Investimentos sustentáveis o que são e quais suas principais características

Investimentos sustentáveis: o que são e quais suas principais características?

Os investimentos sustentáveis têm se destacado no mercado financeiro, mas ainda não são conhecidos por muitos investidores. Eles refletem as preocupações sociais a respeito da preservação dos recursos naturais. Por essa característica, são conhecidos também como investimentos verdes.

Assim, eles representam alternativas para a diversificação da carteira e podem trazer boas oportunidades. Você já conhece esse conceito?

Neste conteúdo, vamos esclarecer o que são os investimentos sustentáveis e como investir neles. Acompanhe!

O que são investimentos sustentáveis?

Os investimentos sustentáveis são aqueles feitos em empresas que trabalham com foco em responsabilidade social e sustentabilidade. Para tanto, os negócios precisam seguir as premissas de Environmental, Social e Governance (ESG), ou ambiental, social e governança (ASG).

Dessa maneira, os investimentos ESG são aqueles que não buscam apenas o retorno financeiro. Eles também se baseiam nas companhias que atuam de maneira sustentável, considerando o bem-estar social.

Quais são as características?

Os investimentos sustentáveis devem contar com características que cumpram os requisitos ESG. Então é importante compreender como elas funcionam para conseguir identificar as alternativas que cumprem as exigências.

Entenda a seguir!

Ambiental

Um dos principais focos da sustentabilidade é o meio ambiente. Portanto, o critério considera as práticas adotadas pela companhia em relação à natureza. Afinal, os processos produtivos podem trazer grandes impactos.

São diversos elementos que podem ser considerados nessas características. Veja os principais exemplos:

  • pegada de carbono;
  • descarte de lixo e gestão de resíduos;
  • uso de energia renovável;
  • fontes de matéria-prima utilizadas;
  • presença de políticas de proteção ambiental;
  • controle das emissões tóxicas em seus processos;
  • práticas para eliminar os poluentes;
  • aplicação de medidas para economia e reutilização de água.

Social

A empresa deve, ainda, ter preocupações com a sociedade e as pessoas, com práticas que criem uma relação saudável. O aspecto social aborda essas práticas. Portanto, ela inclui questões como:

  • condições de trabalho e cumprimento de obrigações trabalhistas;
  • remuneração adequada e valorização da mão de obra;
  • segurança e qualidade dos produtos comercializados;
  • aplicação de boas práticas de segurança e saúde;
  • participação em iniciativas sociais;
  • segurança química nos processos produtivos.

Governança

Por fim, o terceiro fator é a governança corporativa, que engloba as políticas e práticas utilizadas na gestão do negócio. Isso influencia em sua estabilidade no mercado e, ainda, em sua solidez. Nesse caso, alguns aspectos considerados são:

  • estrutura das diretorias;
  • realização de auditorias nos diferentes setores;
  • adoção de práticas anticorrupção;
  • observância de ética nos negócios;
  • transparência na relação com investidores;
  • política de privacidade e tratamento de dados;
  • diversidade e representatividade nos conselhos;
  • direitos dos acionistas;
  • independência para atuação do conselho.

Por que investimentos sustentáveis estão em alta no mercado financeiro?

Os investimentos sustentáveis ganharam mais destaque mundial nos últimos anos. Isso acontece devido ao crescimento da conscientização sobre responsabilidade social. Há maior entendimento sobre os impactos que os negócios trazem para o ambiente e o bem-estar das pessoas.

A mudança nos comportamentos de compra dos consumidores também fortalece essa tendência. Logo, as empresas ESG conseguem ter um melhor posicionamento no mercado, com a criação de uma imagem positiva.

Isso aumenta a atração de consumidores, que observam as condições da companhia antes de comprar. Consequentemente, aumentam o potencial da empresa. Seguindo a mesma tendência, muitos investidores preferem se vincular a esse tipo de companhia.

Assim, os investimentos sustentáveis ganham mais espaço e relevância no mercado. Ao mesmo tempo, aqueles que têm alto risco ambiental perdem espaço.

Quais são os investimentos sustentáveis?

Agora que você conhece o que é investimento sustentável, é hora de aprender sobre os tipos disponíveis.

Confira a seguir!

Ações de empresas sustentáveis

Uma das maneiras de aproveitar os critérios é optar por investimentos em empresas sustentáveis. Assim, ao atuar no mercado de Ações, o investidor dá preferência para os papéis de companhias ESG.

Para tanto, ao avaliar os dados sobre as empresas, vá além das práticas comuns, como análise da situação financeira. Observe a governança corporativa, a posição social e ambiental para ver se ela aplica as melhores práticas.

Fundos ESG

Outra forma de aportar em investimentos sustentáveis é por meio dos Fundos ESG. São Fundos de Investimentos que compõem o portfólio considerando os fatores de sustentabilidade das companhias.

Portanto, o gestor tentará adquirir ativos que tenham um potencial de rentabilidade, mas sempre buscando opções ESG. Uma vantagem é que eles podem ser menos voláteis. Isso porque as empresas que cumprem os requisitos têm menos riscos de perdas relacionadas a esses fatores.

ETFs ligados a índices de sustentabilidade

Por fim, existem ETFs (Exchange Traded Funds), ou Fundos de Índice, que se espelham em indicadores de sustentabilidade. Existem alguns índices relacionados a essa estratégia, por exemplo:

  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE);
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2);
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC);
  • Índice de Ações com Tag Along Diferenciado (ITAG);
  • Índice de Governança Corporativa Trade (IGCT);
  • Índice de Governança Corporativa – Novo Mercado (IGC-NM);
  • Índice CDP Brasil – Resiliência Climática (ICDPR-70).

Nesse caso, os investidores devem pesquisar os ETFs disponíveis para avaliar o índice replicado. Nem todos os indicadores estão disponíveis, mas é possível encontrar algumas opções quem podem ser interessantes na bolsa de valores.

Como fazer esse tipo de investimento

Se você acredita que os investimentos sustentáveis são adequados para a sua carteira, vale a pena aprender como investir. O primeiro passo é ter uma conta em um banco de investimentos, pois a partir dela você poderá fazer os aportes nas alternativas escolhidas.

O segundo é estudar as opções do mercado. É importante pesquisar as diferentes possibilidades, para considerar o potencial de rendimento, a liquidez e a segurança de cada uma. Isso é fundamental para decisões mais conscientes sobre seus investimentos.

Ao mesmo tempo, você deve considerar o seu perfil de investidor e seus objetivos. Afinal, é isso que determinará a tolerância aos riscos, prazo de aplicação, entre outros fatores que precisam ser considerados na escolha.

Seguindo estas dicas ao avaliar os investimentos sustentáveis, é possível encontrar aqueles que se alinham às suas expectativas. Dessa maneira, você poderá compor uma carteira diversificada e criar melhores estratégias para as suas escolhas!

Quer aprender mais sobre essa estratégia de investimento? Então entre em contato conosco e esclareça as suas dúvidas!

(Visited 17 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Postagens Relacionadas

Mais Lidos

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.