O que é um investimento ESG

O que é um investimento ESG? Saiba aqui!

Você sabe o que é ESG? Esse é um termo que ganha cada vez mais relevância no mercado financeiro. Ele revisita uma discussão bastante relevante ao momento: a relação entre os investimentos e as atitudes das empresas às quais eles se destinam.

Antes de investir, cada pessoa costuma considerar seus critérios. No caso, o conceito do que é ESG foca na direção de uma boa prática no sentido ambiental social e de governança das empresas. Assim, refere-se a uma tendência no mercado global.

Então, vale a pena se aprofundar no assunto, certo? Continue a leitura e confira!

O que é ESG?

O termo significa Environmental, Social and Governance. Essa é a sigla em inglês para boas práticas em termos de meio ambiente, sociedade e governança corporativa. Em resumo, ESG diz respeito a um conjunto de práticas voltadas a tais temas.

A tendência por trás delas se mostra cada vez mais forte em todos os segmentos econômicos. No mercado financeiro, os conceitos podem ser usados na hora de guiar investidores. Sendo assim, eles amparam a busca por opções alinhadas aos seus valores.

Muitos consumidores têm buscado empresas com práticas diferenciais na questão da sustentabilidade. De modo semelhante, diversos investimentos têm o tema como foco ao escolher os ativos para sua carteira.

O movimento é motivado por discussões mundiais. Além disso, acontecimentos, como o acidente ocorrido em Brumadinho em 2019, aquecem ainda mais o assunto. Então, saber o que é ESG se torna importante para empresas e investidores.

De um lado, as organizações buscam se adequar às leis ambientais e procuram por constantes melhorias em sua imagem. De outro, o investidor está à procura de companhias que apresentam valores significativos e encontrem resultados com eles.

Em consequência disso, os investimentos ESG representam escolhas feitas com base nos critérios apontados pela sigla. Eles podem ser feitos de diversas formas, como em fundos nos quais os gestores se guiam pelos elementos ESG para decidir o portfólio.

Quais as características dos investimentos ESG?

ESG

Primeiramente, é preciso ter em mente que os investimentos contam com critérios ESG específicos. Eles orientam tanto o gestor quanto os investidores interessados no assunto.

No primeiro caso, tais critérios servem como fatores de seleção. Se a companhia não se enquadrar em todas as exigências, não fará parte do fundo. No segundo, oferece informações sobre o negócio ao investidor. Assim, ele pode avaliar cada companhia antes de investir.

A seguir, serão apresentadas as principais características responsáveis pela formação de uma carteira que conta com investimentos sustentáveis.

Impactos sociais

O termo sustentabilidade remete, para muitos, ao meio ambiente. Contudo, não é apenas disso que ele se trata. Os direitos humanos também estão inclusos em seus ideais. Diversas organizações já levam esse ponto em consideração ao falarem sobre o que é ESG.

Afinal, como é possível construir uma sociedade equilibrada, no que diz respeito aos impactos, em meio à desigualdade social, por exemplo? Sabendo disso, a relação entre corporações e seus entornos se faz muito importante nos investimentos ESG.

Para conferir tal critério, os gestores levam em conta as iniciativas sociais das empresas. Por exemplo:

  • amparo a famílias vulneráveis;
  • fomento à cultura, educação e saúde;
  • relacionamento respeitoso com as equipes internas;
  • movimentos voltados à diversidade e representatividade na companhia etc.

Empresas engajadas com suas comunidades, que têm uma atitude socialmente responsável e que cuidam de seus consumidores atendem a aspectos ESG. Logo, tendem a chamar a atenção de gestores e investidores — e também da sociedade em geral.

Questões ambientais

O fator ambiental não poderia ficar de fora da discussão. Inevitavelmente, a relação das organizações com os recursos naturais usados por eles é essencial quando se fala de investimentos ESG.

Por muitos anos, têm-se discutido sobre os resíduos gerados por grandes negócios. O uso inadequado de matérias-primas e os impactos do descarte são exemplos de temáticas constantes na mídia, em encontros ambientais e entre os próprios consumidores.

Na intenção de se adequarem a valores mais sustentáveis — inclusive em relação à legislação — as empresas tiveram que mudar. Elas precisaram contar as histórias por trás de seus processos, deixando claras suas atitudes no âmbito da redução de impactos ambientais.

No momento de conferir a conformidade das organizações, os gestores de fundos ESG levam em consideração fatores como:

  • pegada de carbono;
  • contribuição para o efeito estufa;
  • descarte de resíduos;
  • emissão de gases poluentes;
  • presença ou ausência de energia renovável nos processos etc.

Sabemos que já existem diversas alternativas tecnológicas capazes de minimizar impactos ambientais das empresas. Além de atuarem nesse sentido, elas também tendem a otimizar processos.

Diversas organizações estão utilizando a transformação digital para desenvolver práticas mais sustentáveis. Desse modo, aproximam-se do significado de ESG e contribuem com a disseminação de ideais sustentáveis em negócios de diferentes portes e setores.

