Conheça a gestora Forpus Capital

Conheça a gestora Forpus Capital

Você já ouviu falar da Forpus Capital? Essa empresa tem se destacado de diversas formas. Uma delas é por sua gestão profissional de qualidade e seus resultados positivos — mesmo ao lidar com um mercado em crise.

Para entender melhor do que se trata, é preciso conhecer um pouco mais do papel de uma gestora de recursos. Após compreender esse conceito, confira informações sobre a Forpus!

Aproveite a leitura!

O que é uma gestora de recursos?

Como o nome indica, uma gestora busca gerenciar recursos de investimentos. Para isso, ela os administra e aloca de acordo com o objetivo em questão. De modo a ofertar o máximo de qualidade nesse trabalho, a gestora conta com uma equipe gabaritada.

Ou seja, que tem conhecimento e experiência ao lidar com o mercado financeiro. Os profissionais que compõem o time são chamados de gestores. Durante sua atuação, eles analisam, planejam e realizam seleções criteriosas de investimentos.

O foco é atender uma estratégia específica. Assim, eles direcionam valores — sempre em alinhamento com as necessidades de seus investidores. Por isso, é comum que as gestoras ofereçam Fundos de Investimento.

Eles podem ser tanto abertos quanto fechados. De maneira semelhante, podem ser de tipos diferentes e ter objetivos distintos. O foco das empresas de gestão é fazer a gerência do patrimônio procedente dos investidores que adquirem as cotas.

Quem é a Forpus?

A Forpus Capital é um exemplo de gestora de recursos. Ela é focada no mercado de Ações e trabalha de maneira independente. A empresa foi fundada em 2014 e, desde então, dedica-se a essa única estratégia de investimento.

Ela busca por retornos acima do Ibovespa ao longo do tempo. Além disso, um dos métodos é concentrar suas operações em ativos de alta liquidez.

Um ponto importante a ser citado em relação à empresa é seu conjunto de valores. Eles incluem:

  • ética;
  • transparência;
  • condução meritocrática de negócios;
  • estabilidade;
  • construção de um relacionamento próximo e duradouro com seus clientes, visando ao longo prazo.

Quais são seus sócios?

O quadro societário da Forpus Capital é composto por profissionais experientes. Eles estão próximos dos conceitos de economia real e administração de recursos. Desse modo, utilizam os conhecimentos para criação das estratégias voltadas ao mercado acionário.

Grande parte do patrimônio dos sócios da Forpus está investida nos produtos e serviços geridos pelos profissionais. Isso pode ser uma forma de passar segurança em relação aos investidores que confiam na equipe.

Os sócios incluem:

  • Francisco Giffoni Meirelles de Andrade;
  • Luiz Alberto Nunes Junior;
  • Michel Shirozono;
  • Rafael Belluci Cintra.

Quais são os fundos da Forpus Capital?

Um dos fundos com o qual a Forpus trabalha foi um dos maiores destaques do ano de 2020. Trata-se do fundo Forpus FIC FIA.

Para entender seu desempenho, é possível fazer uma comparação com o Ibovespa — o indicador mais importante de ativos negociados na B3. Enquanto ele caiu quase 20% em determinado período de 2020, o fundo Forpus FIC FIA registrou uma alta de 1,15%, mesmo sob a turbulência de um mercado em crise.

O resultado pode ser entendido como fruto da combinação de uma estratégia alinhada às necessidades do mercado acionário com proteções tail risk. Elas também são chamadas de risco da cauda.

Elas representam situações com baixo risco de tomarem forma. Porém, caso o façam, podem trazer grandes prejuízos às carteiras.

Para entender mais o bom desempenho do fundo Forpus FIC FIA, vamos falar sobre dois pontos fundamentais nesse sentido.

Confira!

Performance do gestor

A construção e o sucesso de uma estratégia que busque superar, com êxito, o Ibovespa, não é tão simples quanto parece. É preciso contar com experiência, profissionalismo e lógica. Desse modo, é imprescindível buscar por gestores de alto padrão.

Se essa tarefa, por si, já pode ser complexa, a adição da busca pela proteção ao risco de cauda pode tornar tudo ainda mais desafiador. Por fim, há o custo para se proteger de um mercado volátil.

Ao analisar todos esses fatores, percebe-se a relevância da equipe. A Forpus contou — e conta — com times sólidos na hora de lidar com seus fundos. E os resultados apresentados clarificam tanto os valores da empresa quanto sua disciplina e convicção ao trabalhar.

Controle de risco

Um fator essencial nos resultados do fundo Forpus FIC FIA é o controle de risco. Todo e qualquer fundo de Ações está sujeito aos riscos do mercado. Eles incluem resultados ruins ou aumento das oscilações, por exemplo.

Dessa maneira, investir em um controle de risco é fundamental. Ao considerar que um dos principais pontos que movimentam a Forpus é a proteção do portfólio de investimentos, a equipe manteve-se atenta à gestão desse elemento.

Assim, o fator está ligado aos efeitos superiores ao Ibovespa. É importante reforçar, contudo, que o impacto positivo do fundo Forpus FIC FIA não é garantia de resultados futuros. Afinal, na renda variável não há previsibilidade nesse sentido.

O investidor deve sempre atentar aos riscos, ao perfil de investidor e aos objetivos em questão. Alinhar esses pontos é imprescindível para o gerenciamento de expectativas de qualquer estratégia na sua carteira.

Outros fundos da gestora

Além do fundo Forpus FIC FIA, existem outras modalidades disponíveis na Forpus Capital. A empresa também conta com o Forpus 70 Prev Fim e com o Forpus Multiestratégia Fim lp.

O primeiro, como o nome indica, se volta à Previdência. Ele usa de uma estratégia de investimento top-down setorial. Dessa maneira, analisa, diariamente, a realidade dos cenários econômicos e políticos de todo o mundo.

Já o segundo é um fundo multimercado multiestratégia de perfil agressivo. Seu papel é superar o CDI no longo prazo. Para isso, também segue uma estratégia de investimento top-down.

Caso seu perfil de investidor e seus objetivos estejam alinhados às informações deste conteúdo, não deixe de conhecer os fundos da Forpus. É possível investir neles por meio de um de seus parceiros, como o BTG Pactual digital!

E se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a Renova que podemos ajudar você!

(Visited 81 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Mais Lidos

Postagens Relacionadas

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.