Renova Invest Facebook

O que é Namecoin e como ela funciona?

O que é Namecoin e como ela funciona?
O que é Namecoin e como ela funciona?

Você sabe o que é Namecoin (NMC)? Ela faz parte de um grande número de criptomoedas disponíveis no mercado financeiro, criadas por meio de tecnologias avançadas. E foi um dos primeiros altcoins de sucesso.

O Namecoin, portanto, é uma das primeiras moedas que foram lançadas e emergiram após o sucesso do Bitcoin (BTC) — a mais conhecida entre as criptomoedas. Por isso, vale a pena conhecê-la.

Continue a leitura para saber mais sobre o que é Namecoin!

O que são e como funcionam as criptomoedas?

Antes de se aprofundar no conceito de Namecoin, é interessante relembrar o que são e como funcionam as criptomoedas.

Se você é um entusiasta de criptoativos, já deve ter ouvido alguns nomes. Litecoin, Peercoin, Dash e Namecoin são exemplos de moedas digitais. Todos eles representam altcoins. O termo se refere aos ativos que se propõem a ser melhores que o Bitcoin — a primeira criptomoeda de sucesso do mercado.

As criptomoedas fazem partes de sistemas descentralizados de pagamento. Elas são aceitas por diversos comércios de todo o mundo, tendo cada vez mais adesão.

Neles, o chamado blockchain atua como uma espécie de livro de registros, que torna pública toda e qualquer transação realizada. Porém, nessa hora, garante o anonimato dos envolvidos, sendo uma tecnologia complexa.

Um dos principais pontos envolvidos no cenário de criptomoedas como o NMC é o fato delas não serem reguladas por nenhum Banco Central. Assim, são descentralizadas e não têm instituições específicas para amparar suas transações.

O que é Namecoin?

O Namecoin é uma criptomoeda que veio a público em 2011. Sua criação foi apoiada pelo próprio criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Apesar de se basear no BTC em sua fundação, a ideia central do NMC era trazer mais benefícios do que ele.

Em vista disso, o Namecoin foi criado para ser mais que uma moeda digital. Ele surgiu com o objetivo de criar um serviço de Domain Name Server (DNS) baseado em tecnologia blockchain. Desse modo, tem sua própria identidade digital.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Desde o início, o NMC visava a ser um serviço capaz de guardar informações dentro da sua própria blockchain — e foi bem-sucedido nesse sentido.

Quais as semelhanças e diferenças entre Namecoin e Bitcoin?

Uma vez que o Namecoin foi uma das primeiras criptomoedas que surgiram após o Bitcoin, elas dividem muitas semelhanças. Elas são vistas, em especial, em seus códigos e soluções criptográficas.

Além disso, assim como o BTC, o NMC também é um sistema peer-to-peer, ou ponto-a-ponto, como é conhecido no Brasil.

Isso significa que não há nenhuma autoridade central executando a função de governá-lo. A transação realizada com NMC vai de um usuário a outro. Para isso, conta com sistemas de segurança como a criptografia para ampará-la.

Diferenças

Porém, também existem grandes diferenças entre ambas. A maior está na funcionalidade de domínio. Afinal, como você viu, o Namecoin tem um DNS diferenciado.

Por meio dele, a moeda NMC é vinculada à cadeia de blocos Bitcoin. Assim, pode ser extraída durante a mineração do Bitcoin — simultaneamente a ele.

Ainda que ele não seja tão conhecido como o Bitcoin, saber o que é Namecoin ainda é bastante relevante para a comunidade que se interessa por criptoativos. Isso porque ele cumpre, em especial, um propósito único de atuar um serviço de Domain Name Server (DNS) baseado em blockchain.

Inclusive, foi o NMC que abriu espaço para diversos recursos de criptomoedas que vieram a seguir. Muitas, aliás, usaram sua mineração combinada como inspiração. Ele também representou a primeira solução para o chamado Triângulo de Zooko.

Ou seja, um desafio antigo de produzir um sistema de nomenclatura que seja simultaneamente descentralizado, significativo para o ser humano e seguro. Além disso, conforme apontado, o Namecoin pode guardar informações dentro da sua própria blockchain.

Como investir em criptoativos?

O investimento em criptoativos é bastante frequente em todo o mundo — apesar de não ser comum investir em NMC. Isso porque ele é considerado uma moeda “morta”.


Ou seja, o NCM não é altamente usado para fins de investimento. Embora seja listado em alguns mercados globais de exchange, que são os ambientes onde ocorrem especulações e investimentos com criptomoedas.

Com isso em mente, saiba que é possível negociar o Namecoin em dólares americanos ou em outras criptomoedas selecionadas em diversas bolsas de moedas digitais online.

Ademais, é possível operar com outras criptomoedas. Isso pode ser feito por meio de investimentos diretos ou de fundos de investimento em criptoativos. Mas, nesse momento, é preciso tomar alguns cuidados.

As moedas digitais estão expostas à riscos como o das variações do câmbio. Além disso, por não contarem com uma regulamentação ou fiscalização direta, podem ser usadas como veículo para golpistas. Então, antes de tomar qualquer decisão, confira a idoneidade da instituição escolhida.

Agora que você sabe o que é Namecoin e como ele funciona pode entender um pouco mais sobre o vasto universo das moedas digitais. O futuro promete trazer constantes inovações para os mercados de transações financeiras online. Por isso, vale a pena acompanhá-las!

Tem interesse em começar a investir de maneira alinhada às suas necessidades? Então entre em contato com a Renova Invest e saiba como podemos auxiliá-lo!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.