Renova Invest Facebook

Yearn.finance (YFI): como funciona essa criptomoeda

yearn.finance
yearn.finance

As finanças descentralizadas (DeFi) estão revolucionando o sistema financeiro por permitirem trazer serviços e produtos tradicionais para o mercado de criptomoedas — como os empréstimos. Entre os protocolos DeFi, destaca-se o yearn.finance, com sua criptomoeda YFI.

Com ele, o investidor tem a oportunidade de aumentar seus ganhos sem precisar minerar blocos ou realizar negociações com moedas digitais. Por isso, vale a pena conhecer as possibilidades oferecidas por esse protocolo.

A seguir, você entenderá o que é yearn.finance, conhecerá a criptomoeda YFI e mais. Acompanhe!

O que são finanças descentralizadas (DeFi)?

Para entender o yearn.finance e seu token YFI, é preciso primeiro conhecer as finanças descentralizadas ou decentralized finance (DeFi), em inglês. Esse termo se refere a um conjunto de aplicativos, projetos, produtos e serviços financeiros construídos em redes blockchains.

Assim, os usuários podem realizar transações financeiras entre si, sem a necessidade de intermediários. Ou seja, é possível remover a figura de instituições financeiras na contratação de empréstimos ou negociação de criptomoedas, por exemplo.

Essas operações são viabilizadas por meio de contratos inteligentes — também chamados de smart contracts. Eles são acordos que se executam automaticamente diante do cumprimento de termos e condições pré-estabelecidas pelas partes envolvidas na negociação.

Quais são as formas de ganhar dinheiro com as DeFi?

Você também precisa conhecer as maneiras de investir em DeFi. A primeira delas é por meio da compra de tokens nativos da rede que podem ser negociados como criptomoedas no mercado. Desse modo, é possível tentar obter ganhos por meio da valorização dos ativos.

A segunda forma de investir em DeFi é por meio de staking, que acontece quando os usuários bloqueiam os tokens na blockchain para minerar moedas. Em troca, eles recebem ativos como recompensa pela validação de blocos.

Outra maneira de fazer investimentos em finanças descentralizadas é com o yield farming, ou agricultura de rendimento. Essa estratégia é semelhante ao empréstimo tradicional para promover liquidez para as operações na rede — como você verá a seguir.

O que é e como funciona o yearn.finance?

Após conhecer as finanças descentralizadas, fica mais fácil compreender que o yearn.finance é um conjunto de protocolos executados em projetos DeFi que operam em uma blockchain. O seu objetivo é ajudar os usuários a disponibilizar um empréstimo de criptomoedas com altas taxas de juros.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Com isso, os investidores podem identificar oportunidades que ofereçam as melhores taxas de retornos na rede. Portanto, o yearn.finance pode ajudá-lo a ampliar os seus ganhos por meio desse tipo de investimento.

Na prática, o yearn.finance pesquisa automaticamente os protocolos de empréstimo DeFi que operam na ethereum para encontrar as taxas de juros mais altas. Em seguida, o sistema apresenta os resultados em uma tabela, permitindo ao investidor visualizar os retornos de cada um deles.

Após a comparação, o usuário pode investir seu dinheiro no yearn.finance para fornecer liquidez a determinados protocolos. Em troca, ele recebe parte dos juros cobrados no empréstimo e recompensas monetárias por sua participação, ampliando seus ganhos na rede.

Além disso, o yearn.finance permite ao investidor fazer diversas aplicações em poucos cliques. Desse modo, ele pode colher os retornos dos seus investimentos, de forma simples e prática. Daí o nome da estratégia: agricultura de rendimento.

O que é o token YFI?

Agora que você sabe o que é e como funciona o yearn.finance, é hora de conhecer o YFI. Trata-se de um token nativo do próprio sistema, que foi originalmente desenvolvido para reger a plataforma. Assim, qualquer usuário em posse de YFI pode participar de diversas decisões do protocolo.

Além de ser um token de governança, o YFI serve como pagamento de rendimento de um empréstimo e incentivo à participação nesse processo e na mineração de blocos. Afinal, os dois procedimentos são fundamentais para a sustentação do projeto yearn.finance.

Ademais, o YFI pode ser usado como criptomoeda, devido ao seu valor no mercado financeiro. Com isso, o investidor tem a oportunidade de otimizar seus ganhos diante de uma potencial valorização do token no mercado.

Vale a pena investir no token do yearn.finance?

Como você viu, existem diversas maneiras de obter retornos financeiros no yearn.finance. Por isso, pode ser interessante descobrir se o investimento em YFI vale a pena para sua estratégia. Para chegar a uma conclusão, é necessário avaliar alguns aspectos.

Entre eles, você deve saber se esse investimento está alinhado ao seu perfil de investidor. Lembre-se que as criptomoedas são ativos que costumam apresentar riscos elevados devido à sua volatilidade. Por isso, o YFI tende a ser apropriado para investidores mais arrojados.

Para tomar uma boa decisão, você também deve ter em mente os seus objetivos financeiros, pois o prazo dos investimentos depende do seu horizonte de tempo para deixar o dinheiro alocado. Nesse sentido, o YFI pode ser utilizado visando o curto ou o longo prazo.


Como investir no token do yearn.finance com segurança?

Se, depois de conhecer o protocolo yearn.finance, você estiver interessado no YFI, é válido saber como expor uma parte do seu capital ao mercado de criptomoedas. Existem duas formas principais de fazer isso, sendo uma direta e a outra indireta.

A primeira ocorre com a compra e venda de ativos digitais nas exchanges. Mas, como não há regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), muitos investidores preferem o investimento indireto.

Ele é possível por meio de fundo de investimento em moedas digitais. Eles são veículos coletivos por meio dos quais os investidores delegam o poder de decisão a um gestor profissional. Um dos fundos de criptomoedas disponíveis no mercado brasileiro é o QR blockchain Assets FIM IE.

Os ETFs (fundos de índice) são outra alternativa regulamentada. Eles são um tipo de fundo de investimento cujo objetivo é replicar um índice financeiro. Assim, existem diversos fundos atrelados a indicadores de criptomoedas. Esse é o caso do Hashdex Nasdaq Crypto Index.

Além disso, você pode investir em criptomoedas por meio de BDRs. Essa é a sigla para brazilian depositary receipts. Eles são certificados de depósito de valores mobiliários negociados no Brasil, mas lastreados em investimentos estrangeiros.

Dessa forma, há diversos BDRs de ações de empresas do mercado de cripto, por exemplo. Logo, eles ampliam as possibilidades do investidor brasileiro. Entre eles, pode-se citar o NVDC34, que tem lastro nas ações da Nvidia, fabricante de chips usados em mineração.

Conclusão

Agora que você conhece o protocolo yearn.finance tem mais condições de decidir se o investimento em YFI vale a pena para a sua carteira. Contudo, não se esqueça de analisar seu perfil de investidor e objetivos financeiros para garantir uma escolha fundamentada.

Quer saber mais sobre essa e outras oportunidades? Entre em contato com a Renova Invest e converse com um de nossos assessores de investimento!

 

Quer saber mais sobre o mercado financeiro? Então acompanhe nossos conteúdos no YouTube, Facebook e Instagram!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.