O investimento em ações deve ser feito de modo estratégico e orientado por critérios objetivos, mas pode ter diferentes focos. No entanto, se a intenção for conseguir um retorno acima da média, pode ser interessante buscar as chamadas ações tenbaggers.

O termo foi criado por um megainvestidor, mas se refere a uma situação prática: empresas que alcançam altos níveis de valorização. Para encontrá-las, contudo, é necessário considerar as características mais importantes.

A seguir, você aprenderá o que são as ações tenbaggers e como investir nelas. Confira!

O que são ações tenbaggers?

Originalmente, o termo “tenbaggers” indica ações com potencial de oferecer um retorno que equivale a 10 vezes o que foi investido.

Porém, o conceito evoluiu e deixou de ser limitado a esse número. Com isso, as ações com alto potencial de valorização, de modo geral, passaram a ser classificadas como tenbaggers.

Quem criou o termo tenbaggers?

Ao conhecer o termo, vale saber que foi citado pela primeira vez no livro “On Up on Wall Street” (“O Jeito Peter Lynch de Investir”, em português). A obra foi escrita por Peter Lynch, considerado um dos principais megainvestidores do mundo.

Na prática, o fato de esse termo ter sido cunhado por Lynch faz sentido pela forma como o investidor conduz sua estratégia. Ele utiliza princípios como investir no que você entende — ou seja, em empresas que conhece ou compreende o modelo de negócio.

Lynch também foca no investimento em valor — no longo prazo e com foco na valorização. Então, vale saber que essas práticas são aplicadas no conceito de ações tenbaggers.

Como encontrar ações tenbaggers?

Agora que você sabe o que é uma ação tenbagger, é preciso saber como identificá-la no mercado. Segundo Lynch, existem características que ajudam a distingui-la das demais, levando ao embasamento da decisão.

A seguir, veja como encontrar esse tipo de ação entre as oportunidades disponíveis!

Tamanho da empresa

Em relação ao porte do negócio, a tendência é que a taxa de crescimento seja menor para empresas maiores. Então, quanto maior for um empreendimento, menores são as chances de ele ter ações do tipo tenbaggers.

Por outro lado, companhias menores com potencial de mercado podem ser mais propensas a esse desempenho. Isso porque existe mais espaço para o desenvolvimento do empreendimento.

É por isso que, no geral, ações small caps e de empresas em estágios iniciais tendem a ter mais probabilidade de entregar um retorno desse tipo.

Fundamentos

Além de considerar o potencial de crescimento, o investimento em ações tenbaggers deve avaliar os fundamentos da companhia. O ideal é que o negócio apresente baixo endividamento, alto nível de lucratividade e boa presença de mercado.

Ademais, se ele contar com uma solução única ou diferenciada, o crescimento é favorecido. Por isso, é importante fazer uma análise fundamentalista para confirmar se a oportunidade tende a ser vantajosa e alinhada ao que se espera.

Preço de negociação

Outro ponto relevante consiste em avaliar o preço de negociação. Aqui, a intenção é saber se a ação é negociada no mercado financeiro por um preço acima ou abaixo do que é considerado o valor justo de investimento.

Na prática, o objetivo é encontrar ações descontadas, ou seja, que sejam negociadas abaixo do seu valor. Como a expectativa é que o preço alcance um patamar que é visto como justo em relação aos resultados, a tendência é de valorização.

Comprar ações que já estão caras, por outro lado, prejudica a conquista de retorno. Afinal, as ações precisariam ficar ainda mais caras para chegar à valorização pretendida.

Segmento de operação

Ações tenbaggers também costumam se caracterizar pelo mercado que ocupam. Assim, é importante que elas estejam em um segmento com competição justa e qualidades como uso de tecnologia e desenvolvimento.

Nesse cenário, as tendências sociais e os setores em avanço podem ser igualmente interessantes. Em um mercado em crescimento, há mais chances de que as ações de empresas do ramo se valorizem.

Contudo, as ações tenbaggers não são padronizadas e podem apresentar diferenças entre si. Por isso, é importante fazer uma análise mais ampla para identificar se um papel realmente tem a chance de entregar esses resultados.

Como investir em ações tenbaggers?

Após saber como as ações tenbaggers podem ser encontradas, é interessante entender como fazer para investir nessas oportunidades. A seguir, você conhecerá quais são os pontos mais relevantes ao investir!

Considere a sua tolerância ao risco

Para obter um retorno tão elevado, é preciso estar disposto a correr os riscos do mercado acionário. Portanto, é necessário identificar seu perfil de investidor — que pode ser conservador, moderado ou arrojado.

Normalmente, o investimento pode ser mais adequado para investidores moderados ou arrojados. Porém, analise com atenção as empresas, pois negócios iniciantes podem apresentar mais riscos, por exemplo.

Alinhe a seu planejamento e seus objetivos

Segundo Peter Lynch, o investimento em ações tenbaggers deve considerar o longo prazo. Afinal, é improvável que uma empresa consiga entregar um retorno maior em poucos meses.

Por isso, costuma ser interessante adotar a estratégia buy and hold, que prevê manter a carteira de ações por longo período. Portanto, é uma escolha que deve estar alinhada aos seus objetivos financeiros e à sua estratégia.

Faça uma análise de fundamentalista

Como visto, os fundamentos de uma ação tenbagger deve atender a critérios de lucratividade, endividamento e desempenho. Para tanto, vale a pena realizar uma análise fundamentalista.

Tenha em mente que o uso de indicadores fundamentalistas ajuda a confirmar se a escolha de determinada ação faz sentido para o objetivo proposto.

Diversifique a carteira

Mesmo conhecendo as características desses ativos, não é tão fácil encontrar ações tenbaggers. Como elas são raras, mesmo a análise fundamentalista não garante esse nível de desempenho.

Logo, para diluir os riscos e aumentar suas chances de achar esses ativos, o ideal é diversificar os investimentos. Ou seja, em vez de alocar os recursos em apenas uma empresa, considere montar uma carteira com diversos papéis que tenham potencial de atender a sua estratégia.

Conte com um banco de investimentos e com uma assessoria

Para realizar o investimento em ações, é essencial ter conta em uma instituição financeira. Você pode escolher um banco de investimentos e, ao abrir uma conta, terá acesso ao home broker — plataforma onde os ativos da bolsa são negociados.

Além disso, é interessante ter o apoio de uma assessoria de investimentos. O time de profissionais certificados pode apresentar oportunidades, esclarecer dúvidas e o ajudar com informações confiáveis e relevantes. Assim, você poderá tomar a decisão mais embasada.

Como você acompanhou, as ações tenbaggers são aquelas que podem oferecer um retorno maior em relação ao montante investido. Encontrá-las, entretanto, depende de uma análise criteriosa e de escolhas que estejam alinhadas à sua estratégia e ao seu perfil de investidor.

Deseja contar com apoio qualificado e atendimento exclusivo? Fale conosco da Renova Invest e converse com um de nossos assessores!

Investir em empresas estrangeiras não precisa ser difícil!

Baixe nosso e-book e saiba como ser sócio das gigantes internacionais: Amazon, Google, Apple, Facebook, entre outras!