Renova Invest Facebook

BEWC39: Saiba mais sobre o BDR do ETF iShares MSCI Canada

BEWC39
BEWC39

Diversificar a carteira de investimentos é uma estratégia utilizada para mitigar riscos e potencializar os ganhos. Nesse sentido, muitos investidores buscam alternativas internacionais, principalmente por conta da sua descorrelação com o mercado brasileiro.

Se você está pesquisando maneiras de expor uma parcela da sua carteira ao mercado canadense, por exemplo, vale a pena conhecer o BEWC39. Ele é um BDR de ETF que segue o mercado de renda variável desse país.

Ficou interessado? A seguir você entenderá o que são os BDRs de ETF e conhecerá informações importantes sobre o BEWC39. Continue a leitura e aprenda!

O que são os BDRs de ETF?

Antes de conhecer o BEWC39 é preciso que você entenda o que são os BDRs de ETFs. Essas siglas representam dois tipos distintos de investimentos, o brazilian depositary receipts e os exchange traded funds.

Conheça cada um deles:

BDR

O BDR é um certificado de depósito de valores mobiliários que tem lastro em um ativo do exterior, como ações, títulos públicos ou mesmo cotas de ETFs. Logo, eles são alternativas brasileiras para se expor ao mercado internacional.

Vale a pena destacar que quem investe em um BDR não faz o aporte diretamente no ativo estrangeiro. Na realidade, o investidor compra um certificado que tem lastro nesse ativo e, portanto, sofre as mesmas variações de preço.

No entanto, é preciso considerar a relação de câmbio entre o real e a moeda que está atrelada ao ativo de referência. Na prática, as oscilações não serão totalmente iguais, pois também é preciso considerar a moeda envolvida.

ETF

Já os exchange traded funds são os fundos de índice. Eles são fundos de investimento em que a finalidade é replicar os resultados de um índice econômico. O indicador escolhido pode ser de diversos mercados e segmentos.

Portanto, é possível encontrar ETFs que seguem índices de ações de determinados países, de criptomoedas, de renda fixa entre outros. Para investir em um ETF os interessados devem adquirir cotas, que representam uma fração ideal do patrimônio do fundo.

A ideia é que a variação no preço das cotas fique atrelada às oscilações do índice determinado pelo prospecto. Para atingir esse objetivo, um gestor profissional fica responsável pelas negociações e alocações do patrimônio do fundo.

Agora você pode entender que um BDR de ETF é um certificado brasileiro, negociado na bolsa de valores, que está lastreado em um ETF estrangeiro. Assim, o BDR terá uma variação que acompanha as oscilações nos preços das cotas do ETF do exterior.

Como funciona o BEWC39?

Agora que você já sabe o que é um BDR de ETF, conseguirá entender como funciona o BEWC39. Ele é o BDR que investe no ETF iShares MSCI Canada (ECW). Esse fundo de índice é negociado na bolsa de valores de Nova Iorque, a maior do mundo em valor de mercado.

O BEWC39 foi lançado na bolsa de valores brasileira, a B3, em maio de 2021 e é destinado a investidores qualificados. Eles são as pessoas que possuem, pelo menos, R$ 1 milhão investidos ou são profissionais certificados pelo mercado financeiro.

Em relação ao ETF a que ele está lastreado, é fundamental conhecer o índice referência: o MSCI Canada Custom Capped Index. Ele foi desenvolvido para medir a performance dos segmentos de large e mid-caps do mercado canadense.

Assim, o indicador compõe uma carteira teórica com cerca de 90 ações do mercado canadense, seguindo uma metodologia própria. Desse modo, ele consegue demonstrar como se comporta a bolsa de valores do Canadá.

A carteira é revista a cada 4 meses, buscando incluir ou excluir ações de acordo com a metodologia de alocação. Em junho de 2021, por exemplo, ela era composta por 91 companhias, sendo que a maioria pertencia ao setor de finanças, seguido pelo de energia e tecnologia.

Quais são suas características?

Após entender como funciona o BEWC39, é preciso saber quais são as suas principais características como investimento. Confira a seguir:

Riscos

Um fator muito importante a se considerar em qualquer investimento são os riscos atrelados. Aqui, por se tratar de um BDR que segue um ETF de renda variável, não há garantias de rentabilidade ou mesmo previsibilidade de retorno.

Também é preciso considerar que, ao fazer o aporte, o investidor está se expondo ao mercado de renda variável canadense. Isso significa que sua avaliação deve considerar as particularidades das empresas desse país.

Por fim, como você viu, o câmbio influencia na rentabilidade e nas oscilações do BDR. Como o ETF alvo é negociada na bolsa norte-americana, há dolarização da carteira. Logo, você fica exposto aos resultados do dólar em relação ao real.

Dividendos

Outra característica importante desse BDR diz respeito ao pagamento de dividendos. Como o ETF ECW distribui lucros aos cotistas, isso também ocorre para os investidores brasileiros. Então será possível obter uma renda passiva com o investimento, conforme os resultados do período.

Impostos

Em relação aos impostos, deve haver o recolhimento de Imposto de Renda ao vender o BDR no mercado secundário. Para negociações comuns, a alíquota é de 15% sobre o ganho de capital. Já nas operações de day trade, ela sobe para 20%.

Ademais, apesar de o recebimento de dividendo ser isento no Brasil, nos Estados Unidos ele é tributado em 30%. Dessa maneira, ao receber esses proventos, já haverá o desconto do imposto recolhido no exterior.

Como fazer o investimento no BEWC39?

Para investir no BEWC39 é preciso ter acesso ao home broker, a plataforma de negociações da bolsa de valores. Ele é disponibilizado pelos bancos de investimentos, como o BTG Pactual — o maior banco de investimentos da América Latina.

Depois de ter sua conta, basta transferir o dinheiro necessário para ela e procurar pelo ticker do BDR de seu interesse — como o BEWC39 — no home broker. Nesse ambiente você verificará a cotação atual e poderá emitir a ordem de compra, caso avalie que o investimento faz sentido.

Para tomar uma decisão embasada, pode ser interessante contar com a ajuda de uma assessoria de investimentos. Ela poderá explicar melhor os riscos envolvidos e tirar suas dúvidas. Assim, você tem mais informações confiáveis para fazer uma escolha adequada.

Conseguiu entender como funciona o BEWC39 e suas principais características? Como você viu, ele pode ser utilizado como uma forma de se expor ao mercado canadense. Para avaliar essa e outras alternativas, conte com a ajuda de uma assessoria de investimentos.

Ficou interessado em contar com uma assessoria de investimentos de qualidade? Então fale agora mesmo com a Renova Invest, vinculada ao BTG Pactual!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
2 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.