day trade 
day trade 

O que é day trade e como começar a operar?

Investir na renda variável é uma maneira de buscar uma rentabilidade maior do que a da renda fixa. Além disso, a classe de investimentos traz oportunidades diversas. Por exemplo, a de especulação, através de estratégias como o day trade. Mas como começar no day trade?

Essa prática se baseia em operações de curtíssimo prazo, que podem gerar lucros no decorrer de apenas um dia. Contudo, ela apresenta riscos significativos — que não podem ser ignorados. Logo, é importante entender o assunto antes de realizar operações.

Por isso, continue lendo e entenda como funciona o day trade para ter sucesso com essa estratégia!

O que é day trade?

O day trade é uma estratégia de curtíssimo prazo. Nela, o operador inicia e finaliza uma posição na bolsa de valores no mesmo dia. Assim, a negociação pode durar poucas horas e até mesmo alguns minutos.

Quem opera no day trade tem o objetivo de lucrar com as variações que os preços dos ativos e derivativos sofrem no curto prazo. Por isso, a estratégia não é voltada para os investimentos, mas sim para a especulação.

Essa não é a única forma de especular no curto prazo. Existe também o swing trade, em que as posições são mantidas por alguns dias ou semanas. Outra possibilidade é o position trade, no qual as operações podem durar alguns meses.

Como o day trade funciona?

Como você viu, o day trade é uma forma de especular com operações realizadas na bolsa de valores. Investidores de longo prazo costumam usar o home broker para suas negociações, mas os day traders geralmente precisam de ferramentas mais robustas.

Assim, há possibilidades de plataformas de operações que favorecem as operações intraday. Elas apresentam gráficos dos preços dos ativos, bem como indicadores úteis na análise técnica ou análise gráfica. Assim, a avaliação e o manejo do risco podem ser favorecidos.

Especuladores podem operar tanto com ativos quanto com derivativos. Além disso, é possível obter lucros não apenas com a alta da bolsa, mas também com a queda. Isso porque o trader pode operar comprado ou vendido.

No primeiro caso, acontece, por exemplo, a compra de um ativo e sua posterior venda por um preço maior. Já na operação vendida, é possível vender um ativo acreditando que ele se desvalorizará — se isso acontecer, o trader compra por um preço menor e lucra com a baixa.

Em relação aos derivativos, é possível operar com opções ou contratos futuros, por exemplo. Contratos de dólar e minidólar permitem lucrar com a variação da cotação da moeda americana.

Qual é o Imposto de Renda sobre day trade?

É preciso ficar atento às particularidades do day trade com respeito à tributação. Geralmente, as operações intraday estão sujeitas a um Imposto de Renda de 20% em ações, opções e ETFs (fundos de índice).

Visto que esse imposto não é retido na fonte, é fundamental que você tenha um bom controle das suas operações. Assim, no final do mês, você terá condições de apurar corretamente o seu lucro ou prejuízo.

Para pagar o IR, é preciso emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). Isso é feito por meio do sistema Sicalcweb, que pode ser acessado no site da Receita Federal. Você deve pagar essa guia até o último dia útil do mês seguinte ao das operações.

Quais são as vantagens do day trade?

Uma das principais vantagens do day trade é possibilitar a busca de lucro no curtíssimo prazo. Assim, ele pode ser inclusive visto como uma atividade profissional.

Nesse caso, há outro benefício: quem decide viver de day trade pode ter flexibilidade de tempo. Afinal, você tem a liberdade de decidir em quais horários operará — dentro do pregão.

Outro ponto positivo é que existem oportunidades de lucrar até mesmo quando a bolsa está em queda. Além disso, o day trade demanda conhecimento. Por isso, atuar nessa área faz com que você passe a conhecer de maneira profunda o funcionamento do mercado financeiro.

Quais são os riscos do day trade?

O day trade oferece a possibilidade de se obter grandes lucros. No entanto, o risco é proporcional, de modo que também é possível ter grandes prejuízos com essa estratégia.

O risco de perder dinheiro, entre outras coisas, se deve à imprevisibilidade do mercado. Por mais que você tenha a tecnologia à sua disposição, não é possível prever com exatidão o comportamento dos ativos e derivativos.

Existe também o risco associado à alavancagem. Trata-se de um recurso que permite a realização de operações com valor mais alto do que há em caixa. Nesses casos, quando o operador tem prejuízo, as perdas também são mais altas do que o dinheiro disponível.

Ainda, é importante reforçar que certas posições têm particularidades que as tornam mais arriscadas. Esse é o caso das vendas descobertas, em que os day traders acreditam na desvalorização.

Caso ocorra uma valorização dos ativos ou derivativos, os prejuízos podem ser ilimitados. Por isso, é preciso manejar o risco.

Como começar a operar na bolsa com day trade?

Antes de começar no day trade, é fundamental que você conheça o seu perfil de investidor e objetivos. Por conta dos riscos, a estratégia é mais adequada para pessoas de perfil arrojado e que pensam em lucrar no curtíssimo prazo.

Logo, é importante considerar essa questão e analisar se esse tipo de estratégia atende às suas necessidades. Também é importante adquirir um bom conhecimento de análise técnica. Esse tipo de análise possibilita a identificação de padrões e tendências para encontrar oportunidades de lucro.

Tenha em mente que a especulação não é uma atividade simples. É importante considerar as chances de perda e ter um gerenciamento de risco. As plataformas de operações oferecem ferramentas, como o stop loss e o stop gain, que ajudam a limitar os prejuízos.

Um bom controle emocional também é de grande importância. Com ele, você não será influenciado pelo efeito manada e conseguirá fazer suas operações com base em suas próprias análises e estratégias.

Por fim, estude bastante sobre o mercado de ações e demais ativos e derivativos. E aproveite o suporte da instituição que você usará para fazer suas operações. O BTG Pactual digital — plataforma do maior banco de investimentos da América Latina, por exemplo, oferece um suporte amplo para especuladores.

Agora você sabe como começar no day trade e de que forma é possível facilitar essa tarefa. Além do que mostramos, uma assessoria de investimentos pode ajudar muito a conhecer melhor as estratégias de especulação no curto prazo!

Quer saber mais sobre como operar na bolsa com day trade? Entre em contato conosco e fale com um assessor!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.