Renova Invest Facebook

LAJIDA: qual a importância desse indicador financeiro?

LAJIDA:
LAJIDA:

Conhecer os indicadores financeiros das empresas é importante para avaliar melhor as oportunidades de ações e encontrar as alternativas ideais para a sua carteira de investimentos. Entre as ferramentas que podem auxiliar a sua análise está o Lajida.

Além de entender como calculá-lo e o que ele representa, você deve saber o que o torna tão relevante. Assim, é possível usar as informações de forma estratégica antes de tomar uma decisão de investimento em ações da bolsa de valores.

Neste artigo, você conhecerá o Lajida e entenderá como ele é importante no mercado financeiro. Continue a leitura!

O que é e como funciona o Lajida?

A sigla Lajida faz referência à expressão “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Em inglês, ela é conhecida como “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” (Ebitda).

Desse modo, o Lajida é um indicador financeiro que faz referência à capacidade de geração de lucro de uma empresa. Por ser calculado antes de cobranças não-operacionais, ele aponta os resultados operacionais do empreendimento com maior precisão.

Para que serve esse indicador?

Depois de conhecer o significado do Lajida ou Ebitda, é interessante entender para que ele serve. Sua função mais relevante é demonstrar se a companhia é capaz de gerar valor a partir de sua atividade principal.

Se o Lajida for positivo, é sinal de que as atividades estritamente operacionais são suficientes para cobrir as despesas e gerar caixa. Um Lajida negativo, por outro lado, demonstra que o negócio tem dificuldade em rentabilizar a partir da sua atividade-fim.

Porém, o resultado negativo no indicador não significa, necessariamente, que o negócio está operando no prejuízo. Afinal, pode acontecer de a companhia obter ganhos em fontes alternativas, por exemplo.

Portanto, o Lajida apresenta uma visão objetiva e quantificável dos resultados consolidados pela empresa. Por isso, como você verá, é possível utilizá-lo no momento de tomar decisões de investimentos em ações.

Como fazer o cálculo?

Sabendo da importância do Lajida, você deve entender como calculá-lo. Em muitos casos, é fácil encontrar diretamente o indicador no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) divulgado pela empresa.

Então você só precisa buscar a linha que faz referência a esse dado. Porém, nem sempre a informação é apresentada tão claramente.

Se for o caso, você poderá calculá-lo pela seguinte soma:

Lajida = Lucro líquido + Imposto de Renda + Contribuição Social sobre o Lucro Líquido + Resultado líquido + Depreciação + Amortização

Entre as empresas que têm ações negociadas na bolsa, as informações do balanço patrimonial são divulgadas amplamente. Logo, é possível acessar os dados com facilidade para chegar ao Ebitda de determinado período.

Qual a diferença entre Lajida e Lajir?

Para conhecer o Lajida, também é essencial considerar as diferenças que ele apresenta para outro indicador: o Lajir. Ele representa o lucro antes de juros e do Imposto de Renda ou Ebit. Com isso, o Lajir demonstra o lucro operacional bruto.

Ou seja, ele indica o resultado da empresa antes de juros e impostos incidentes. Já o Lajida, como visto, também desconsidera a depreciação e a amortização. Logo, ele tende a ser menor que o Lajir.

Isso faz com que os dois tragam visões diferentes sobre o lucro operacional, embora ambos estejam relacionados a esse aspecto. Assim, o Lajir permite que você saiba se o negócio consegue gerar lucro e o Lajida demonstra o nível de resultados obtido com a atividade-fim.

Qual a importância desse indicador e por que conhecê-lo?

Como você viu até aqui, o Lajida é um dos principais indicadores financeiros dos empreendimentos. Por isso, ele é importante para quem pretende investir em empresas — em especial, quem deseja se tornar sócio delas pela compra de ações.

Por conta das informações que oferece, o Lajida faz parte da análise fundamentalista e auxilia na tomada de decisão. Junto a outros indicadores, é possível identificar o potencial de retorno de uma empresa e, assim, definir se vale a pena investir nela.

A partir da análise de indicadores de lucro, você consegue entender a capacidade de geração de resultados da companhia. Como consequência, tem mais visibilidade sobre a saúde financeira do negócio e o seu potencial para o futuro.

Também é possível acompanhar a evolução do Lajida ao longo do tempo. Isso ajuda a ter uma ideia sobre a administração empresarial e a efetividade da gestão, por exemplo.

Como usar o Lajida em sua análise de investimentos?

Como você viu, conhecer o Lajida é importante para quem deseja ter lucro ao investir em empresas. Porém, não basta calculá-lo ou encontrar o valor do indicador — é necessário saber como usá-lo em uma análise completa.

Por isso, veja dicas para adotar o Lajida ou Ebitda em sua análise fundamentalista!

Compare empresas do mesmo setor

Em vez de apenas avaliar o resultado do indicador de uma companhia, pode ser interessante comparar o Lajida de empresas. Nesse caso, você deve selecionar companhias do mesmo setor e, portanto, que têm um modelo de negócios semelhante.

Com essa avaliação é possível verificar qual empreendimento tem a maior capacidade operacional. A comparação pode ser útil quando você quiser encontrar qual tende a ser a melhor companhia entre diversas opções semelhantes.

Incorpore o Lajida em múltiplos

Também é possível incorporar a análise de Lajida no cálculo de múltiplos fundamentalistas. É o caso, por exemplo, de calcular a margem Ebitda. Ela é dada pela relação entre o Lajida e a receita líquida do período. Assim, há como encontrar o grau de lucratividade operacional.

Ainda, você pode usar o EV/Ebitda. O EV é o enterprise value, que pode ser encontrado ao multiplicar o número de ações pelo preço de negociação. Desse modo, é possível saber qual é a correspondência do valor da econômico da empresa em relação à geração de caixa.

Use outros indicadores

Além dos múltiplos, é importante combinar o Lajida a outros indicadores fundamentalistas. Afinal, não é porque o Ebitda é elevado que o empreendimento representa uma boa oportunidade de investimento — e vice-versa.

Como o Lajida não considera o endividamento, por exemplo, é preciso avaliar indicadores relacionados a isso. Você também pode usar ferramentas para descobrir o valor intrínseco da ação, a relação entre preço e lucro (P/L), o retorno na forma de dividendos (dividend yield) e outras opções.

A intenção é ter uma visão completa sobre o negócio e sua situação financeira. Assim, é possível tomar uma decisão mais embasada — e que pode potencializar a chance de lucro.

Agora você aprendeu o que é o Lajida e como ele pode ajudá-lo a fazer uma análise fundamentalista. Ao aliar esse indicador a outras ferramentas, é possível ter uma visão ampla do negócio e decidir se faz sentido incorporar as ações dele em sua carteira.

Ainda tem dúvidas sobre esse indicador? Aproveite para deixar um comentário e debata com outros investidores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.