Renova Invest Facebook

Pré-abertura da bolsa: entenda como funciona!

Pré-abertura da bolsa
Pré-abertura da bolsa

Quem opera no mercado financeiro ou pretende iniciar seus aportes precisa estar atento quanto aos horários de negociação. Afinal, não se pode comprar e vender a qualquer hora. Porém, um momento que merece atenção é o de pré-abertura da bolsa de valores — você já o conhece?

As negociações de ativos e derivativos, de modo geral, ocorrem durante o pregão. Mas o seu início é marcado por um período de formação de preços onde não se pode, efetivamente, fazer compras ou vendas. Então é importante conhecê-lo para entender seus impactos nas operações.

Aprenda mais sobre como funciona a pré-abertura da bolsa e saiba aproveitar esse período na sua jornada no mercado.

Acompanhe!

O que é a bolsa de valores brasileira?

Antes de conhecer o conceito de pré-abertura do mercado, é preciso entender o que é a bolsa de valores brasileira — a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Trata-se de um ambiente onde compradores e vendedores negociam diferentes ativos e derivativos financeiros.

Ela é resultado da fusão entre a antiga BM&F Bovespa (Bolsa de Mercadorias e Futuros) com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), que aconteceu em 2017. Desse modo, a B3 é responsável por oferecer um ambiente de negociação seguro e confiável.

Seu papel é fundamental no desenvolvimento de companhias e fundos que desejam abrir seu capital. A bolsa também fica encarregada de organizar os dados, elaborar normas e procedimentos para aumentar o nível de proteção do mercado.

E, se você quiser participar desse amplo universo de negociações diárias, precisa conhecer seus horários de funcionamento — inclusive o de pré-abertura.

O que é pré-abertura da bolsa?

Grande parte dos ativos presentes na bolsa são negociados entre o período das 10h às 16h55. Além disso, o horário pode variar de acordo com o horário de verão dos Estados Unidos — geralmente adicionando 1h ao final do pregão.

Contudo, as movimentações, na verdade, começam meia hora antes da abertura do mercado. Nos primeiros 15 minutos, dá-se início ao chamado período de cancelamento de ordens. Nele, as ordens lançadas no dia anterior que não foram executadas são canceladas.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

A partir das 9h45, o mercado entra na fase de pré-abertura — um momento de formação de preços. Durante 15 minutos, a bolsa permite que compradores e vendedores façam ofertas, sem que sejam executadas. Essa fase tem o objetivo de dar transparência à definição dos preços iniciais dos ativos.

Portanto, um ativo somente começa a ser negociado, após ter seu preço definido no momento de pré-abertura do mercado. Desse modo, essa é uma fase essencial para o correto funcionamento da bolsa de valores.

Como funciona a pré-abertura da bolsa de valores?

Além de entender o conceito, é preciso conhecer o funcionamento da pré-abertura. Na prática, ela é semelhante a um leilão. Na prática, os investidores e especuladores podem lançar intenções de compra e venda. Porém, as ordens ficam dispostas no livro de ofertas e não são executadas ou canceladas.

Depois, por meio de um sistema chamado de match-making, a bolsa define um preço teórico para cada ativo disponibilizado. Ele considera as ordens que foram lançadas. Com base nisso, o preço que apresentar maior número de negociações de compra e venda será estabelecido para iniciar o pregão.

Após a abertura do pregão, todas as ordens de compra que estiverem acima do preço teórico são executadas. O mesmo acontece com as ordens de venda — porém, serão executadas aquelas que estiverem abaixo do preço definido.

É importante ter em mente que, no final do leilão, as ordens executadas (compra ou venda) estarão no preço teórico. Ou seja, mesmo que você tenha feito uma oferta de compra a um preço maior, ela será executada no preço do encerramento do leilão. O mesmo acontece em relação à venda.

Já as ordens que não participaram do leilão (que não foram executadas) podem ser canceladas normalmente. Por exemplo, a ordem de compra inferior ao preço teórico ou a ordem de venda superior ao preço de seu encerramento.

Portanto, é preciso ficar atento para não esquecer uma ordem pendurada no livro, se a compra ou venda já não for mais de seu interesse. Isso porque, diante das oscilações de preço normais no intraday, ela poderá ser executada posteriormente.

Qual é a importância da pré-abertura?

Como você aprendeu, a pré-abertura do mercado é a fase em que os preços dos ativos são formados. Logo, as ofertas iniciais lançadas conduzirão o início das negociações assim que o mercado abrir, evidenciando a sua importância.

Aliás, esse momento pode ser decisivo para o especulador que busca auferir lucro logo nos primeiros minutos do pregão. Isso porque ele poderá aproveitar a grande volatilidade existente, já que muitos participantes usam o período para defender suas posições.


Imagine que uma grande instituição esteja posicionada comprada em um papel e, na pré-abertura, o preço teórico esteja abaixo de sua posição. Para evitar prejuízos, é possível que ela participe do leilão —buscando atuar para elevar o preço do papel e equilibrar sua posição.

Esse movimento também pode gerar oportunidades para ganhos rápidos entre os especuladores. Ao avaliar a pré-abertura, o investidor terá a noção dos participantes interessados em um ativo em que ele está posicionado, ou queira se posicionar. Assim, pode identificar eventuais oportunidades.

Como participar da pré-abertura?

Ao chegar até aqui, você já deve estar ciente da importância do período de pré-abertura do mercado. Contudo, ainda pode estar se questionando sobre como participar desse processo.

Caso você tenha interesse em fazer parte do leilão de abertura, precisará de um home broker — a plataforma de negociação na bolsa. No horário de pré-abertura, basta digitar o ticker do ativo que você quer negociar e lançar suas ofertas, apontando a quantidade e preço de seu interesse.

Também é possível enviar ordens fora do horário de funcionamento do mercado. Quando isso ocorre, a ordem fica armazenada no sistema do banco de investimentos e se tornam registros de ofertas no leilão de pré-abertura seguinte.

Depois de aprender o que é e como funciona a pré-abertura da bolsa, pretende participar dessa fase inicial do mercado? Antes de tomar uma decisão, lembre-se de traçar estratégias para evitar perdas financeiras e sempre considere seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Precisa de ajuda para começar a investir? A Renova Invest é uma assessoria qualificada e pode lhe ajudar a desbravar o universo dos investimentos, entre em contato!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.