Renova Invest Facebook

BUSR39: Entenda o BDR do ETF iShares Core U.S. REIT

BUSR39: Entenda o BDR do ETF iShares Core U.S. REIT
BUSR39: Entenda o BDR do ETF iShares Core U.S. REIT

O mercado de imóveis costuma atrair o interesse de investidores que buscam o longo prazo. Porém, muitos não sabem que existe a chance de investir nesse segmento e ainda expor parte do seu capital a condições internacionais. Uma das formas de fazer isso é com o BDR BUSR39.

Voltado ao setor de imóveis dos Estados Unidos, esse certificado oferece exposição ao mercado externo de maneira prática, sem sair do Brasil. Porém, antes de investir é preciso conhecer melhor a alternativa e suas principais características para tomar decisões mais acertadas.

Ao acompanhar a leitura deste artigo, você descobrirá como o BDR BUSR39 funciona e saberá avaliá-lo quanto à sua carteira. Confira!

O que são ETF e BDR?

Para compreender o BUSR39 e o que ele representa, é relevante conhecer o investimento em ETF e em BDR. Na sequência, você entenderá como eles funcionam!

ETF

O exchange traded fund (ETF), ou fundo de índice, é um tipo de fundo de investimento. Trata-se de uma modalidade coletiva na qual a participação depende da aquisição de cotas por parte do investidor.

Os recursos do fundo são movimentados por um gestor profissional, que faz a alocação replicando a carteira teórica de um indicador de mercado. O objetivo é espelhar o índice, de modo que o resultado do fundo antes de impostos e taxas seja equivalente ao do benchmark.

As cotas desses fundos são negociadas na bolsa de valores brasileira (B3). Porém, também há diversos ETFs no mercado internacional.

BDR

Já o BDR é o brazilian depositary receipt ou certificado de depósito de valores mobiliários. Esse investimento de renda variável pode ser composto por ações, ETFs ou títulos internacionais de dívidas (bonds).

Para tanto, é necessário que uma instituição depositária adquira os ativos internacionais e emita certificados lastreados nesses investimentos. O BDR, então, é negociado na bolsa brasileira e permite que o investidor se exponha aos resultados dos ativos do exterior.

O que é o BDR BUSR39?

Conhecendo esses conceitos, é mais fácil compreender que o BUSR39 é um BDR de ETF. Portanto, é uma alternativa da renda variável que permite acesso ao mercado internacional por meio de um certificado lastreado em um fundo de índice.

Nesse caso, o BDR tem lastro no iShares Core U.S. REIT ETF, um fundo relacionado ao mercado imobiliário dos Estados Unidos. Nos próximos tópicos, você entenderá melhor o funcionamento dessa alternativa, suas vantagens e riscos.

Como é composto o ETF ao qual o BUSR39 está lastreado?

O ETF do BDR BUSR39 tem como objetivo replicar o índice FTSE Nareit Equity REITS Index. Esse indicador, por sua vez, busca refletir o comportamento do segmento imobiliário dos Estados Unidos por meio da exposição aos REITs.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Os Real Estate Investment Trusts são ligados ao mercado de imóveis, semelhante aos fundos imobiliários. A principal diferença reside no fato de serem ações do setor imobiliário, porque preveem a criação de empresas voltadas para esse tipo de investimento.

Por consequência, o BDR BUSR39 se expõe ao setor imobiliário. Porém, a composição do índice e, consequentemente, do ETF varia entre alternativas como REITs especializados, residenciais, industriais, de varejo, de saúde etc.


Quando o BDR BUSR39 ficou disponível na B3?

Em relação às datas, é interessante saber que o fundo iShares Core U.S. REIT BDR existe desde maio de 2007, sendo negociado na bolsa de valores de Nova York (NYSE).

Já o BDR BUSR39 foi disponibilizado na B3 apenas em maio de 2021.

Quais são as vantagens do investimento em BDR?

Decidir investir em BDR pode trazer benefícios para sua estratégia — desde que ele se alinhe aos seus objetivos e ao seu perfil de investidor. Esse é um investimento acessível e bastamte prático, pois oferece exposição ao mercado internacional sem que seja preciso sair do Brasil.

Com isso, você não terá que se preocupar com a conversão cambial, abertura de conta em outro país ou com burocracias em outro idioma, por exemplo.

Também é uma forma de tornar sua carteira diversificada. Isso se deve, primeiramente, ao fato de que o ETF ser composto por diversos ativos. Ainda, há a exposição ao mercado internacional, o que traz um risco distinto.

Quanto ao investimento no BUSR39, vale destacar o fato de oferecerem exposição ao setor imobiliário dos Estados Unidos de maneira acessível. Não é preciso comprar um imóvel no mercado americano para aproveitar os movimentos que acontecem nessa área, por exemplo.

O possível pagamento de dividendos também pode ser interessante. Diante de um aquecimento no setor de imóveis e no segmento específico de propriedades, a distribuição de proventos para os investidores pode ser favorecida.

Quais são os riscos do BDR?

Por outro lado, é necessário ponderar sobre os riscos do BDR. Por ser de renda variável, ele sofre o impacto da volatilidade. Portanto, as oscilações nos preços podem ocorrer, o que faz com que o resultado obtido varie ao longo do tempo.

Ainda, o BDR apresenta o risco de mercado — que incide também sobre as ações das empresas, as cotas do ETF e o certificado, propriamente dito. Então, dependendo do comportamento e do interesse de outros investidores, pode haver uma valorização ou uma queda no preço de negociação.

Como investir no BUSR39?

Antes de decidir pelo investimento no BUSR39, é preciso que você avalie dois aspectos: seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. Por ser de renda variável, os BDRs têm mais riscos e tendem a estar mais alinhados com investidores moderados e arrojados.

Além disso, o investimento focado no longo prazo pode diluir parte de seus riscos, por diminuir o impacto da volatilidade. Sendo assim, o BUSR39 pode ser mais interessante se os seus objetivos fizerem parte de um horizonte mais amplo.

Caso avalie que a escolha é adequada, é necessário ter conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. A partir dele, você poderá acessar o home broker e adquirir o BDR de seu interesse.

Outro ponto importante consiste em buscar uma assessoria de investimentos. Um time qualificado e que apresenta atendimento exclusivo poderá ajudá-lo a identificar oportunidades do mercado e esclarecer dúvidas. Assim, você terá chances de fazer escolhas mais embasadas.

Como você viu, o BDR BUSR39 oferece acesso simplificado ao mercado imobiliário dos Estados Unidos, com variação cambial e diversificação de carteira. Porém, não se esqueça de que é preciso considerar suas características para definir se o investimento é realmente adequado.

Para ter ajuda na hora de compor uma carteira mais sólida e alinhada com as suas qualidades de investidor, entre em contato conosco da Renova Invest e conheça nossa assessoria!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.