Renova Invest Facebook

BCIR39: o que é preciso saber antes de escolher esse BDR?

BCIR39
BCIR39

Fazer investimentos atrelados a moedas internacionais, especialmente ao dólar dos Estados Unidos, é o objetivo de diversos investidores. Nesse contexto, BDRs podem ser alternativas interessantes. Entre eles, há o BCIR39.

Uma das características importantes dessa modalidade está no fato de possibilitar que os investidores façam o aporte direto de seu banco de investimentos no Brasil. Assim, não precisam lidar com as burocracias e as taxas de se abrir uma conta em outro país.

Entretanto, antes de iniciar seus investimentos em BCIR39 ou qualquer BDR, é essencial entender seu funcionamento. Por isso, acompanhe a leitura para conhecer mais detalhes sobre a alternativa!

O que é um BDR de ETF?

O BCIR39 é um BDR de ETF disponível na bolsa de valores brasileira, a B3. Mas você sabe quais as características gerais dessa modalidade de investimentos? Para isso, é importante entender cada sigla.

Saiba mais!

ETF

Os exchange traded funds (ETFs), ou fundos de índice, consistem em um veículo de investimentos de gestão passiva. Isso significa que o seu objetivo é de acompanhar os resultados de um indicador que seus gestores tomam como referência.

Assim, o ETF que o acompanha entregará um resultado igual ou similar ao índice para seus cotistas. Desse modo, a alternativa pode agradar investidores que buscam diversificar a carteira e contar com uma maior transparência na estratégia.

Na bolsa de valores brasileira, por exemplo, um dos principais índices é o Ibovespa — que mede o desempenho das ações mais negociadas. Dessa forma, um ETF que replique esse indicador fará os investimentos nas mesmas ações da carteira teórica dele.

BDR

Os brazilian depositary receipts (BDRs), por sua vez, são certificados de investimentos internacionais disponíveis para investidores brasileiros. Ou seja, eles apresentam uma forma de se expor ao mercado estrangeiro a partir da própria B3.

Para que esse processo aconteça, é preciso que uma instituição depositária brasileira faça a compra dos ativos diretamente no país de origem. Após a aquisição, ela precisa mantê-los sob custódia para emitir certificados que os representem.

BDR de ETF

Desse modo, um BDR de ETF consiste em um certificado que representa cotas de um fundo de índice de outro país. Isso permite que investidores brasileiros possam acompanhar os resultados de indicadores internacionais por meio de sua atual conta de investimentos.

Assim, você pode se expor ao portfólio desses fundos — de forma indireta. Como cada BDR terá lastro nas cotas desses ETFs, os investidores podem encontrar benefícios ao ter resultados semelhantes a do investimento original.


INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações


O que é o BCIR39?

Como você viu, o BCIR39 consiste em um BDR de ETF disponível para investidores brasileiros. Chamado de First Trust Nasdaq Cybersecurity, ele se caracteriza por acompanhar o índice Nasdaq CTA Cybersecurity (CIBR). Além disso, tem a própria B3 como instituição depositária.

Saiba mais sobre o BCIR39!

Quando foi seu lançamento?

O BCIR39 foi lançado a partir da parceria entre a First Trust, gestora do ETF, e a B3. Com o acordo firmado entre ambas, o First Trust Nasdaq Cybersecurity, junto de outros 12 BDRs de fundos de índice, foi disponibilizado para investidores.

A negociação desses certificados teve início no dia 15 de setembro de 2021. Contudo, ele não está acessível para todos. O BCIR39 é uma alternativa restrita para investidores qualificados — que possuem mais de R$ 1 milhão investidos ou certificação profissional para atuar no mercado financeiro.

Qual seu índice de referência?

O ETF ao qual o BCIR39 está atrelado toma como referência o índice Nasdaq CTA Cybersecurity (CIBR). Ele busca replicar o desempenho médio de empresas norte-americanas que atuam no setor de cibersegurança.

Ele paga dividendos?

Além dessas características, um aspecto interessante do BCIR39 está na possibilidade de pagar dividendos. Isso se dá porque, no mercado norte-americano, é possível que ETFs repassem lucros aos seus cotistas.

Entretanto, as regras de tributação são diferentes para esses certificados. Como estão atrelados aos Estados Unidos, há uma alíquota de 30% que incide sobre o valor — de acordo com as regras do país. Ademais, pode haver outras taxas cobrada pelo BDR.

O que considerar antes de investir em BDRs de ETFs?

Como você viu, o BCIR39 e os BDRs de ETFs podem ser alternativas interessantes de investimento. Contudo, antes de decidir investir, é preciso levar em consideração diversos pontos.

Entenda!

Perfil de investidor

O primeiro aspecto é relativo ao seu perfil de investidor. Essa questão será determinante para entender a sua tolerância aos riscos durante os investimentos. Em linhas gerais, por ser de renda variável, os BDRs costumam se adequar melhor a carteiras moderadas e arrojadas.

Objetivos

Após o entendimento sobre o seu perfil de investidor, tem início a etapa de traçar objetivos. Eles são importantes para que você compreenda qual a sua realidade e quais resultados você busca atingir no curto, médio e longo prazo.

Nesse contexto, é preciso realizar um planejamento financeiro. A partir dele você conseguirá visualizar quais as melhores estratégias para os seus investimentos e como os brazilian depositary receipts podem atuar em sua carteira.

Oportunidades e riscos

Além dos pontos acima, é preciso analisar as oportunidades e os riscos de se investir em BDRs — sejam de ETFs ou não. Como vantagem, é importante destacar a oportunidade de expor seu capital ao mercado internacional.

Essa pode ser uma estratégia interessante para buscar melhores rentabilidades ao mesmo tempo em que protege seus investimentos contra eventuais instabilidades brasileiras. Além disso, os BDRs permitem que você exponha seu capital ao dólar.

Todavia, como você viu, esse é um investimento de renda variável. Portanto, não há garantias de retorno positivo. Você estará suscetível às oscilações de mercado — especialmente internacionais.

Como investir em BDRs?

E então, você acredita que os BDRs de ETFs estão alinhados à sua estratégia e quer entender como realizar seus aportes? Para isso, é preciso acessar o home broker com a sua conta em um banco de investimentos.

Por meio dele você pode buscar o ticker do certificado. Para o First Trust Nasdaq Cybersecurity, ele é o BCIR39. Desse modo, é possível realizar as negociações, emitindo as ordens de compra ou venda na bolsa de valores.

Como vimos, BDRs de ETFs como o BCIR39 trazem uma oportunidade de dolarizar seu capital de uma forma mais prática. Entretanto, é fundamental conhecer as principais características do certificado antes de iniciar os investimentos.

Precisa de suporte para conhecer as alternativas mais alinhadas às suas estratégias de investimento? Entre em contato com um de nossos assessores!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.