Renova Invest Facebook

LAIR: entenda o que é e como funciona esse indicador

LAIR:
LAIR:

Um dos elementos de maior relevância para a saúde de um negócio é a obtenção de lucro, certo? Porém, mais do que diminuir receitas de despesas, é preciso saber que existem custos não relacionados às operações. Para ter uma visão clara dos resultados, você pode recorrer ao LAIR.

Com esse indicador, é possível ter um entendimento mais profundo sobre a lucratividade e o potencial do negócio antes de investir nele. Mas é preciso saber como usar essa informação e de que forma ela pode interferir em sua escolha.

A seguir, descubra o funcionamento do LAIR e veja como ele pode ajudá-lo a escolher as melhores oportunidades de investimento em ações!

O que é e como funciona o LAIR?

O LAIR é um indicador financeiro que aponta o lucro antes do Imposto de Renda. Logo, ele representa quais são os ganhos do negócio no momento anterior à incidência de tributos cobrados sobre as empresas.

Apesar do nome, o LAIR não envolve apenas os dados antes do Imposto de Renda (IR). Também é comum que ele apresente o resultado antes da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) — que é outro imposto relevante no cotidiano financeiro das empresas.

Para que serve esse indicador?

Agora que você entende o que é o LAIR, é mais fácil compreender qual é sua funcionalidade. No geral, ele demonstra se a empresa teve lucro ou prejuízo, considerando apenas suas operações realizadas.

Então um LAIR positivo demonstra que as operações da empresa conseguem gerar lucros. Já um LAIR negativo aponta que, mesmo antes da incidência de qualquer tributo, a companhia já apresenta dificuldades para gerar resultados.

Também é importante entender que o LAIR não serve para indicar a lucratividade geral do negócio. Como o pagamento de impostos é obrigatório, calcular o lucro líquido ainda envolve outros descontos que devem ser considerados.

Onde encontrar o LAIR?

Com as informações vistas até aqui você percebeu que o LAIR pode ser utilizado para analisar o lucro de uma empresa. Para reconhecer a situação do empreendimento com base nele, você pode achá-lo no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) apresentado pela própria companhia.

Esse documento contábil apresenta a situação financeira da empresa em diversas etapas e sua última linha indica se houve lucro ou não. Antes disso, é possível detectar o LAIR — pouco após a obtenção do resultado operacional bruto.

Como as companhias de capital aberto são obrigadas a apresentar as informações com transparência, encontrar o LAIR de uma empresa que negocia ações na bolsa tende a ser simples.

Como calcular o LAIR?

Apesar de você saber onde localizar esse indicador, também é interessante entender como calcular o LAIR. Afinal, pode acontecer de a informação não ser apresentada de maneira explícita.

Nesse caso, comece com o cálculo da receita líquida. Ela é dada pela receita bruta (ou seja, os ganhos no período) menos os impostos que são cobrados sobre as vendas.

Em seguida, você deve deduzir da receita líquida os custos com as mercadorias que foram vendidas para encontrar o lucro bruto. Ao descontar dele as despesas operacionais, é possível identificar o lucro operacional.

O último passo envolve a seguinte equação:

LAIR = Lucro operacional – Despesas não operacionais + Receitas não operacionais

Dessa forma, você entenderá qual é o lucro da empresa, desconsiderando as questões não operacionais e os tributos incidentes.

Quais as diferenças entre LAIR, LAJIR e LAJIDA?

Apesar de o LAIR ser um indicador importante quanto ao lucro operacional, ele não é o único a ser considerado. Você também pode usar o LAJIR, que representa o lucro antes de juros e do Imposto de Renda.

Com o LAJIR, é possível desconsiderar o componente do endividamento. Assim, você sabe quanto a empresa consegue gerar, sem considerar as obrigações relacionadas ao pagamento de financiamentos e empréstimos, por exemplo.

Enquanto isso, o LAJIDA representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização — também conhecido como EBITDA. Nesse contexto, você tem uma visão mais precisa do lucro operacional, já que são descontados outros custos incidentes que não se relacionam às atividades.

Por que é importante conhecer o conceito de LAIR?

Como investidor, entender o que significa o LAIR e o que ele representa é essencial para a sua tomada de decisão. Afinal, antes de investir em ações é preciso realizar a análise fundamentalista. Por meio dela, é possível identificar a situação financeira da empresa e fazer projeções para os resultados no longo prazo.

Com a análise do LAIR, você identifica se a companhia é capaz de gerar lucro ou se só consegue obter receita. Ele também é uma forma de compreender se existe algum problema tributário.

Afinal, se uma porcentagem muito grande dos valores captados segue para o pagamento de impostos, o enquadramento tributário pode ser inadequado. Nesse caso, a questão pode ser um indício de dificuldades futuras, se não for corrigida.

Além disso, você pode comparar o resultado do LAIR entre negócios para encontrar a empresa mais eficiente nesse sentido. Como consequência, sua decisão de investimentos em ações pode ser mais bem embasada.

Como fazer uma análise do LAIR?

Sabendo que o LAIR é um indicador é importante, você deve utilizá-lo da maneira correta em sua análise. Ao encontrar ou calcular a informação, comece analisando se o resultado é positivo ou negativo.

Depois, você pode fazer uma comparação com os resultados de empresas do mesmo segmento. É viável, por exemplo, fazer uma comparação entre um negócio menor e um empreendimento consolidado para tentar identificar oportunidades.

Também é interessante buscar um LAIR mais alto entre as possibilidades que você está analisando. Afinal, isso significa maior capacidade de gerar receita com as operações. Porém, não existe um número mínimo para usar como referência.

Além disso, tenha em mente que você não deve utilizar apenas o LAIR como indicador na avaliação de uma empresa. Uma análise fundamentalista robusta contempla diferentes indicadores para que haja uma representação concreta do negócio.

Às vezes, a análise do LAIR isolado pode demonstrar que a ação de uma empresa é uma ótima oportunidade, mas outras métricas podem apontar que essa é uma distorção — ou o contrário. Portanto, realize uma avaliação em diversos ângulos.

Conseguiu entender o que é o LAIR e como ele é importante? Depois deste artigo, você poderá usar o indicador para analisar a situação operacional de uma empresa e complementar a avaliação antes de tomar a decisão de investir.

Ainda tem dúvidas sobre a ferramenta? Deixe seu comentário para podermos ajudar!

 

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.