ECOO11 Saiba mais sobre o ETF verde da bolsa brasileira

ECOO11: Saiba mais sobre o ETF verde da bolsa brasileira!

Os ETFs (Exchange Traded Funds) se tornam, cada dia mais, veículos de investimento de destaque no mercado financeiro, possibilitando uma carteira diversificada. Um deles é o ECOO11, o ETF “verde” da B3 — a bolsa de valores brasileira.

Afinal, em paralelo com o crescimento dos investimentos em ETFs, a temática da sustentabilidade também está crescendo. Assim, conhecer o ECOO11 pode ser uma oportunidade para quem se interessa pelos dois assuntos.

Quer entender mais? Então saiba o que é e como funciona o ETF verde!

O que é um ETF?

Para entender claramente do que se trata o ECOO11, é interessante relembrar o que é um ETF. Ele se trata de um Fundo de Índice. Logo, é uma cesta de ativos montada na intenção de replicar um índice.

Existem diversos índices nos mercados de todo o mundo. No Brasil, alguns dos mais famosos são:

  • Ibovespa (IBOV); (BOVA11; BOVV11)
  • Índice Brasil (IBrX); (BRAX11)
  • Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGC); (GOVE11)
  • Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE); (ISUS11)
  • Índice Carbono Eficiente (ICO2). (ECOO11)

O ICO2 é o indicador de referência (ou benchmark) do ETF ECOO11. Ou seja, a carteira do Fundo de Índice busca refletir o desempenho do Índice Carbono Eficiente. A seguir, você verá como isso acontece.

O que é o ECOO11?

Agora que você sabe mais sobre o funcionamento de um ETF, é hora de conhecer o ECOO11. Seu nome oficial é iShares Índice Carbono Eficiente. Ele também pode ser chamado de Fundo de Índice ECOO11 e é construído sob a forma de um condomínio aberto.

Sua criação se deu em 2011. Desde então, ele busca refletir o desempenho do Índice Carbono Eficiente. Esse índice, por sua vez, foi desenvolvido por uma parceria entre a B3 e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além disso, ele é bastante próximo do Índice Brasil 50 (IBrX-50), um dos índices mais abrangentes da bolsa. A relação ocorre porque uma parte dos ativos presentes na carteira teórica do ICO2 também está no IBrX-50.

Contudo, vale destacar que o ICO2 acolhe apenas as empresas do IBrX-50 que buscam otimizar a eficiência na emissão de carbono. Portanto, os fundos que o replicam, como o ECOO11, buscam favorecer as companhias com menor produção de gases de efeito estufa.

Como o ECOO11 é composto?

Em resumo, a seleção das empresas presentes no ECOO11 leva em consideração o grau de eficiência de emissões de gases do efeito estufa de cada empresa.

Algumas delas são:

  • ITAU UNIBANCO HOLDING PREF SA (ITUB4);
  • B3 BRASIL BOLSA BALCAO SA (B3SA3);
  • BANCO BRADESCO PREF SA (BBDC4);
  • WEG SA (WEGE3);
  • BANCO DO BRASIL SA (BBAS3).

As carteiras do índice e do ETF são rebalanceadas de tempos em tempos. A seleção é feita a partir dos dados do inventário anual de gases do efeito estufa de cada companhia. Assim, são mantidas ou incluídas apenas empresas que estejam de acordo com os critérios do indicador.

Para conferir a composição exata e atual do ETF, você pode ir ao site da B3. Ou da gestora BlackRock Brasil. É interessante lembrar que sua gestão é passiva, assim como no caso de outros ETFs. Logo, o objetivo é replicar os critérios do índice de referência.

Quais as vantagens do ECOO11?

O fato da temática da sustentabilidade ganhar cada vez mais espaço no mercado financeiro é uma das principais vantagens consideradas no ETF verde da B3. Ela ampara os investidores que se interessam por companhias que adotaram práticas transparentes nesse sentido.

Outras vantagens também podem ser observadas ao investir no ETF ECOO11. Confira!

Facilidade

Selecionar individualmente as empresas presentes na carteira teórica do Índice Carbono Eficiente (ICO2) pode ser um processo caro e demorado. O Fundo de Índice ECOO11 faz isso pelo investidor — e por um custo mais baixo.

Diversificação

Ainda que as empresas do ECOO11 estejam em sua carteira em função de um critério em comum, elas são variadas e de diferentes setores. Dessa maneira, o investidor pode contar com diversificação, diluindo riscos e aumentando o equilíbrio geral.

Gestão profissional

Por fim, é interessante reforçar uma vantagem já citada: a gestão. Os investimentos do ETF são realizados por um gestor, a partir da referência do índice. Assim, o investidor não precisa se preocupar com a escolha de ativos.

Quais suas desvantagens?

Também é importante conferir possíveis obstáculos vistos no investimento nesse Fundo de Índice.

Conheça alguns deles!

Taxa de administração

Ao passo que a gestão pode ser uma vantagem, ela também é capaz de representar um desafio. Afinal, há a cobrança de uma taxa de administração ao investir no ETF. Ainda que ela seja mais baixa do que fundos com gestão ativa, deve ser considerada.

Carência de análise fundamentalista

O critério de escolha dos ativos que compõem a carteira do ECOO11 tem como foco a questão ambiental. Assim, não há uma avaliação dos fundamentos das empresas. Dessa maneira, podem não considerar outros aspectos como governança, histórico de resultados etc.

Gestão

Enquanto é vantagem para alguns investidores, a gestão profissional pode ser vista como desvantagem por outros. Afinal, você não tem liberdade para escolher os melhores ativos para suas necessidades.

O portfólio não é personalizado. Logo, é importante pensar sobre isso.

Como investir no ECOO11?

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens do ECOO11, você pode decidir se ele faz sentido para sua carteira. Antes da escolha, fique atento para considerar dois fatores essenciais. São eles: seu perfil de investidor e objetivos.

Caso a resposta seja positiva, é chegado o momento de saber como investir nele. As cotas do ETF são negociadas na bolsa da valores. Assim, é preciso ter uma conta em um banco de investimentos e usar o home broker, buscando pelo código ECOO11.

Agora que você sabe mais sobre o assunto, avalie o alinhamento do ETF com o seu perfil e objetivos. Assim, você se certificará de saber se o ECOO11 é uma modalidade de investimento adequado a você ou não!

E se tiver alguma dúvida sobre essa ou outras possibilidades disponíveis no mercado financeiro, entre em contato com a Renova Invest agora mesmo e saiba mais!

(Visited 68 times, 1 visits today)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe uma resposta


Mais Lidos

Postagens Relacionadas

Categorias

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.