Renova Invest Facebook

BEWL39: O BDR de ETF que replica o índice MSCI Switzerland 25/50

BEWL39
BEWL39

Expor sua carteira ou parte dela às condições internacionais pode ajudar na diversificação. Para quem busca exposição a países diferentes dos Estados Unidos, o BDR BEWL39 pode ser uma alternativa.

Ele permite acompanhar o desempenho de ações suíças. Assim, o BDR pode se apresentar como uma oportunidade interessante. Porém, essa decisão deve ser tomada considerando seus riscos e pontos de atenção.

Quer saber mais? Neste artigo, você conhecerá os principais aspectos sobre o BDR BEWL39 e como ele funciona. Confira!

O que é BDR?

O BDR é o brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Ele consiste em um certificado que tem lastro em um ativo internacional. Esse ativo é adquirido por uma instituição depositária, que emite os BDRs para investidores.

Assim, o BDR possibilita o investimento indireto em ativos internacionais, como fundos, ações ou títulos de dívida. Em um BDR de ETF (fundo de índice), por exemplo, o investidor não é dono das cotas do ETF, mas tem direito a acompanhar os resultados obtidos por ele.

O que é ETF?

A sigla ETF significa exchange traded fund, que, em português, é conhecido como fundo de índice. Esse tipo de fundo de investimento funciona com base na aquisição de cotas de participação por parte dos interessados no investimento em ETF.

Os recursos são movimentados por um gestor profissional, que segue a estratégia de espelhar um indicador de referência. Para tanto, o dinheiro é alocado nos mesmos ativos que compõem a carteira teórica do índice utilizado.

Mas por que você precisa saber o que é um ETF? O motivo é que o BEWL39 é um BDR de ETF, como será possível entender a seguir.

O que é e como funciona o BDR BEWL39?

Tanto o conceito de BDR quanto o de ETF se unem no BEWL39. Esse é o ticker (código de identificação) de um BDR de ETF e que está disponível na B3.

Para conhecer esse investimento de renda variável, veja quais são suas principais características!

Composição

O BEWL39 é lastreado no ETF iShares MSCI Switzerland. Esse ETF é formado por ações que compõem o indicador MSCI Switzerland 25/50 Index. O índice reúne os ativos de empresas suíças de média e alta capitalização e busca refletir o mercado acionário desse país europeu.

Em julho de 2021, entre as companhias que compunham o indicador estavam Nestlé, Roche e Novartis. Sobre a exposição a mercados no mesmo período, os principais eram a área da saúde, bens de consumo, finanças, indústria e materiais.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Criação

O ETF iShares MSCI Switzerland existe desde março de 1996 e é negociado na bolsa de valores de Nova York. Já o BDR BEWL39 foi anunciado na B3 em maio de 2021.

Dividendos

Os BDRs são investimentos que preveem o pagamento de dividendos — ao contrário dos ETFs negociados diretamente no Brasil. Porém, a distribuição de proventos depende da apuração e distribuição de lucro por parte das empresas que compõem o ETF.


Também é preciso entender que os dividendos podem não ser isentos. Portanto, é necessário considerar possíveis taxas e impostos que podem incidir, de acordo com as regras do país de origem do fundo.

Quais os benefícios do investimento em BDR?

Se você tiver interesse na renda variável, investir em BDR pode apresentar vantagens. Esse é um tipo de investimento que oferece praticidade, por exemplo. Afinal, não é preciso abrir conta em uma instituição do exterior, fazer a conversão cambial ou se preocupar com as regras de outro país.

Tudo é feito pela bolsa brasileira, o que garante mais acessibilidade. Assim, o BDR é uma opção para quem busca uma carteira diversificada. Além de acessar diversas alternativas do mercado de ações, os papéis de empresas estrangeiras guardam correlação neutra — ou descorrelacionada — com o mercado brasileiro.

Desse modo, há como se proteger de impactos no cenário interno, por exemplo. Sobre o BEWL39, especificamente, uma das vantagens é ter a chance de participar dos resultados de empresas negociadas na bolsa de valores suíça.

Devido à composição do índice, é possível se expor ao resultado geral do mercado suíço. Além disso, também é uma forma de acompanhar a cotação do dólar, pois o BEWL39 é negociado na bolsa norte-americana.

Ao dolarizar a carteira, você pode proteger parte do portfólio das oscilações cambiais. Contudo, é preciso considerar que na renda variável não há resultados garantidos. A volatilidade e o risco sempre existem.

Quais riscos avaliar ao investir em BDR?

Depois de conferir as vantagens é importante avaliar os riscos envolvidos. O BDR é de renda variável e é negociado na bolsa de valores, o que o expõe ao risco de mercado. Na prática, as movimentações do mercado podem provocar mudanças no preço do BDR.

Ademais, é preciso considerar os riscos de se expor a outros países e economias. Assim, ponderar o seu perfil de investidor e a estratégia de alocação é fundamental para fazer uma escolha consistente e que seja confortável para o seu caso.

Como ter acesso ao BEWL39?

Como vimos, antes de investir no BEWL39, você deve considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Mas o que fazer se decidir investir nele? Para isso, é necessário ter conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos.

Dessa forma, será possível acessar o home broker e conferir as oportunidades da bolsa. Para efetivamente investir, basta buscar o ticker o BEWL39 no home broker e emitir a ordem de compra. Após a liquidação, o processo estará finalizado.

Em todas essas etapas há como ter ajuda qualificada ao recorrer a uma assessoria financeira. Os assessores têm amplo conhecimento do mercado e poderão apresentar oportunidades, tirar dúvidas e ajudá-lo a tomar uma decisão embasada.

De posse dessas informações, você agora conhece o BDR BEWL39 de modo completo em relação a seu funcionamento. Com isso, é possível fazer uma escolha orientada e que faça sentido para a sua carteira. Nesse processo, lembre-se de que uma assessoria de investimentos pode ser útil.

Para conhecer todas as oportunidades disponíveis quanto a esse tipo de investimento no exterior, veja quais são todos os BDRs da bolsa brasileira!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.