Renova Invest Facebook

Pré-abertura da bolsa: entenda como funciona!

Pré-abertura da bolsa
Pré-abertura da bolsa

Quem opera no mercado financeiro ou pretende iniciar seus aportes precisa estar atento quanto aos horários de negociação. Afinal, não se pode comprar e vender a qualquer hora. Porém, um momento que merece atenção é o de pré-abertura da bolsa de valores — você já o conhece?

As negociações de ativos e derivativos, de modo geral, ocorrem durante o pregão. Mas o seu início é marcado por um período de formação de preços onde não se pode, efetivamente, fazer compras ou vendas. Então é importante conhecê-lo para entender seus impactos nas operações.

Aprenda mais sobre como funciona a pré-abertura da bolsa e saiba aproveitar esse período na sua jornada no mercado.

Acompanhe!

O que é a bolsa de valores brasileira?

Antes de conhecer o conceito de pré-abertura do mercado, é preciso entender o que é a bolsa de valores brasileira — a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Trata-se de um ambiente onde compradores e vendedores negociam diferentes ativos e derivativos financeiros.

Ela é resultado da fusão entre a antiga BM&F Bovespa (Bolsa de Mercadorias e Futuros) com a CETIP (Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos), que aconteceu em 2017. Desse modo, a B3 é responsável por oferecer um ambiente de negociação seguro e confiável.

Seu papel é fundamental no desenvolvimento de companhias e fundos que desejam abrir seu capital. A bolsa também fica encarregada de organizar os dados, elaborar normas e procedimentos para aumentar o nível de proteção do mercado.

E, se você quiser participar desse amplo universo de negociações diárias, precisa conhecer seus horários de funcionamento — inclusive o de pré-abertura.

O que é pré-abertura da bolsa?

Grande parte dos ativos presentes na bolsa são negociados entre o período das 10h às 16h55. Além disso, o horário pode variar de acordo com o horário de verão dos Estados Unidos — geralmente adicionando 1h ao final do pregão.

Contudo, as movimentações, na verdade, começam meia hora antes da abertura do mercado. Nos primeiros 15 minutos, dá-se início ao chamado período de cancelamento de ordens. Nele, as ordens lançadas no dia anterior que não foram executadas são canceladas.

A partir das 9h45, o mercado entra na fase de pré-abertura — um momento de formação de preços. Durante 15 minutos, a bolsa permite que compradores e vendedores façam ofertas, sem que sejam executadas. Essa fase tem o objetivo de dar transparência à definição dos preços iniciais dos ativos.

Portanto, um ativo somente começa a ser negociado, após ter seu preço definido no momento de pré-abertura do mercado. Desse modo, essa é uma fase essencial para o correto funcionamento da bolsa de valores.

Como funciona a pré-abertura da bolsa de valores?

Além de entender o conceito, é preciso conhecer o funcionamento da pré-abertura. Na prática, ela é semelhante a um leilão. Na prática, os investidores e especuladores podem lançar intenções de compra e venda. Porém, as ordens ficam dispostas no livro de ofertas e não são executadas ou canceladas.

Depois, por meio de um sistema chamado de match-making, a bolsa define um preço teórico para cada ativo disponibilizado. Ele considera as ordens que foram lançadas. Com base nisso, o preço que apresentar maior número de negociações de compra e venda será estabelecido para iniciar o pregão.

Após a abertura do pregão, todas as ordens de compra que estiverem acima do preço teórico são executadas. O mesmo acontece com as ordens de venda — porém, serão executadas aquelas que estiverem abaixo do preço definido.

É importante ter em mente que, no final do leilão, as ordens executadas (compra ou venda) estarão no preço teórico. Ou seja, mesmo que você tenha feito uma oferta de compra a um preço maior, ela será executada no preço do encerramento do leilão. O mesmo acontece em relação à venda.

Já as ordens que não participaram do leilão (que não foram executadas) podem ser canceladas normalmente. Por exemplo, a ordem de compra inferior ao preço teórico ou a ordem de venda superior ao preço de seu encerramento.

Portanto, é preciso ficar atento para não esquecer uma ordem pendurada no livro, se a compra ou venda já não for mais de seu interesse. Isso porque, diante das oscilações de preço normais no intraday, ela poderá ser executada posteriormente.

Qual é a importância da pré-abertura?

Como você aprendeu, a pré-abertura do mercado é a fase em que os preços dos ativos são formados. Logo, as ofertas iniciais lançadas conduzirão o início das negociações assim que o mercado abrir, evidenciando a sua importância.

Aliás, esse momento pode ser decisivo para o especulador que busca auferir lucro logo nos primeiros minutos do pregão. Isso porque ele poderá aproveitar a grande volatilidade existente, já que muitos participantes usam o período para defender suas posições.

Imagine que uma grande instituição esteja posicionada comprada em um papel e, na pré-abertura, o preço teórico esteja abaixo de sua posição. Para evitar prejuízos, é possível que ela participe do leilão —buscando atuar para elevar o preço do papel e equilibrar sua posição.

Esse movimento também pode gerar oportunidades para ganhos rápidos entre os especuladores. Ao avaliar a pré-abertura, o investidor terá a noção dos participantes interessados em um ativo em que ele está posicionado, ou queira se posicionar. Assim, pode identificar eventuais oportunidades.

Como participar da pré-abertura?

Ao chegar até aqui, você já deve estar ciente da importância do período de pré-abertura do mercado. Contudo, ainda pode estar se questionando sobre como participar desse processo.

Caso você tenha interesse em fazer parte do leilão de abertura, precisará de um home broker — a plataforma de negociação na bolsa. No horário de pré-abertura, basta digitar o ticker do ativo que você quer negociar e lançar suas ofertas, apontando a quantidade e preço de seu interesse.

Também é possível enviar ordens fora do horário de funcionamento do mercado. Quando isso ocorre, a ordem fica armazenada no sistema do banco de investimentos e se tornam registros de ofertas no leilão de pré-abertura seguinte.

Depois de aprender o que é e como funciona a pré-abertura da bolsa, pretende participar dessa fase inicial do mercado? Antes de tomar uma decisão, lembre-se de traçar estratégias para evitar perdas financeiras e sempre considere seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Precisa de ajuda para começar a investir? A Renova Invest é uma assessoria qualificada e pode lhe ajudar a desbravar o universo dos investimentos, entre em contato!

 

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.