Renova Invest Facebook

LAJIDA: qual a importância desse indicador financeiro?

LAJIDA:
LAJIDA:

Conhecer os indicadores financeiros das empresas é importante para avaliar melhor as oportunidades de ações e encontrar as alternativas ideais para a sua carteira de investimentos. Entre as ferramentas que podem auxiliar a sua análise está o Lajida.

Além de entender como calculá-lo e o que ele representa, você deve saber o que o torna tão relevante. Assim, é possível usar as informações de forma estratégica antes de tomar uma decisão de investimento em ações da bolsa de valores.

Neste artigo, você conhecerá o Lajida e entenderá como ele é importante no mercado financeiro. Continue a leitura!

O que é e como funciona o Lajida?

A sigla Lajida faz referência à expressão “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Em inglês, ela é conhecida como “earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” (Ebitda).

Desse modo, o Lajida é um indicador financeiro que faz referência à capacidade de geração de lucro de uma empresa. Por ser calculado antes de cobranças não-operacionais, ele aponta os resultados operacionais do empreendimento com maior precisão.

Para que serve esse indicador?

Depois de conhecer o significado do Lajida ou Ebitda, é interessante entender para que ele serve. Sua função mais relevante é demonstrar se a companhia é capaz de gerar valor a partir de sua atividade principal.

Se o Lajida for positivo, é sinal de que as atividades estritamente operacionais são suficientes para cobrir as despesas e gerar caixa. Um Lajida negativo, por outro lado, demonstra que o negócio tem dificuldade em rentabilizar a partir da sua atividade-fim.

Porém, o resultado negativo no indicador não significa, necessariamente, que o negócio está operando no prejuízo. Afinal, pode acontecer de a companhia obter ganhos em fontes alternativas, por exemplo.

Portanto, o Lajida apresenta uma visão objetiva e quantificável dos resultados consolidados pela empresa. Por isso, como você verá, é possível utilizá-lo no momento de tomar decisões de investimentos em ações.

Como fazer o cálculo?

Sabendo da importância do Lajida, você deve entender como calculá-lo. Em muitos casos, é fácil encontrar diretamente o indicador no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) divulgado pela empresa.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Então você só precisa buscar a linha que faz referência a esse dado. Porém, nem sempre a informação é apresentada tão claramente.

Se for o caso, você poderá calculá-lo pela seguinte soma:

Lajida = Lucro líquido + Imposto de Renda + Contribuição Social sobre o Lucro Líquido + Resultado líquido + Depreciação + Amortização

Entre as empresas que têm ações negociadas na bolsa, as informações do balanço patrimonial são divulgadas amplamente. Logo, é possível acessar os dados com facilidade para chegar ao Ebitda de determinado período.

Qual a diferença entre Lajida e Lajir?

Para conhecer o Lajida, também é essencial considerar as diferenças que ele apresenta para outro indicador: o Lajir. Ele representa o lucro antes de juros e do Imposto de Renda ou Ebit. Com isso, o Lajir demonstra o lucro operacional bruto.

Ou seja, ele indica o resultado da empresa antes de juros e impostos incidentes. Já o Lajida, como visto, também desconsidera a depreciação e a amortização. Logo, ele tende a ser menor que o Lajir.

Isso faz com que os dois tragam visões diferentes sobre o lucro operacional, embora ambos estejam relacionados a esse aspecto. Assim, o Lajir permite que você saiba se o negócio consegue gerar lucro e o Lajida demonstra o nível de resultados obtido com a atividade-fim.

Qual a importância desse indicador e por que conhecê-lo?

Como você viu até aqui, o Lajida é um dos principais indicadores financeiros dos empreendimentos. Por isso, ele é importante para quem pretende investir em empresas — em especial, quem deseja se tornar sócio delas pela compra de ações.

Por conta das informações que oferece, o Lajida faz parte da análise fundamentalista e auxilia na tomada de decisão. Junto a outros indicadores, é possível identificar o potencial de retorno de uma empresa e, assim, definir se vale a pena investir nela.

A partir da análise de indicadores de lucro, você consegue entender a capacidade de geração de resultados da companhia. Como consequência, tem mais visibilidade sobre a saúde financeira do negócio e o seu potencial para o futuro.


Também é possível acompanhar a evolução do Lajida ao longo do tempo. Isso ajuda a ter uma ideia sobre a administração empresarial e a efetividade da gestão, por exemplo.

Como usar o Lajida em sua análise de investimentos?

Como você viu, conhecer o Lajida é importante para quem deseja ter lucro ao investir em empresas. Porém, não basta calculá-lo ou encontrar o valor do indicador — é necessário saber como usá-lo em uma análise completa.

Por isso, veja dicas para adotar o Lajida ou Ebitda em sua análise fundamentalista!

Compare empresas do mesmo setor

Em vez de apenas avaliar o resultado do indicador de uma companhia, pode ser interessante comparar o Lajida de empresas. Nesse caso, você deve selecionar companhias do mesmo setor e, portanto, que têm um modelo de negócios semelhante.

Com essa avaliação é possível verificar qual empreendimento tem a maior capacidade operacional. A comparação pode ser útil quando você quiser encontrar qual tende a ser a melhor companhia entre diversas opções semelhantes.

Incorpore o Lajida em múltiplos

Também é possível incorporar a análise de Lajida no cálculo de múltiplos fundamentalistas. É o caso, por exemplo, de calcular a margem Ebitda. Ela é dada pela relação entre o Lajida e a receita líquida do período. Assim, há como encontrar o grau de lucratividade operacional.

Ainda, você pode usar o EV/Ebitda. O EV é o enterprise value, que pode ser encontrado ao multiplicar o número de ações pelo preço de negociação. Desse modo, é possível saber qual é a correspondência do valor da econômico da empresa em relação à geração de caixa.

Use outros indicadores

Além dos múltiplos, é importante combinar o Lajida a outros indicadores fundamentalistas. Afinal, não é porque o Ebitda é elevado que o empreendimento representa uma boa oportunidade de investimento — e vice-versa.

Como o Lajida não considera o endividamento, por exemplo, é preciso avaliar indicadores relacionados a isso. Você também pode usar ferramentas para descobrir o valor intrínseco da ação, a relação entre preço e lucro (P/L), o retorno na forma de dividendos (dividend yield) e outras opções.

A intenção é ter uma visão completa sobre o negócio e sua situação financeira. Assim, é possível tomar uma decisão mais embasada — e que pode potencializar a chance de lucro.

Agora você aprendeu o que é o Lajida e como ele pode ajudá-lo a fazer uma análise fundamentalista. Ao aliar esse indicador a outras ferramentas, é possível ter uma visão ampla do negócio e decidir se faz sentido incorporar as ações dele em sua carteira.

Ainda tem dúvidas sobre esse indicador? Aproveite para deixar um comentário e debata com outros investidores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.