ESGB11
ESGB11

ESGB11: Conheça o ETF ESG do BTG Pactual

O ETF ESG do banco BTG Pactual é uma das alternativas para os investidores que desejam investir pensando na sustentabilidade. Você conhece esse termo?

Nos últimos anos, as companhias que se comprometeram em preservar o meio-ambiente e adotar medidas que reduzam danos socioambientais ganharam a atenção dos investidores.  Assim, os investimentos sustentáveis se tornaram tendência também no mercado financeiro.

Atendendo às exigências em relação a essa tendência, o ETF ESG do BTG surgiu no mercado. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre ele!

O que são ETFs?

Os Exchange Trade Funds (ETF) são fundos de investimento em índice. Trata-se de um tipo de fundo que tem como objetivo replicar o índice que utiliza como referência.

Em outras palavras, um ETF é composto por produtos ou ativos – como as Ações –  relacionados ao seu benchmark, visando obter uma rentabilidade igual ou próxima a ele.

O que são investimentos ESG?

ESG é a sigla para Environmental, Social e Governance. Ou seja, a sigla diz respeito a boas práticas em relação ao meio ambiente, sociedade e governança corporativa.

Sendo assim, os investimentos ESG são aqueles pautados nos critérios apontados acima. Logo, todo e qualquer ativo precisa, obrigatoriamente, seguir os requisitos pautados na defesa do meio ambiente e compromisso com o meio no qual está inserido, por exemplo.

O que é ESG para o BTG Pactual?

O BTG Pactual – o maior banco de investimentos da América Latina – tem o compromisso de adotar critérios ESG na gestão de riscos, tomadas de decisão e oferta de produtos aos investidores.

A política de sustentabilidade da empresa reflete o anseio de longo prazo e o comprometimento com o desenvolvimento responsável e sustentável. Inclusive, é signatária do Pacto Global da ONU (a sigla em inglês é UNGC) e reconhece a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A BTG Pactual Asset acredita que companhias que consideram os fatores ESG são impactadas positivamente por diversos fatores no longo prazo. Nesse sentido, o banco aderiu aos Princípios do Investidor Responsável e se comprometeu publicamente em desenvolver e integrar esses aspectos na seleção dos ativos.

O que é o ETF ESG do BTG Pactual?

O ETF ESG do Banco BTG Pactual é um fundo de índice criado em 2020. Ele é negociado na B3 pelo ticker ESGB11. O produto replica o índice S&P/B3 Brasil ESG.

O objetivo é investir em empresas que demonstram estar comprometidas com os requisitos ESG. Entre elas, estão: Lojas Renner, Natura, Itaú, Banco do Brasil, WEG, etc.

Segundo Andrea Cardia, gestora do ESGB11, o ETF não incluiu grandes empresas como Vale, JBS, Petrobras e frigoríficos justamente por não estarem em harmonia com os princípios estabelecidos pelo índice.

Um dos principais destaques do ETF ESG BTG é a diversificação da carteira. As 10 maiores empresas representam 39% do índice ESG, 45% do Ibovespa e 62% do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre o índice S&P B3 Brasil ESG

O índice S&P/B3 Brasil ESG foi lançado em setembro de 2020. Ele é composto por 96 ações e utiliza as pontuações ESG estabelecidas pela S&P Dow Jones, o mesmo critério utilizado pelo Dow Jones Sustainability Index. O índice exclui companhias que não são cobertas pela S&PDJI, que não aderiram ao Pacto Global da ONU ou que são de setores específicos.

Os ativos elegíveis são considerados pela pontuação ESG da S&PDJI com base na Avaliação de Sustentabilidade Corporativa.

Se interessou pelo ETF ESG do BTG Pactual? Investir em empresas comprometidas com a sustentabilidade é uma tendência bastante positiva. Portanto, se você quer investir em companhias que seguem esses princípios, entre em contato conosco para saber mais sobre esse fundo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.