Você sabe o que é Namecoin (NMC)? Ela faz parte de um grande número de criptomoedas disponíveis no mercado financeiro, criadas por meio de tecnologias avançadas. E foi um dos primeiros altcoins de sucesso.

O Namecoin, portanto, é uma das primeiras moedas que foram lançadas e emergiram após o sucesso do Bitcoin (BTC) — a mais conhecida entre as criptomoedas. Por isso, vale a pena conhecê-la.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é Namecoin!

O que são e como funcionam as criptomoedas?

Antes de se aprofundar no conceito de Namecoin, é interessante relembrar o que são e como funcionam as criptomoedas.

Se você é um entusiasta de criptoativos, já deve ter ouvido alguns nomes. Litecoin, Peercoin, Dash e Namecoin são exemplos de moedas digitais. Todos eles representam altcoins. O termo se refere aos ativos que se propõem a ser melhores que o Bitcoin — a primeira criptomoeda de sucesso do mercado.

As criptomoedas fazem partes de sistemas descentralizados de pagamento. Elas são aceitas por diversos comércios de todo o mundo, tendo cada vez mais adesão.

Neles, o chamado blockchain atua como uma espécie de livro de registros, que torna pública toda e qualquer transação realizada. Porém, nessa hora, garante o anonimato dos envolvidos, sendo uma tecnologia complexa.

Um dos principais pontos envolvidos no cenário de criptomoedas como o NMC é o fato delas não serem reguladas por nenhum Banco Central. Assim, são descentralizadas e não têm instituições específicas para amparar suas transações.

O que é Namecoin?

O Namecoin é uma criptomoeda que veio a público em 2011. Sua criação foi apoiada pelo próprio criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Apesar de se basear no BTC em sua fundação, a ideia central do NMC era trazer mais benefícios do que ele.

Em vista disso, o Namecoin foi criado para ser mais que uma moeda digital. Ele surgiu com o objetivo de criar um serviço de Domain Name Server (DNS) baseado em tecnologia blockchain. Desse modo, tem sua própria identidade digital.

Desde o início, o NMC visava a ser um serviço capaz de guardar informações dentro da sua própria blockchain — e foi bem-sucedido nesse sentido.

Quais as semelhanças e diferenças entre Namecoin e Bitcoin?

Uma vez que o Namecoin foi uma das primeiras criptomoedas que surgiram após o Bitcoin, elas dividem muitas semelhanças. Elas são vistas, em especial, em seus códigos e soluções criptográficas.

Além disso, assim como o BTC, o NMC também é um sistema peer-to-peer, ou ponto-a-ponto, como é conhecido no Brasil.

Isso significa que não há nenhuma autoridade central executando a função de governá-lo. A transação realizada com NMC vai de um usuário a outro. Para isso, conta com sistemas de segurança como a criptografia para ampará-la.

Diferenças

Porém, também existem grandes diferenças entre ambas. A maior está na funcionalidade de domínio. Afinal, como você viu, o Namecoin tem um DNS diferenciado.

Por meio dele, a moeda NMC é vinculada à cadeia de blocos Bitcoin. Assim, pode ser extraída durante a mineração do Bitcoin — simultaneamente a ele.

Ainda que ele não seja tão conhecido como o Bitcoin, saber o que é Namecoin ainda é bastante relevante para a comunidade que se interessa por criptoativos. Isso porque ele cumpre, em especial, um propósito único de atuar um serviço de Domain Name Server (DNS) baseado em blockchain.

Inclusive, foi o NMC que abriu espaço para diversos recursos de criptomoedas que vieram a seguir. Muitas, aliás, usaram sua mineração combinada como inspiração. Ele também representou a primeira solução para o chamado Triângulo de Zooko.

Ou seja, um desafio antigo de produzir um sistema de nomenclatura que seja simultaneamente descentralizado, significativo para o ser humano e seguro. Além disso, conforme apontado, o Namecoin pode guardar informações dentro da sua própria blockchain.

Como investir em criptoativos?

O investimento em criptoativos é bastante frequente em todo o mundo — apesar de não ser comum investir em NMC. Isso porque ele é considerado uma moeda “morta”.

Ou seja, o NCM não é altamente usado para fins de investimento. Embora seja listado em alguns mercados globais de exchange, que são os ambientes onde ocorrem especulações e investimentos com criptomoedas.

Com isso em mente, saiba que é possível negociar o Namecoin em dólares americanos ou em outras criptomoedas selecionadas em diversas bolsas de moedas digitais online.

Ademais, é possível operar com outras criptomoedas. Isso pode ser feito por meio de investimentos diretos ou de fundos de investimento em criptoativos. Mas, nesse momento, é preciso tomar alguns cuidados.

As moedas digitais estão expostas à riscos como o das variações do câmbio. Além disso, por não contarem com uma regulamentação ou fiscalização direta, podem ser usadas como veículo para golpistas. Então, antes de tomar qualquer decisão, confira a idoneidade da instituição escolhida.

Agora que você sabe o que é Namecoin e como ele funciona pode entender um pouco mais sobre o vasto universo das moedas digitais. O futuro promete trazer constantes inovações para os mercados de transações financeiras online. Por isso, vale a pena acompanhá-las!

Tem interesse em começar a investir de maneira alinhada às suas necessidades? Então entre em contato com a Renova Invest e saiba como podemos auxiliá-lo!