Renova Invest Facebook

KAPITALO ALPHA GLOBAL FIC FIM: conheça esse fundo de investimentos

KAPITALO
KAPITALO

Os fundos de investimento são veículos financeiros que podem trazer oportunidades relevantes para o investidor. Assim, quem busca diversificação e gestão profissional pode se interessar por avaliar o Kapitalo Alpha Global FIC FIM.

É normal ter dificuldades em entender mais sobre os fundos disponíveis no mercado, principalmente por conta das siglas relacionadas a eles. No entanto, conhecendo as características e as políticas de investimento do veículo, há como tomar uma decisão de alocação que faça sentido para a sua carteira.

A seguir, você aprenderá o que é um fundo de investimento e conhecerá o Kapitalo Alpha Global. Não perca!

O que é um fundo de investimento?

Como vimos, o Kapitalo Alpha Global FIC FIM é um fundo de investimento. Assim, para conhecê-lo com detalhes, você precisa entender o que são esses veículos financeiros.

Os fundos de investimentos funcionam como uma carteira de ativos administrada por um gestor profissional. Esse prestador de serviço é responsável por realizar as negociações necessárias, a fim de alcançar os objetivos propostos pelo veículo.

Para compor a carteira, os fundos captam recursos de investidores por meio da venda de cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio do veículo. Portanto, as cotas variam de preço conforme os resultados da carteira — ou, no caso dos fundos fechados, de acordo com a lei de oferta e procura.

Os fundos de investimentos são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — que define como eles devem funcionar, de maneira geral. Então, ao serem lançados no mercado, é preciso que os fundos obedeçam a essas normas e tragam documentos que demonstrem seu funcionamento.

Os fundos podem ser classificados em diferentes tipos conforme a composição da carteira, o tipo de gestão, o risco e a diversificação. Dessa maneira, há muitas alternativas no mercado.

Confira as principais:

  • fundos de investimentos em ações (FIA);
  • fundos de investimentos imobiliários (FII);
  • fundos de investimentos multimercado (FIM);
  • fundos de investimentos de renda fixa;
  • fundos de investimentos em cotas (FIC).

As cotas de fundos de investimentos podem ser negociadas de duas formas. A primeira delas é por meio da plataforma de bancos de investimentos e, a segunda, via bolsa de valores. Assim, alguns tipos de fundos são negociados na bolsa, enquanto outros não.

O que é e como funciona um FIC FIM?

Depois de aprender o que são os fundos de investimento, você já pode conhecer melhor os FIC FIM. Como vimos, FIC é a sigla para fundo de investimento em cotas e FIM é a sigla de fundos de investimento multimercado.

Logo, o FIC FIM é um fundo de investimento que aloca sua carteira, majoritariamente, em cotas de fundos de investimento multimercado. Ou seja, o patrimônio do fundo é exposto a diversos fundos de investimento multimercado.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Vale saber que os fundos multimercado são aqueles que não seguem, necessariamente, uma limitação de mercados aos quais estão expostos. Na carteira pode haver ações, títulos de renda fixa, commodities, derivativos e moedas, por exemplo.

Os fundos multimercado costumam trazer bastante diversificação para a carteira, mas também podem focar em apenas um mercado. O ponto de atenção é que eles não sofrem limitações em relação a investir a maior parte da carteira em determinado ativo. Logo, a estratégia é mais livre.


Quais as principais características do Kapitalo Alpha Global?

O Kapitalo Alpha Global é um FIC FIM. Desse modo, o gestor do fundo monta a carteira do veículo com cotas de outros fundos de investimento multimercado. Ademais, ele pode alocar os recursos em cotas de outros FIC com exposição a fundos multimercado.

Para conhecê-lo melhor, você precisa entender as principais características e regras desse fundo. Confira a seguir:

Gestão

Um ponto importante sobre o Kapitalo Alpha Global é a gestão. Esse serviço é realizado pela Kapitalo Investimentos e pela Kapitalo Ciclo Gestora de Recursos Financeiros.

As duas empresas são credenciadas na CVM e possuem diversos fundos sob gestão. Para saber mais sobre os outros fundos, os resultados obtidos e informações sobre as instituições, você pode acompanhar o site oficial.

Estratégia

Também é relevante conhecer a estratégia e a política de investimentos do Kapitalo. Conforme o seu regulamento, o objetivo do veículo é buscar retorno financeiro aos cotistas através de investimentos em cotas de fundos ou de FICs.

Eles podem ser negociados tanto no Brasil quanto no exterior e não há compromisso de concentração em classes específicas. Dessa forma, o Kapitalo Alpha Global pode se expor a diversos riscos e modalidades de ativos

Taxas

Os fundos de investimento cobram algumas taxas de seus cotistas. Elas servem para remunerar as instituições envolvidas e os prestadores de serviços do veículo, como gestores, depositários e custodiantes.

Nesse contexto, o Kapitalo Alpha Global cobra uma taxa de administração — como a maioria dos fundos. Ela é divulgada como um percentual anual sobre o patrimônio total do fundo, mas é provisionada diariamente de forma automática.

O Kapitalo Alpha Global também cobra uma taxa de performance. Ela tem o objetivo de remunerar o trabalho dos gestores quando há resultados acima do benchmark de referência. Assim, a taxa só incide sobre a rentabilidade obtida a partir de um patamar predefinido, que pode mudar com o tempo.

Quando vale a pena investir nesse tipo de fundo?

Realizar aportes em um fundo de investimento como o Kapitalo Alpha pode ser interessante para diversos investidores. Para saber quando vale a pena investir nesse tipo de fundo, no entanto, é importante avaliar alguns elementos.

O primeiro passo é considerar os seus objetivos financeiros. Ou seja, o que você deseja alcançar com o investimento. O fundo deve ser avaliado com esse aspecto em mente, tendo em vista que cada investimento deve ter a finalidade de alcançar seus objetivos.

Também é essencial definir e seguir o seu perfil de investidor. Essa característica diz respeito à forma com que você lida com os riscos atrelados aos investimentos. Como o Kapitalo Alpha Global se expõe a diferentes riscos, você precisa ter uma resistência compatível a eles.

Como investir no Kapitalo Alpha Global FIC FIM?

Por fim, se você decidiu que investir no Kapitalo Alpha Global FIC FIM faz sentido para seu perfil e objetivos, deve saber como realizar a alocação. As cotas desse fundo estão disponíveis em plataformas de bancos de investimentos.

Dessa maneira, você pode abrir uma conta no banco BTG Pactual, o maior banco da América Latina, e ter acesso a esses veículos. Com essa mesma conta, é possível contar com um amplo portfólio de alternativas e até mesmo investir na bolsa de valores.

Agora você já sabe o que é o Kapitalo Alpha Global FIC FIM, como funciona esse investimento e quais são suas principais características. Lembre-se de que cada aporte precisa considerar seu perfil e objetivos, além de ser fundamental contar com o suporte de uma instituição financeira consolidada no mercado.

Você precisa de ajuda para entender melhor as características desse fundo ou de outras alternativas do mercado? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

 

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.