Companhias que não estejam totalmente alinhadas aos pontos apresentados dificilmente comporão os fundos de investimento ESG. Mas, considerando a evolução das discussões em nível mundial, a tendência é que cada vez mais empresas estejam alinhadas aos critérios ambientais.

Governança corporativa

Por fim, outro conceito relevante quando se trata do que é um investimento ESG é o da governança corporativa. Ela diz respeito a um conjunto de processos que regulam a administração, direção e controle empresarial.

Eles incluem leis, políticas, cultura, regulamentos e outros pontos capazes de nortear a gestão. Modelos de negócio ultrapassados, que minimizam a importância dos colaboradores ou que exploram o trabalho, por exemplo, não atentam para a relevância do tema.

Para se adequar aos critérios ESG, a companhia deve aplicar metodologias inclusivas, respeitosas e inovadoras. Alguns dos fatores analisados para observar as práticas de governança corporativa incluem:

  • políticas organizacionais;
  • iniciativas anticorrupção;
  • transparência nas declarações financeiras;
  • metodologia de contabilidade;
  • imagem pública etc.

No que se refere à imagem, é válido conhecer o que se fala sobre a empresa. Tanto na mídia, quanto em relação aos próprios funcionários e clientes. Todos os pontos citados até aqui estão ligados a fatores que endossam os critérios ESG.

Qual é a relevância do investimento ESG?

Como mostramos, o tema ESG tem se mostrado uma tendência em todo o mundo. Afinal, é cada vez mais necessário pensar sobre questões ambientais e éticas — a fim de buscar práticas mais respeitosas e sustentáveis na sociedade.

A situação recente de pandemia impulsionou ainda mais as discussões sobre o cenário. Com a disseminação da COVID-19, em 2020, diversos dados sobre a produção e os hábitos de consumo vieram fortalecer diálogos nesse sentido.

O novo contexto impactou, por exemplo, a rotina de consumo e de descarte de lixo das pessoas. Em relação às empresas, a diminuição do ritmo de trabalho e produção levou a uma redução expressiva na emissão de gases poluentes durante a quarentena.

Assim, são informações que evidenciam a necessidade de pensar acerca do papel das indústrias nas mudanças climáticas e demais problemas ambientais. Ao se engajarem na problemática, muitos consumidores passaram a pressionar as empresas a se reinventarem.

Desse modo, o conjunto de práticas ESG não tem relevância apenas ambiental, mas também econômica. Além de ser importante para preservar o ambiente e manter o negócio em funcionamento, a responsabilidade também é uma forma de atrair novos consumidores.

Por isso, pode-se dizer também que os investimentos ESG apresentam tendência de crescimento. Inclusive, já demonstram resultados positivos em termos de receita e lucro das empresas que cumprem os critérios.

Quais são as alternativas para investir em ESG?

Agora você já sabe o que é ESG e quais são suas principais características dos investimentos ESG. Então, é hora de conhecer opções que podem interessar a quem busca investir com foco em sustentabilidade.

Uma forma de fazer investimentos ESG é por meio de ETFs ligados a índices de sustentabilidade. Um Exchange-traded Fund, ou Fundo de Índice, é um fundo que acompanha determinado índice do mercado financeiro.

Ele pode ser um grande aliado na diversificação, pois um ETF investe em diversos ativos que compõem o índice. Quem procura por uma alternativa que corresponda aos critérios ESG pode se interessar pelo ISUS11 — negociado na B3, a Bolsa de Valores brasileira.

O ISUS 11 visa a refletir o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Assim, é uma maneira de saber que está investindo em conformidade com os critérios ESG.

Além de ETFs, os investimentos ESG podem ser feitos em Fundos de Ações. Alguns deles têm estratégia de alocação voltada somente para companhias que cumprem os critérios ambientais, sociais e de governança. Logo, também são uma opção para o investidor.

E, claro, é possível realizar investimentos de forma autônoma em Ações de companhias que você avalie como ESG. Para isso, será preciso pesquisar sobre a adequação da empresa. Por exemplo, conferindo se ela compõe algum índice sustentável ou se foi classificada por instituições ambientais.

Conclusão

Como você viu, conhecer os investimentos ESG pode ser bastante relevante – especialmente no cenário atual do mundo. Afinal, uma vez que temas como justiça social, questões ambientais e governança corporativa ganham cada vez mais relevância, o mercado financeiro também acompanha esse movimento.

Então, se você quer fazer parte dele, avalie as alternativas de investimentos e saiba se elas estão de acordo com seu perfil de investidor e objetivos. Agora que você sabe o que é ESG, pode decidir se esse tipo de investimento faz sentido na sua carteira!

Você tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer conhecer investimentos ESG? Entre em contato agora mesmo!

(Visited 100 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Mais Lidos

Postagens Relacionadas

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.