Renova Invest Facebook

5 dos melhores fundos de investimentos pra 2022

melhores fundos de investimentos
melhores fundos de investimentos

Conhecer, acompanhar e escolher os melhores fundos de investimentos pode ajudar você a consolidar sua estratégia financeira. Em 2022, essas modalidades podem se tornar ainda mais importantes, considerando os cenários nacional e internacional.

Por isso, vale a pena entender quais são as alternativas disponíveis no mercado financeiro e o que elas oferecem. Assim, você pode escolher aquele que estiver mais alinhado às suas características.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra quais são 5 entre os melhores fundos para 2022!

Por que investir em fundos de investimentos em 2022?

O investimento em fundos pode trazer diversas vantagens. Por exemplo, a acessibilidade. Afinal, o custo de uma cota costuma ser bem menor do que o preço dos ativos que fazem parte do portfólio do fundo — desde títulos e valores mobiliários a imóveis físicos.

Além disso, os fundos de investimento aumentam sua praticidade no mercado financeiro. Isso porque a gestão é profissional. Logo, você não precisa realizar as operações individualmente ou tomar decisões autônomas sobre onde investir.

Outra vantagem é que muitos fundos são diversificados. Desse modo, eles ajudam a variar sua carteira e diluir os riscos. Certos fundos também oferecem uma forma de aproveitar as condições do mercado internacional e de moedas estrangeiras, como o dólar.

Nesse sentido, os fundos podem ajudar a compor uma carteira diversa e sólida em 2022. Nesse ano, a economia brasileira ainda estará em recuperação da pandemia, com um provável cenário de inflação e juros altos. Além disso, as eleições presidenciais tendem a aumentar a volatilidade.

5 Dos melhores fundos de investimentos para acompanhar em 2022

Considerando que investir em fundos pode ser uma boa alternativa do mercado financeiro, vale a pena conhecer os que podem ser mais interessantes para 2022. Mas atenção: eles não são sugestões de aportes. Cabe a cada investidor avaliar se a opção é vantajosa para si.

Com isso em mente, conheça 5 dos melhores tipos de fundos de investimentos para aproveitar ao longo do ano!

1. Fundos indexados à inflação

Em 2021, a prévia da inflação fechou dezembro em cerca de 10,42%. Por estar acima da média definida pelo Banco Central, pode-se dizer que o ano esteve relacionado a um avanço inflacionário. E é provável que o índice siga alto em 2022.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Nesse contexto, uma das modalidades de investimento possíveis é o fundo de inflação. Ele é composto, majoritariamente, por títulos de renda fixa atrelados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com isso, a ideia é que o retorno seja superior à inflação.

Essa pode ser uma alternativa interessante para proteger a carteira, especialmente em períodos de incertezas econômicas. Com isso, o fundo de inflação pode ajudar a manter o poder de compra do seu patrimônio ao longo do tempo.

2. Fundos de crédito privado

Outra oportunidade de fundo está relacionada ao crédito privado. Esses fundos investem em títulos de dívidas emitidos por companhias não financeiras e podem ser uma alternativa para quem está disposto a correr mais riscos, sem deixar a renda fixa.

No fundo de debêntures, por exemplo, o foco está em títulos de dívida de médio e longo prazo das empresas. Entre as opções, há debêntures incentivadas — que são isentas de Imposto de Renda.

Já os fundos de investimento em direitos creditórios (FIDC) investem a maior parte do patrimônio em direitos creditórios. Com isso, eles conseguem aproveitar as diferentes oportunidades do crédito privado.

3. Fundos de índice

Os fundos de índice ou ETFs são de renda variável e têm cotas negociadas na B3, a bolsa de valores brasileira. O objetivo deles é replicar a carteira teórica de um índice de mercado. Como consequência, os ETFs têm gestão passiva — o que pode reduzir a taxa de administração.

Ao longo de 2021, ocorreram diversos lançamentos de ETFs — inclusive internacionais e temáticos. Eles podem gerar oportunidades de diversificação para os investidores.

4. Fundos multimercado

Entre os melhores fundos de investimentos, também é possível destacar os fundos multimercados. Eles se caracterizam por serem mais flexíveis quanto à alocação de recursos, pois não precisam investir quantias específicas em certos ativos ou aplicações.

Cada fundo multimercado tem sua própria estratégia — que pode ser mais arriscada ou mais conservadora. Um destaque está nos fundos internacionais: eles permitem dolarizar parte da carteira e se expor a outras economias, o que pode ser útil em 2022.

5. Fundos imobiliários

Por fim, os fundos de investimento imobiliário (FIIs) estão entre as alternativas mais procuradas ao longo do tempo. Eles investem a maioria dos recursos em ativos do mercado de imóveis e se dividem em:


  • fundos de papel: aplicam em títulos de renda fixa, como letra de crédito imobiliário (LCI), certificado de recebíveis imobiliários (CRI) e letra hipotecária (LH);
  • fundos de tijolo: priorizam a compra de imóveis físicos para aluguel ou venda;
  • fundos de fundos: direcionam a maioria dos recursos para a compra de cotas de outros FIIs.

Como você pode ver, os fundos desse tipo permitem participar do mercado de imóveis de forma acessível e prática. Assim, podem interessar aos investidores que acreditam na recuperação do setor depois da pandemia de covid-19.

Como investir em fundos de investimentos?

Após conhecer quais são os melhores fundos de investimentos para 2022, é preciso saber decidir quais deles podem fazer sentido para sua estratégia. Então comece identificando o seu perfil de investidor para entender seu nível de tolerância ao risco.

Geralmente, conservadores estão mais alinhados com fundos de renda fixa, que também podem ajudar a diversificar carteiras moderadas e arrojados. Já quem tiver maior tolerância ao risco pode aproveitar as oportunidades de renda variável.

Além do perfil, definir seus objetivos também é importante. Em geral, investir com foco no longo prazo favorece um possível acúmulo de patrimônio e dilui parte dos riscos da renda variável, por exemplo. Já metas de curto prazo podem ser mais adequadas para a renda fixa.

Após pensar nessas questões, você deverá abrir conta em um banco de investimentos. Dessa forma, poderá acessar os fundos que integram o portfólio da instituição ou, no caso dos ETFs e FIIs, adquirir as cotas na bolsa de valores.

Conhecendo 5 dos melhores fundos de investimentos, você pode diversificar sua carteira para 2022. Com isso, poderá alcançar os resultados de interesse, considerando suas características — como perfil e objetivos financeiros.

Essas informações foram úteis? Se quiser ajuda para conhecer melhor os fundos e outros investimentos, entre em contato conosco da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.