Uma das informações que devem ser observadas pelos investidores é o horário de funcionamento da bolsa de valores. É a partir disso que será possível se organizar para fazer as operações e investimentos pretendidos, sem perder oportunidades.

Existem regras diferentes em relação ao pregão da B3 conforme o tipo de ativo negociado. Portanto, para entender quando acontece a abertura e o fechamento também é preciso conhecer os diferentes mercados.

Neste conteúdo, você verá como funciona o horário da bolsa de valores e tirará outras dúvidas sobre a B3. Acompanhe!

O que é a B3?

A B3 é a bolsa de valores brasileira, o ambiente onde é realizada a maior parte das operações de renda variável do país. O nome se refere a Brasil, Bolsa e Balcão e a instituição tem um papel essencial para o mercado financeiro.

Ela é resultado da união entre a Bovespa, a BM&F e a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). Portanto, é a B3 que proporciona um ambiente seguro para as transações envolvendo diversos ativos.

Ela também exerce um papel importante para o desenvolvimento das empresas e para a atuação dos investidores. Além disso, traz proteção para o mercado, organizando dados de diversas companhias listadas.

Caso você deseja realizar operações, é preciso não apenas saber o que é a B3, mas conhecer os horários para investir ou operar.

Qual é o horário de funcionamento da bolsa?

Apesar de ser bastante conhecida pela negociação de Ações, a bolsa de valores conta com diversas alternativas de investimentos e operações. Diante disso, cada mercado apresenta horários próprios de funcionamento.

Portanto, é preciso ter os objetivos traçados para saber em quais momentos será possível fazer as negociações desejadas. A seguir, explicamos o funcionamento dos principais mercados.

Confira!

Mercado à vista

O mercado à vista é o ambiente mais conhecido pelos investidores de Ações. Ele representa o local onde as transações acontecem no momento presente. Ou seja, a operação de compra ou venda é finalizada e será liquidada no prazo da B3 (que varia a depender do ativo).

As operações no mercado à vista geralmente são feitas em lotes padrões — por exemplo, de 100 Ações ou 10 cotas de ETFs. Contudo, há a opção de adquirir ativos no mercado fracionário. Nele, é possível negociar sem lotes. Por exemplo, comprando apenas uma Ação.

Isso facilita o acesso para quem deseja investir valores menores. O ponto de atenção é que costuma haver um spread no mercado fracionário, aumentando o custo em alguns casos. Além disso, a liquidez costuma ser mais baixa do que no mercado à vista.

As negociações feitas no mercado à vista e no fracionário têm o mesmo horário de negociação na B3.

  • cancelamento de ofertas: inicia às 9h30min e se encerra às 9h45min;
  • pré-abertura: inicia às 9h45min e se encerra às 10h;
  • negociação: inicia às 10h e se encerra às 17h55min;
  • call de fechamento: inicia às 17h55min e se encerra às 18h00min.

Mercado a termo

O mercado a termo é aquele que traz negociações entre investidores com um prazo determinado para o futuro. Assim, é feita a compra e venda do ativo estipulando a data em que a operação será liquidada. Somente nesse momento é que o comprador paga o preço estabelecido.

Um dos benefícios é a manutenção do preço acordado. As negociações do mercado a termo podem ser realizadas entre as 10h e às 18h25min.

Mercado de opções

O mercado de Opções traz a possibilidade de fazer negociações semelhantes às do mercado a termo: é negociado um contrato com data futura. No entanto, não há a obrigação de fazer a compra ou a venda, apenas a garantia de direito de adquirir ou vender o ativo.

Na data estipulada, o investidor que adquiriu a Opção pode decidir se concluirá a compra ou a venda ou desistirá do direito. Como a decisão cabe a ele, a pessoa que vendeu a Opção se compromete a acatar a operação.

Nesse mercado também existem diferentes horários que devem ser observados. Entenda como funciona:

  • cancelamento de ofertas: inicia às 9h30min e se encerra às 9h45min;
  • pré-abertura: inicia às 9h45min e se encerra às 10h;
  • negociação: inicia às 10h e se encerra às 17h55min;
  • call de fechamento: inicia às 17h55min e se encerra às 18h15min.

Mercado Futuro

O mercado futuro é voltado para operações com uma data futura. Semelhante ao mercado de Opções, ele não negocia diretamente os ativos, mas derivativos. São negociados contratos derivados de certos ativos (por exemplo, commodities, índices e moedas).

Existem diversos tipos de negociação feitas nesse ambiente da B3, cada um com horários específicos. Por exemplo, os contratos referenciados em índices funcionam entre as 9h00min e as 18h25min. Entretanto, há diferenças entre o tipo de contrato negociado.

Também é preciso observar os horários para negociações normais, cancelamentos de ofertas e outros detalhes que podem ser relevantes. Para não errar, consulte o site da B3, que traz todos os detalhes sobre os horários de negociação de cada contrato.

Vale ressaltar, ainda, que os horários da bolsa costumam sofrer modificações duas vezes ao ano. Geralmente, isso acontece devido às mudanças no horário de verão no mercado americano.

Logo, a consulta ao site é a melhor maneira de se manter informado e evitar problemas.

After market

Quando o horário de pregão é reduzido, a bolsa costuma contar com o after market, que representa um tempo extra para negociações. Quando acontece, ele conta com algumas limitações, por exemplo:

  • é possível negociar apenas Ações que compõe o índice Ibovespa;
  • há um limite de R$ 900 mil por CPF para negociações;
  • o preço do ativo não pode oscilar mais de 2% em relação ao preço de fechamento da data;
  • só é permitida a negociação à vista.

Em quais dias a B3 funciona?

Por fim, vale saber que a B3 funciona apenas nos dias úteis. Com isso, é comum que surjam dúvidas sobre o fechamento em feriados. Nesse caso, vale consultar o calendário de negociação disponibilizado no site da bolsa para entender melhor os dias de funcionamento no ano.

Como foi possível perceber, o horário da bolsa varia conforme os ambientes e pode sofrer alterações. Assim, é importante entender o funcionamento da B3 para planejar os melhores horários para investir ou operar!

Quer aprender mais sobre como investir? Aproveite para conhecer 6 indicadores fundamentalistas importantes para investidores!