recursos com propósito.


O lucro deixa de ser o único objetivo e você pode ajudar a diminuir os impactos do desenvolvimento sobre o planeta, por exemplo. Ademais, empresas com práticas ambientais e sociais que sejam responsáveis e sustentáveis tendem a ter melhor percepção do público.

Caso os consumidores continuem a valorizar tais aspectos, os negócios que agem dessa forma podem ter a consolidação favorecida. Ainda, como as cotas do ETF do BSUS39 são negociadas no mercado americano, o investimento no BDR garante exposição cambial.

Com a dolarização, é possível fazer hedge cambial de parte da carteira. Por outro lado, a avaliação dos riscos é importante para assentar as expectativas. Sendo de renda variável, o BSUS39 é impactado pela volatilidade e não permite antever quais serão os ganhos ou se eles acontecerão.

O risco de mercado também deve ser considerado. Afinal, os preços do BDR, bem como dos ativos no qual ele é lastreado, podem mudar de acordo com movimentos do mercado. Logo, a performance pode ser afetada e existem riscos de perdas.

Como acessar o BSUS39?

Caso você tenha interesse em investir no BSUS39, comece analisando seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Investidores arrojados ou moderados e com metas de longo prazo costumam estar mais alinhados com as características desse tipo de investimento.

Se decidir pelo aporte em BDR, abra sua conta em uma boa instituição financeira, como um banco de investimentos. É dessa forma que você terá acesso ao home broker, onde poderá realizar negociações no ambiente da bolsa de valores.

Caso tenha dúvidas, vale a pena procurar uma assessoria de investimentos, como a Renova Invest. Assim, você terá o apoio de assessores certificados e experientes para apresentar as alternativas do mercado e ajudar a tomar decisões mais acertadas.

Agora que você já sabe que o BSUS39 é um BDR de um ETF sustentável, é possível definir se ele faz sentido para a sua carteira. Para tanto, considere as vantagens e os riscos apresentados e avalie as suas características como investidor.

Se quiser ajuda para investir nessa e em outras alternativas, entre em contato conosco da Renova Invest e conte com nossa assessoria!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.