Renova Invest Facebook

BQQW39: vale a pena investir nesse BDR?

BQQW39
BQQW39

Você conhece o BQQW39? Esse é um BDR de ETF de uma bolsa norte-americana. Assim, ele traz a oportunidade de diversificar a carteira e encontrar oportunidades fora do Brasil. Então pode ser interessante para quem deseja fazer aportes relacionados aos mercados internacionais.

Entretanto, grande parte dos interessados ainda não sabem como fazer isso ou deixam de adotar a estratégia por não ter intenção de investir diretamente no exterior. Em todos os casos, aportar em um BDR pode ser a solução, já que a negociação é realizada na bolsa de valores brasileira, a B3.

Tem interesse no tema? Neste artigo, você conhecerá o BQQW39 e entenderá mais sobre o tipo de investimento ao qual ele pertence.

Acompanhe!

O que é BDR?

Antes de você conhecer o BQQW39, é importante saber o que é um BDR. A sigla significa brazilian depositary receipts, também conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários.

Esses certificados espelham ativos internacionais, como ações, títulos de renda fixa e a fundos de investimento, como os ETFs (exchange traded fund). Na prática, os BDRs são emitidos por uma instituição depositária.

Essas organizações adquirem investimentos estrangeiros, os mantêm sob custódia e emitem certificados lastreados nessas alocações. Depois, eles são lançados no mercado e as negociações dos BDRs são realizadas na B3.

Desse modo, o investidor pode se expor às alternativas do exterior e ao câmbio, sem precisar negociar em bolsas estrangeiras.

O que é um BDR de ETF?

Depois de saber mais sobre o BDR, vale a pena conhecer o conceito do ETF. Também conhecido como fundo de índice, esse é um tipo de fundo de investimento — um veículo de investimentos que funciona de maneira coletiva.

Para investir, é preciso adquirir cotas de participação negociadas na bolsa de valores. Ainda, há um gestor profissional que faz a alocação dos recursos conforme a estratégia do fundo. No caso do ETF, o objetivo é replicar a carteira teórica de um indicador de referência.

Por exemplo, um ETF que tem como índice o Ibovespa, terá em sua carteira as ações de todas as empresas que constituem o indicador e nas mesmas proporções. Nesse sentido, um BDR de ETF é um certificado com lastro em cotas de fundos de índice estrangeiros, negociado na B3.

O que é o BQQW39?

Após aprender sobre BDRs de ETFs, chegou o momento de saber o que é o BQQW39. Essa sigla representa o BDR First Trust Nasdaq-100 Equal Weighted (ticker QQEW) e tem como instituição depositária o Banco B3. Essa alternativa segue o Índice NASDAQ 100 Equal Weighted.

Esse índice inclui os 100 maiores títulos não financeiros listados na bolsa de valores Nasdaq. Porém, a sua ponderação não segue o valor de capitalização. Na verdade, ele considera o mesmo peso ou importância para cada ação do índice.

Já o BDR foi lançado em 15 de setembro de 2021, quando o Banco B3 junto à gestora internacional de investimentos First Trust disponibilizaram 13 BDRs de ETFs listados em bolsas norte-americanas. Em relação aos dividendos, os investidores têm direito a receber dividendos pagos pelas empresas do fundo.

Entretanto, cabe às companhias decidir distribuir parte do lucro, se houver, para os sócios. Para verificar se o BDR distribui os proventos, vale pesquisar o histórico do ativo. Mas tenha em mente que resultados passados não garantem a distribuição futura.

Ademais, os dividendos nos EUA são tributados em 30%. Outros encargos cobrados são o IOF e a tarifa cobrada pelo Banco B3 pela custódia. No entanto, esses valores já são descontados quando o investidor do BDR recebe os dividendos, trazendo mais praticidade.

Outro ponto interessante está no fato de que os gráficos do BQQW39 e QQEW oscilam de maneiras diferentes, pois o BDR sofre influência da cotação do dólar.

Vale a pena investir em BDRs?

Após conhecer mais sobre o BBQW39, é comum se perguntar se vale a pena investir nessa alternativa. Entretanto, não há uma resposta exata para essa questão. Afinal, todo investimento deve ser analisado do ponto de vista individual.

Um ativo que faz sentido para um investidor, pode não ser coerente para o outro, dependendo da estratégia de cada um. Portanto, para descobrir se vale a pena fazer o aporte, o primeiro passo é conhecer a fundo as alternativas em foco, as suas vantagens e desvantagens.

Em relação aos benefícios, os BDRs são opções para a diversificação da carteira de investimento devido à exposição a mercados internacionais. Desse modo, há chances de aumentar o potencial de rendimentos e diluir os riscos.

Isso significa, por exemplo, que se há uma crise econômica nacional que afeta os seus investimentos brasileiros, os BDRs podem não ser impactados. Assim, eles podem ajudar a compensar as perdas dos outros ativos.

Outra vantagem de investir em BDR é a exposição ao mercado internacional, negociando na B3. Ou seja, não é necessário abrir conta em uma corretora de valores estrangeira ou negociar em uma bolsa internacional, facilitando o processo.

Como desvantagem, é preciso considerar os riscos envolvidos, como a volatilidade da bolsa. Além disso, existem os riscos relacionados ao ativo atrelado ao BDR. No caso do BQQW39, também considere o índice replicado pelo ETF e os riscos das ações que o compõem.

Como investir em BDRs?

Antes de saber como investir, você deve analisar se o investimento se encaixa em sua estratégia. Para isso, avalie o seu perfil de investidor para identificar o seu nível tolerância aos riscos. Por ser de renda variável, é comum que o aporte se alinhe aos investidores moderados ou arrojados.

Avalie também se a alternativa é interessante para os seus objetivos. Geralmente, os investimentos de renda variável fazem mais sentido para metas a longo prazo. Isso porque o tempo estendido ajuda a diluir os riscos envolvidos no aporte.

Após fazer as análises, caso decida investir em um BDR, o próximo passo é abrir uma conta em um banco de investimentos para ter acesso ao home broker. Essa plataforma insere o investidor no ambiente da B3. Por fim, procure pelo ticker do BDR, como o BQQW39, e emita a ordem de compra.

Agora que você conhece o BQQW39, pode avaliar se ele faz sentido para sua estratégia. Porém, caso ainda tenha dúvidas, você pode recorrer a uma assessoria de investimentos. Desse modo, é possível entender mais sobre o mercado e tomar decisões mais consistentes para compor a sua carteira.

Se interessou pela assessoria de investimentos? Acesse o nosso site e saiba como você pode usufruir desse serviço!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.