Você tem o costume de guardar dinheiro e fazer planos para o futuro? Muitas pessoas se dão conta da importância de fazer isso desde já. Por isso, vale a pena se organizar para economizar, poupar e investir em 2021.

Se você ainda não investe parte da sua renda, que tal mudar essa situação? Nós queremos ajudar você a atingir os seus objetivos, e é por isso que preparamos este post.

A seguir, você verá 5 investimentos que pode valer a pena colocar na sua carteira. Por isso, continue lendo e confira as nossas dicas!

1. CDB

Depois da Poupança, os CDBs estão entre os investimentos mais populares no Brasil. Sabe o que significa a sigla? Certificado de Depósito Bancário. Vamos explicar como ele funciona, e você poderá decidir se essa é uma boa alternativa para você investir em 2021.

Os CDBs são títulos de renda fixa que bancos e instituições financeiras emitem. Ao comprar esse título, você está emprestando dinheiro para eles. O acordo tem uma data de vencimento, e, quando ela chega, a instituição devolve o dinheiro acrescido de juros.

Geralmente, investir em renda fixa não proporciona uma rentabilidade tão alta. No entanto, a classe de investimentos tem outras vantagens, especialmente para investidores conservadores: segurança e boa liquidez.

A segurança se deve, além da renda fixa, ao fato de os CDBs serem cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Se a instituição não conseguir devolver o dinheiro, existe uma proteção de R$250 mil por CPF, por instituição. É bom lembrar também que há um limite global de R$1 milhão, renovável a cada 4 anos.

Quanto à liquidez, refere-se à rapidez de resgate. Há CDBs com liquidez diária, o que pode ser muito útil quando é preciso usar a reserva de emergência, por exemplo. Além disso, há títulos com prazos diferentes para investir com foco em outros objetivos.

2. Fundos Imobiliários

Muitas pessoas consideram que comprar imóveis como forma de investimento é um bom negócio. De fato, essa pode ser uma boa alternativa para alguns, mas apresenta algumas desvantagens como alto custo e burocracia.

No entanto, existe uma forma indireta de investir em imóveis: por meio de Fundos Imobiliários. Sabe como eles funcionam? Vamos falar um pouco sobre isso para você avaliar se eles podem ser uma boa alternativa para investir em 2021.

Um fundo é a união dos recursos de um grupo de pessoas, alocados em determinados investimentos. Um gestor se encarrega de administrar o modo como todo esse dinheiro é investido. Para isso, ele se vale do conhecimento e da experiência que acumulou no decorrer do tempo.

O objetivo é investir os recursos de maneira estratégica, otimizando a rentabilidade e fazendo o manejo do risco. Se o fundo aloca capital prioritariamente em ativos do mercado imobiliário, ele é chamado de Fundo Imobiliário.

Eles podem investir tanto em imóveis quanto em títulos de renda fixa imobiliária. Existem fundos que investem em imóveis de alto padrão. Estamos falando de shopping centers, condomínios de galpões logísticos, prédios comerciais, entre outros.

Assim, se você está em um fundo desse tipo, tem o direito de receber parte dos aluguéis que são distribuídos entre os cotistas. A distribuição é feita de acordo com a quantidade de cotas de cada um, de modo que pode gerar renda passiva.

3. Ações

Para investir em 2021, talvez você queira analisar a possibilidade de investir em Ações. Elas representam uma pequena fração do capital social de uma empresa. Quando você as compra, torna-se sócio e pode ter participação nos lucros.

Entretanto, tenha em mente que as Ações, assim como os Fundos Imobiliários, fazem parte do mercado de renda variável. Por isso, são consideradas uma alternativa de investimento mais arriscada.

Desse modo, as Ações geralmente são indicadas para quem tem uma boa tolerância a perdas. O motivo é que o valor dos papéis de uma empresa pode cair ou subir inesperadamente. No entanto, o alto risco traz consigo a possibilidade de se obter uma rentabilidade mais alta.

Mas lembre-se de que não há garantias na renda variável. É essencial analisar os fundamentos da empresa antes de investir nela, para diminuir os riscos. Buscar uma assessoria de investimentos pode ser interessante para entender mais sobre o funcionamento dos investimentos.

4. Tesouro IPCA+

Você já deve ter ouvido falar no Tesouro Direto, não é mesmo? Esse é o nome do sistema criado pelo Tesouro Nacional para possibilitar que qualquer investidor compre títulos públicos federais. Um desses títulos é o Tesouro IPCA+.

Será que essa pode ser uma boa alternativa para você investir em 2021? Para tomar uma boa decisão, é importante entender o que são títulos públicos e o que é Tesouro IPCA+.

O Governo brasileiro precisa captar recursos, os quais financiam a dívida pública e possibilitam investimentos em áreas como saúde, educação e infraestrutura. Para isso, ele emite títulos, que podem ser comprados pelos investidores.

Na prática, é o mesmo que emprestar dinheiro para o Governo, e, em troca, você recebe uma remuneração. No caso do Tesouro IPCA+, a rentabilidade é composta por uma parcela pós-fixada e outra prefixada.

A pós-fixada acompanha o índice de inflação. A prefixada é uma taxa fixa adicional, que é indicada na hora em que você investe. Assim, investir nele é garantir ganhos sempre acima da inflação.

5. Previdência Privada

Você se pergunta se a previdência social será suficiente para você manter o seu padrão de vida quando se aposentar? Ela até pode ser um complemento interessante, mas é necessário recorrer a outras rendas.

Algo que pode proporcionar a você uma renda no futuro é uma Previdência Privada. Inclusive, há planos que oferecem benefícios tributários, o que significa conseguir um abatimento no Imposto de Renda. Por isso, ao investir em 2021, analise se essa alternativa seria adequada no seu caso.

Cada um desses investimentos que você acabou de ver tem suas vantagens. No entanto, é preciso considerar os seus objetivos e o seu perfil. Essa avaliação cuidadosa é essencial para tomar boas decisões.

Se você ainda não tem o costume de guardar dinheiro, comece a investir em 2021. Os 5 investimentos que vimos podem ajudar seus sonhos a se tornarem realidade. O tempo está passando, e é preciso aproveitá-lo desde já, certo?

Quer entender ainda mais sobre investimentos? Assine a nossa newsletter e receba nossas dicas por e-mail!