Renova Invest Facebook

Ethernity Chain (ERN): conheça essa plataforma!

Ethernity Chain
Ethernity Chain

É inegável o crescimento da procura por NTFs no mercado de criptoativos. Porém, acompanhando a prosperidade do setor, golpes e fraudes são aplicados diariamente. Nesse cenário, visando trazer mais segurança para essas transações, surgiu a Ethernity Chain.

Embora as transações de criptoativos sejam seguras por conta da tecnologia blockchain, a falta de regulamentação e fiscalização desse mercado abre espaço para hackers e golpistas. Porém, quando se fala na negociação de NFTs, um dos maiores riscos está em negociar ativos não autênticos.

Se você quer saber o que a Ethernity Chain faz para evitar esse tipo de ocorrência e como ela funciona, leia este artigo até o final.

Acompanhe!

O que é um NFT?

Para aprender mais sobre a Ethernity Chain de forma consistente, é pertinente compreender o conceito de NTF. A sigla se refere ao non-fungible token (token não fungível), que consiste em uma representação digital de um item em uma blockchain.

O termo não fungível diz respeito àquilo que não pode ser dividido, nem substituído por outro — ou seja, é um bem único. Diante desse funcionamento, qualquer bem pode se tornar um NFT, desde que seja único ou exclusivo.

Embora grande parte deles envolvam objetos digitais, é possível que sejam gerados com base em itens físicos. Por conta disso, surge a problemática a respeito da autenticidade do NFT.

Imagine que você gaste uma alta soma em dinheiro em uma obra de arte e, depois, descobre que aquela não é a sua versão original. Esse risco também está presente nos NTFs.

Por exemplo, em setembro de 2021, um colecionador de arte digital adquiriu por US$ 336 mil (aproximadamente R$ 1,7 milhão) um NFT falso atribuído ao grafiteiro britânico Banksy. O artista de rua nunca registrou nenhuma de suas obras no formato de crypto art.

Devido à repercussão do caso, o cibercriminoso devolveu o valor pago ao colecionador. Porém, as chances de isso acontecer são bastante remotas. Afinal, as operações realizadas em uma blockchain não podem ser desfeitas, exigindo maior atenção.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é e como funciona o Ethernity Chain?

Diante da insegurança quanto à autenticidade de um NFT, a Ethernity Chain surgiu com a proposta de garantir que esses criptoativos são genuínos. Na prática, trata-se de uma plataforma baseada em blockchain que produz tokens não fungíveis autenticados (aNFTs).

A rede Ethernity foi criada por Nick Rose Ntertsas, em 8 de março de 2021, sendo financiada pelo sistema de crowdfunding no site Polkastarter. Seu principal propósito é trazer inovação e segurança à arte digital e NFTs. Além disso, a rede ajuda a determinar o valor desses itens.

O seu funcionamento é pautado em parceria com marcas famosas, lendas do esporte, figuras do entretenimento e artistas digitais. São esses agentes que fornecem a arte à Ethernity, que cria o aNFTs em edições limitadas que, posteriormente, são vendidas em leilões.

Ademais, os artistas que participam da Ethernity Chain contam com a possibilidade de doar parte da receita obtida com as vendas dos aNFTs para uma instituição de caridade de sua escolha. Logo, a rede cria laços estreitos entre artistas e influenciadores com a caridade e filantropia.

Uma das parcerias da plataforma foi feita com “o rei do futebol”, o Pelé. Considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, foi criada a “coleção de Pelé” com cartões digitais (aNFTs) colecionáveis. Cerca de 90% das receitas obtidas com as vendas desses ativos digitais foram revertidas para a fundação de caridade Pelé10.

Como comprar os ativos digitais vendidos na Ethernity Chain?

Se você estiver interessado na aquisição dos aNFTs vendidos na plataforma Ethernity Chain, precisará comprar a sua criptomoeda, o token Ethernity Chain (ERN). Ela pode ser adquirida em exchanges centralizadas como a Binance ou descentralizadas, a exemplo da Uniswap.

Seu funcionamento é semelhante ao de outras criptomoedas — como o bitcoin ou ether — e também está pautada na tecnologia blockchain. No total, serão emitidas 30 milhões de Ethernity Chain (ERN). Porém, em janeiro de 2022, já estavam em circulação mais de 11 milhões de moedas.

Além de ser utilizado nas aquisições, o token Ethernity Chain (ERN) pode ser usado para fazer farming e participar de pools de liquidez (staking). Esses processos trazem alternativas para a mineração da criptomoeda, ou seja, são meios de gerar novas moedas.

No entanto, se você pretende investir nesse mercado, precisará estar atento aos riscos. No Brasil, ainda não há regulamentação acerca da negociação de criptoativos. Afinal, como você viu, será necessário se vincular a exchanges, muitas vezes estrangeiras, que não seguem nenhuma legislação.

Isso significa que, se você tiver dificuldades ou problemas com alguma negociação, poderá ficar desamparado e não reaver o dinheiro investido. Por isso, para investir em NFTs ou aNFTs é preciso ter um apetite maior aos riscos.


Como investir no mercado de NFTs de forma segura?

Caso você tenha se interessado pelo investimento em criptoativos, mas não quer correr o risco de expor seu capital via empresas estrangeiras, poderá encontrar alternativas no mercado nacional. É o caso de contar com fundos de investimentos voltados ao mercado cripto.

A vantagem dessas alternativas está no fato de que esses fundos contam com proteção institucional. Afinal, eles são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o mesmo órgão que fiscaliza a bolsa de valores brasileira (B3).

Conheça melhor as alternativas disponíveis!

Fundos de criptomoedas

Nas plataformas dos melhores bancos de investimento, você poderá encontrar fundos de investimentos que investem em criptomoedas. Esses fundos são veículos coletivos, formados pela junção de capital de diversos investidores.

O patrimônio do fundo fica sob a administração de um gestor profissional, que monta uma carteira de ativos de acordo com os objetivos estabelecidos. A exposição do portfólio do fundo de criptomoeda costuma variar entre 20% e 100%.

Portanto, é importante conferir a lâmina para identificar as estratégias adotadas, de modo a encontrar o fundo mais alinhado ao seu perfil e objetivos.

ETFs

Os exchange traded funds (ETFs) também são fundos de investimento e funcionam de forma semelhante a outros fundos. Porém, seus objetivos são diferentes, já que os ETFs têm gestão passiva — ou seja, buscam espelhar a performance de um índice de mercado.

Nesse sentido, o gestor montará o portfólio do fundo com base nos mesmos ativos que compõem a carteira teórica do benchmark escolhido. Atualmente, podem ser encontrados ETFs na bolsa de valores brasileira que estão lastrados em índices de criptomoedas.

Agora você sabe o que é Ethernity Chain, bem como a forma de investir nessa alternativa — se isso fizer sentido para você. Entretanto, se quiser contar com mais segurança ao se expor ao mercado cripto, vale a pena buscar por opções disponíveis no mercado brasileiro.

Ficou com alguma dúvida a respeito do conteúdo? Entre em contato com nossa equipe e veja como podemos lhe ajudar!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.