Renova Invest Facebook

Conheça o ETF iShare Índice Carbono (ICO2)

ETF iShares índice carbono eficiente
ETF iShares índice carbono eficiente

Você já pensou em investir em empresas com foco na sustentabilidade? O iShares Índice Carbono Eficiente se trata de um ETF e pode ajudar nessa tarefa. Assim, ele é interessante para investidores que consideram como critérios o bem-estar social e do meio-ambiente.

A valorização desse tema tem crescido em todo o mundo e não é uma novidade. Nos investimentos, o assunto também tem ganhado atenção e, inclusive, dado resultados. Isso porque companhias com viés sustentável podem apresentar boas perspectivas econômicas.

Por esse motivo, investir com tal visão pode ser uma boa alternativa. E o ETF iShares Índice Carbono Eficiente dá essa possibilidade. Continue a leitura do artigo, confira as características desse fundo e descubra se ele vale a pena para você!

O que é um ETF?

Os Exchange Traded Funds (ETF) são fundos de índice que seguem um benchmark. Ou seja, um índice econômico como o SMLL (de empresas pequenas) e o Ibovespa (das companhias mais negociadas na bolsa).

Quem investe em um ETF adquire cotas de um fundo que deseja replicar ou ter uma performance próxima ao índice de referência utilizado. Em muitos casos, os ETFs são compostos por Ações, mas podem existir de outras categorias, como os de renda fixa.

Quem investe nessa modalidade consegue diversificar sua carteira de uma maneira prática e acessível, pois se expõe a um conjunto de ativos em um único investimento. Dessa forma, não existe a necessidade de analisar ativo por ativo para compor uma carteira.

Por meio de ETFs de índices de sustentabilidade é possível investir com esse foco. Ela se tornou uma questão que as empresas precisam dar a devida importância. Afinal, a própria sociedade começou a cobrar uma postura sustentável dos negócios.

O que é o ICO2?

A preocupação com o meio ambiente tem sido um fator essencial para que as companhias conquistem a confiança do público. Assim, podem melhorar o posicionamento da marca e, consequentemente, vender mais e atrair a atenção dos investidores.

Nesse cenário, o Índice Carbono Eficiente se destaca. Conhecido também pela sigla ICO2, ele é um índice de mercado que reúne empresas que concordaram em adotar práticas transparentes em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa.

O índice foi criado em 2010. Desde seu início, teve o propósito de ser um instrumento para lidar com as questões relacionadas às mudanças climáticas no Brasil. O objetivo é dar relevância às questões relacionadas à sustentabilidade e meio-ambiente.

A adesão das empresas ao ICO2 demonstra o comprometimento delas com a transparência em relação às suas emissões de gases. Logo, demonstra como elas estão se preparando para se tornarem agentes menos poluidores.


DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

DESCUBRA COMO INVESTIR COMO UM PROFISSIONAL Investir como um profissional

Saiba tudo sobre ETFS - a forma de sostificar os seus investimentos


Como funciona o ICO2?

Até 2020, para formar a carteira teórica desse índice, foi utilizado como base as empresas que já faziam parte de outro indicador: o IBrX-50. Ele é formado pelas 50 companhias que possuem as Ações mais negociadas na B3.

Assim, entre os negócios que fazem parte do IBrX-50, o ICO2 seleciona as companhias que tenham adotado iniciativas de transparência em relação à emissão de gases causadores do efeito estufa na sua estrutura.


Para dar peso a cada uma das Ações, é considerado o grau de eficiência das emissões de gases e o free-float. A carteira costuma ter 30 empresas dos mais variados setores. Algumas que costumam aparecer são: Bradesco, Itaú, Natura, dentre outras.

O que é o ECOO11?

Até aqui você conheceu um índice sustentável. Mas como investir nele? Não há possibilidade de investimento direto, mas há um ETF que replica o índice. O nome do fundo é iShares Índice Carbono Eficiente Brasil Fundo de Índice.

Ele é um ETF “verde” de renda variável da B3. Foi criado em 2011 e tem como objetivo refletir a performance do ICO2, explicado anteriormente. O fundo é composto principalmente por Ações que compõem a carteira teórica do seu benchmark.

Seu ticker de negociação é ECOO11. O administrador do fundo é o Banco BNP Paribas Brasil S.A. O gestor é a BlackRock Brasil Gestora de Investimentos Ltda. O investimento pode ser feito a partir do lote padrão mínimo de 10 mil cotas.

A taxa de administração do iShares ecoo é de 0,38% ao ano. Conforme dados de novembro de 2020, o patrimônio líquido do fundo é de R$83.801.120. Nesse mesmo mês, ele contava com 1.724 cotistas, e o valor da cota é de R$111.

Trata-se de um fundo de investimento disponível para todos os investidores. Como o objetivo do fundo é replicar o índice, ele deve investir a maior parte do seu patrimônio em Ações do ICO2.

Quais as vantagens e desvantagens do ECOO11?

Investir no ECOO11 tem algumas vantagens. Uma delas está relacionada à praticidade, pois ETFs permitem investir em uma carteira diversificada com um simples aporte. Outra facilidade dos ETFs é que há um gestor.

Assim, o investidor terceiriza as responsabilidades, pois é o profissional que fará as estratégias do fundo. Como se trata de gestão passiva, a taxa de administração é baixa, principalmente se comparar com fundos de investimentos de gestão ativa.

Mais uma vantagem de investir especificamente no ECOO11 é contribuir com a causa sustentável. Então é uma alternativa para quem tem tais valores na hora de aportar seu capital.

Em relação às desvantagens, pode-se citar o custo maior do ECOO11. Como apresenta um lote mínimo mais alto, ele demanda um investimento maior. Essa é uma diferença em relação a outros ETFs que podem ser de baixo custo.

Como investir no ECOO11?

Investir em ETFs é simples. Para isso, é necessário ter uma conta em um banco de investimentos para ter acesso ao iShares Índice Carbono Eficiente e outros produtos que por ventura você tenha interesse.

Uma vez no home broker, basta digitar o código de negociação (ECOO11) e realizar a compra. O ETF está disponível para qualquer investidor que tenha interesse. Ele pode ser uma alternativa para diversificar a carteira e ainda priorizar as companhias sustentáveis.

Se você compactua com o propósito de proteção ambiental, o iShares Índice Carbono Eficiente pode ser uma maneira de incentivar as companhias sustentáveis.  No entanto, lembre-se de analisar seu perfil de investidor e seus objetivos antes de realizar qualquer investimento!

Quer saber mais como você pode investir pensando na sustentabilidade? Confira agora o que é um investimento ESG e entenda por que ele é interessante!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.