Horário das 8:30-19:00
atendimento@renovainvest.com.br
11-3192-3882

Single Blog Title

This is a single blog caption

O que é e como fazer swing trade? Descubra agora!

//
Posted By
/
Comentário0
/
Categories

Embora seja, provavelmente, a forma de especulação mais conhecida entre os investidores, o day trade não é a única possibilidade de especular na bolsa. Também existem outras estratégias — como o swing trade, que pode ser interessante para quem não deseja realizar operações diárias no mercado.

Com ele, é possível ganhar dinheiro no mercado financeiro no curto e médio prazo por meio da especulação em ativos. Então, que tal conhecer mais informações sobre o swing trade?

Neste post, você acompanhará detalhes de como os traders podem utilizar esta estratégia de operação para buscar pelo sucesso na renda variável!

O que é swing trade?

O swing trade é uma das maneiras de realizar trades na bolsa de valores. Essas operações se diferem dos investimentos. O objetivo do investidor é focar no longo prazo, enquanto os especuladores buscam ganhos no mercado no curto prazo.

Tal diferença marca formas bem distintas de operar na bolsa. Enquanto investidores realizam mais compras do que venda e costumam manter seus ativos por anos ou mesmo décadas, traders fazem negociações rápidas para aproveitar oscilações do mercado.

No caso do swing trade, as atividades podem acontecer em um intervalo de alguns dias a algumas semanas, a depender das análises feitas. Ou seja, o especulador observa algumas tendências e avalia o tempo que, possivelmente, elas levarão para se realizar.

Então, ele entra em uma determinada posição e espera o momento certo para sair – buscando obter os lucros projetados. A prática pode ser feita com ações e também com derivativos — como opções e contratos futuros.

Como o swing trade funciona?

O mercado de capitais apresenta determinadas tendências ao longo do tempo. Elas podem ser vistas e projetadas a partir da análise gráfica (também chamada de análise técnica) — uma das principais ferramentas utilizadas por traders.

A ideia por trás dela é que os preços dos ativos ou derivativos refletem os acontecimentos relevantes para a bolsa de valores. Assim, analisar o gráfico com os preços e o volume de negociações da renda variável é suficiente para compreender tendências de subida ou descida.

Logo, o especulador pode aproveitar as projeções para lucrar tanto com a queda quanto com a alta da bolsa. Se a expectativa é que o preço suba, o trade compra o ativo e o vende por valores mais altos depois.

Se a expectativa é ao contrário, de queda da bolsa, ele pode vender determinados ativos e depois aproveitar a baixa para comprá-los por um valor menor. Nos dois casos, o lucro da atividade se dá na diferença entre os preços de compra e venda.

Para entender melhor como funciona o swing trade é interessante diferenciá-los de outras operações na bolsa. O day trade, por exemplo, representa a prática de comprar e vender os ativos durante o mesmo pregão.

Já o position é uma especulação de médio prazo, com duração de meses ou até anos. Com isso, é possível entender que o swing trade está em um meio termo entre as duas outras principais formas de trade.

Vale a pena especular na bolsa?

Na hora de saber se é vantajoso realizar atividades de especulação – e, portanto, fazer swing trades, é muito importante ter em mente o seu perfil de investidor. De modo geral, o trade lhe coloca diante de riscos maiores do que os investimentos.

Isso porque é esperado que a bolsa apresente valorização interessante no longo prazo — acima de 5 ou 10 anos, por exemplo. Já no curto prazo, podem acontecer tanto subidas quanto descidas. Então, quem surfa nas oscilações corre riscos mais intensos.

De outro lado, são os riscos que possibilitam encontrar rentabilidades mais atrativas. Então, muitas pessoas consideram que vale a pena sim especular na bolsa. E, para algumas delas, o swing trade será mais interessante, pois demanda menos atenção que o day trade, por exemplo.

Como as operações não precisam ser finalizadas no mesmo dia, é possível conciliar as atividades da sua vida de maneira mais tranquila. E, caso sejam utilizados mecanismos de segurança, como o stop loss, há melhor manejo de risco.

Como fazer operações de swing trade?

E então, tem interesse em aproveitar a dinâmica do mercado e buscar lucros no curto prazo?

Se sim, é fundamental aprender a fazer operações de swing trade. Afinal, entrar na bolsa sem saber o que está fazendo é bastante arriscado.

Confira agora algumas dicas básicas para quem deseja fazer esse tipo de operação na bolsa:e

Estudar o assunto

O primeiro passo para se tornar um trader bem sucedido é investir em conhecimento. Hoje em dia, existem vários recursos e ferramentas para facilitar a rotina de um especulador e ajudar a conquistar bons resultados na renda variável.

É o caso de cursos, plataformas de investimentos, simuladores, casas de análise etc. Tire um tempo para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e comece aos poucos a experimentar as operações. Essas são formas de ganhar mais segurança e evitar perdas.

Ter compromisso

Outro fator essencial para ter ganhos no swing trade é ser comprometido. O fato de as negociações durarem alguns dias ou semanas não quer dizer que você pode esquecer uma compra e voltar no mercado apenas no momento de realizar a venda.

Ao contrário. É preciso ter disciplina para acompanhar os dados sobre a bolsa de valores diariamente e planejar seus próximos passos. Sem o foco em uma estratégia de operação, fica muito difícil conseguir resultados positivos e consistentes ao longo do tempo.

Colocar em prática a análise técnica

Como falamos, a principal estratégia para trades é a análise técnica. Ter bons gráficos disponíveis e saber manejar as informações para encontrar as tendências que você precisa são recursos indispensáveis.

É muito importante saber identificar os padrões e fazer projeções em relação aos próximos movimentos da bolsa. Mas lembre-se também de que o mercado pode se comportar de maneira diferente do que você imaginou. Então, é necessário saber lidar com perdas.

Além do desenvolvimento das habilidades técnicas de análise e do uso de recursos tecnológicos, o trade precisam, acima de tudo, de controle emocional. Sentimentos como arrogância, ansiedade ou medo podem colocar tudo a perder.

Então, se você quer ter sucesso ao realizar o swing trade, siga as dicas que viu neste post. O começo pode ser complexo, mas com o tempo é possível adquirir prática e ganhar experiência para fazer suas escolhas com mais assertividade.

Você tem perfil arrojado ao investir? Conheça mais 5 investimentos que podem ser atrativos para o seu caso!

Leave a Reply

[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name=SIGNUP_SUBMIT_BUTTON]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name="SIGNUP_FORM_LABEL"]
[name='SIGNUP_BODY']
[name='SIGNUP_BODY']