Renova Invest Facebook

O que é rolagem no mercado financeiro?

rolagem
rolagem

A bolsa de valores é um ambiente onde podem ser encontrados diversos termos e jargões que nem todos os investidores ou especuladores estão habituados. Por exemplo, você sabe o que é rolagem ou como ela funciona?

Conhecer o seu conceito pode ser de grande ajuda para quem opera ou deseja operar derivativos financeiros como contratos futuros, contratos de opções ou contratos a termo. Afinal, todos eles envolvem negociações que visam datas futuras, viabilizando a rolagem.

Se você ficou curioso e quer aprender o que é a rolagem no mercado financeiro, prossiga com a leitura deste post até o final.

Acompanhe!

O que significa o termo rolagem?

Em finanças, o termo rolagem está normalmente associado à prorrogação do pagamento de uma dívida. Ou seja, representa o ato de “rolar” a dívida para uma data posterior. Em geral, isso envolve a troca de títulos de uma dívida antiga para se constituir uma dívida nova.

Também conhecida como calendar spread, em inglês, a rolagem no mercado financeiro diz respeito a uma estratégia operacional. Ela consiste em montar uma estrutura visando aproveitar a diferença de preços existentes entre vencimentos distintos de um determinado contrato.

Diante disso, ela costuma ser utilizada nos mercados em que é possível a negociação de ativos visando datas de vencimento futuras. É o caso do mercado futuro, mercado de opções e mercado a termo, os quais serão abordados mais adiante.

Como a rolagem funciona no mercado futuro?

O mercado futuro é um ambiente de negociação onde os participantes podem especular as expectativas de preços de um ativo em data futura. Portanto, não há a compra e venda direta do ativo, mas o mero posicionamento quanto ao seu preço no futuro.

Nesse sentido, se posiciona na ponta compradora quem acredita na valorização do ativo e na ponta vendedora quem projeta a sua queda. Os preços são reajustados diariamente com base em uma média ponderada das negociações do dia.

Aqueles que estiverem posicionados serão debitados ou creditados de acordo com a diferença entre as suas posições e o ajuste diário. O resultado do operador corresponderá à soma de todos os ajustes a até a data de vencimento do contrato.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Ademais, cada contrato futuro possui uma data de vencimento específica. Isso permite que o interessado se posicione em diferentes vencimentos para o mesmo contrato. Por exemplo, os contratos e minicontratos futuros de dólar (DOL e WDO) possuem vencimentos mensais.

Isso significa que você pode explorar as diferenças de preços entre um contrato que tenha vencimento em abril e outro com vencimento em maio, por exemplo. Também é possível encerrar a posição do derivativo com menor ou maior prazo, a depender da conveniência do momento.

Como a rolagem funciona no mercado de opções?

Após conferir o funcionamento da rolagem no mercado futuro, é válido estudar como isso acontece no mercado de opções. Nele, são negociados direitos sobre a compra ou venda sobre um ativo em data futura, por um preço fechado.

Logo é possível comprar ou vender o direito de compra (call), bem como comprar ou vender o direito de venda (put). Quem adquire a opção (de call ou put) é chamado de tomador. Para tanto, ele precisa pagar um prêmio específico (uma espécie de sinal).

Ao chegar na data de vencimento, o tomador terá a opção de exercer o seu direito, comprando ou vendendo o ativo pelo preço (strike) combinado.

Já o vendedor da opção é conhecido como lançador. Ele recebe o valor do prêmio e fica obrigado a cumprir o contrato se o tomador decidir exercer a opção. Na hipótese de ele não exercer o direito, a opção deixa de existir (vira pó) e a obrigação não poderá ser mais exigida.

Quando se fala em rolagem de opções, você consegue prorrogar uma operação para uma data de vencimento posterior. Por exemplo, imagine que você tenha comprado uma call com vencimento em junho, acreditando na valorização do ativo.

No entanto, chegando próximo a essa data, você verifique que as condições não são interessantes para exercê-la. Nesse caso, é possível vender as opções de call compradas e adquirir novas opções de call com vencimento posterior, postergando o exercício para um momento mais oportuno.

Como a rolagem funciona no mercado a termo?

Por sua vez, o mercado a termo é um ambiente onde interessados podem negociar a compra e venda de ativos para datas posteriores. Essas negociações devem respeitar um prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias.

Nesse tipo de contratação, costuma ser convencionado o pagamento de uma taxa de juros ao vendedor enquanto durar o contrato. Portanto, semelhante às alternativas anteriores, você poderá fazer a rolagem de suas operações para prorrogar a validade e duração de uma estratégia.


Na prática, será necessário encerrar a sua operação direta (compra e venda no mesmo preço, pagando a taxa do termo) e, em paralelo, abrir uma nova posição com um vencimento maior.

Quais as vantagens e riscos envolvidos?

Conhecendo agora o funcionamento da rolagem, talvez você queira saber as vantagens e riscos envolvidos nesse processo, certo?

A principal vantagem da rolagem é o controle de risco, considerando que é possível negociar diferentes vencimentos de uma mesma posição. Nesse sentido, você tem mais chances de evitar prejuízos ao rolar os contratos para períodos mais convenientes às suas estratégias.

Por outro lado, a depender das datas escolhidas, você corre o risco de ter que negociar um contrato sem liquidez. Isto é, que tenha poucos interessados em negociá-lo. Nesse caso, as chances de sofrer com as variações de preços e realizar perdas financeiras podem ser maiores.

Como fazer a rolagem?

Você deve ter percebido que a rolagem pode ser utilizada para evitar o encerramento de uma operação que ainda pode ter potencial, considerando a sua estratégia. Logo, seu uso é bastante dinâmico e pode ser interessante em diversos cenários.

Entretanto, você precisará ter conhecimento de mercado para estruturá-las quando fizer sentido, bem como possuir uma boa gestão de riscos. Esses cuidados são fundamentais para evitar a prorrogação e até aumento de prejuízos no mercado.

Portanto, se você realmente deseja utilizar a rolagem, faça uma boa avaliação do seu perfil de investidor e objetivos. Você também pode buscar o suporte de um assessor de investimentos. O profissional poderá explicar o funcionamento e características de cada derivativo que pode ser utilizado na estratégia.

Depois de aprender o que é a rolagem, você pode avaliar se é interessante incluir essa estratégia no seu operacional. Se quiser ajuda para entender melhor o funcionamento dos investimentos mencionados, não deixe de contar com uma assessoria qualificada — a exemplo da Renova Invest.

Quer receber o auxílio de profissionais com ampla expertise de mercado? Entre em contato conosco! 

 

Para saber mais sobre o mercado financeiro, acompanhe nossos conteúdos no YouTubeInstagram e LinkedIn!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.