Após o sucesso do bitcoin, surgiram diversas blockchains com recursos diferenciados. Esse é o caso da tezos, com sua própria criptomoeda XTZ. Ela possui um sistema auto atualizável, evitando problemas como a bifurcação da rede.

Por isso, vale a pena conhecê-la e entender melhor como ela se destaca das demais plataformas no mercado. Assim, você terá mais condições de decidir se é vantajoso adicionar o ativo da rede ao seu portfólio, se a escolha fizer sentido para o seu perfil de investidor e seus objetivos.

Continue a leitura para descobrir o que é, como funciona e como investir na tezos (XTZ)!

O que é tezos (XTZ)?

A tezos é uma rede blockchain que permite a criação de aplicativos diversos e contratos inteligentes (smart contracts). Ainda, ela possibilita a realização de transferências financeiras entre os usuários. Semelhantemente às demais blockchains, a plataforma também é descentralizada.

Ou seja, a tezos não é controlada por nenhuma autoridade monetária ou instituição financeira e, sim, administrada pelos próprios participantes da rede. Logo, você não depende do Governo ou de bancos para movimentar seu dinheiro.

Como funciona a plataforma tezos?

Entendeu o que é a tezos? Agora é hora de conhecer o seu funcionamento. Ela apresenta código aberto e oferece transações por meio da tecnologia peer-to-peer (P2P), garantindo a descentralização da rede.

Além disso, todas as informações de um grupo de operações são armazenadas em blocos, os quais são registrados e verificados por mineradores. Para isso ser possível, a tezos utiliza o consenso de proof of stake (PoS) ou prova de participação.

Esse protocolo escolhe a próxima pessoa a minerar um bloco na tezos por meio de sorteios aleatórios. Assim, ele não requer um alto poder computacional na resolução dos problemas criptográficos, ampliando a participação dos usuários no processo de mineração.

Após serem validados, os blocos são ligados ao anterior, formando uma cadeia de blocos — daí o nome blockchain. Eles se conectam de forma segura para evitar que qualquer um seja alterado por parte de um minerador mal-intencionado.

Outra característica importante da tezos diz respeito à sua governança. Os usuários interessados votam sobre as propostas de mudanças de códigos. Depois desse processo, a sugestão escolhida é testada em uma blockchain paralela e temporária para verificar se ela funciona e é segura.

Em seguida, há uma nova votação para definir se o projeto proposto será realmente implementado na plataforma. Após a decisão, se ela for positiva, a tezos é atualizada automaticamente. Com isso, é possível promover a descentralização da rede.

Essa dinâmica ajuda a eliminar problemas como a bifurcação — divisão de uma blockchain em dois sistemas. Normalmente, isso acontece por desentendimentos entre os usuários quanto às mudanças implementadas pela decisão de um grupo minoritário, como aconteceu com bitcoin e ethereum.

QUANTO VOCÊ TERIA HOJE SE TIVESSE COMPRADO UM BITCOIN HÁ 10 ANOS ATRÁS?

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Esteja preparado para sua próxima chance Rendimento bitcoin

Como a tezos surgiu?

Depois de conhecer as principais características da tezos, vale saber como essa rede surgiu. O projeto foi lançado em 2014 por Arthur Breitman, sob o pseudônimo “L.M Goodman”. O objetivo era apresentar soluções para os problemas enfrentados pelas blockchains da época, como a bifurcação.

Após o lançamento da tezos, Breitman contratou a empresa OCamlPro para assumir o projeto de desenvolvimento do protótipo. Em julho de 2017, a rede realizou uma oferta inicial de moedas (ICO) para a arrecadação de fundos, permitindo a continuação do projeto.

No ano de 2018, a plataforma lançou a própria criptomoeda, a XTZ. Como toda moeda digital, ela pode ser utilizada para pagamentos online e como alternativa de investimento — devido à volatilidade de seu preço.

Quanto custa a criptomoeda da tezos?

Como você viu, a XTZ é a criptomoeda da blockchain tezos. Por causa de suas características, ela pode ser usada como alternativa de investimento. Quem tem interesse em investir nesse ativo geralmente se pergunta qual é o seu preço.

Nesse sentido, é importante ressaltar que as criptomoedas estão sujeitas à lei da oferta e demanda. Como a variação do preço é constante, para saber quanto o preço da XTZ é preciso acompanhar sua cotação em tempo real por meio de gráficos de fontes confiáveis.

Vale a pena investir em XTZ?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a criptomoeda da tezos, a XTZ, pode se perguntar se vale a pena investir nela. Essa é uma resposta individual. Antes de tomar uma decisão, lembre-se de considerar fatores importantes — como o seu perfil de investidor.

Ele possibilita entender se essa alternativa corresponde ao seu nível de tolerância aos riscos e perdas relacionados ao investimento. Ao fazer essa análise, é preciso ter em mente que as criptomoedas são opções arriscadas, devido à alta volatilidade.

Outro ponto a ser considerado são os seus objetivos financeiros. Defini-los ajuda a saber se a criptomoeda XTZ pode ser útil na realização de seus planos — e se o investimento nela se adéqua ao seu horizonte de prazo. Assim, é mais fácil identificar se o aporte faz sentido na sua estratégia.

Como investir em XTZ com segurança?

Caso você conclua que o investimento em XTZ vale a pena, é preciso aprender como aproveitar essa oportunidade. É possível investir em criptomoedas de duas maneiras. Uma delas é por meio da compra direta — que ocorre nas plataformas chamadas de exchanges.

Contudo, por essa opção não ser regulamentada no Brasil, muitos investidores preferem alternativas que contem com a regulamentação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Se for o seu caso, você pode aproveitar investimentos indiretos.

As principais opções são os fundos de investimento em criptomoedas, negociados em bancos de investimentos. Também há os fundos de índice (ETF) de cripto, que podem ser encontrados na bolsa. E você pode encontrar, ainda, brazilian depositary receipts (BDR) de empresas ligadas a criptos.

Para investir em XTZ de modo regulamentado, você precisará da intermediação de um banco de investimentos. Ao abrir sua conta nele, será viável acessar a plataforma de negociação ou o ambiente da bolsa de valores brasileira (B3) para realizar seus aportes.

Agora você sabe o que é e como funciona a tezos e sua criptomoeda XTZ. Então tem condições para começar a avaliar se o investimento vale a pena. Lembre-se de considerar seu perfil e objetivos pessoais para tomar uma decisão mais acertada.

Precisa do apoio de uma assessoria de investimentos para começar a investir? Entre em contato conosco da Renova Invest e converse com um de nossos assessores!