Luiz Parreiras
Luiz Parreiras

Conheça Luiz Parreiras, da Verde Asset Management

É provável que uma das maiores histórias de sucesso na bolsa de valores brasileira esteja atrelada ao Fundo Verde. Você saberia identificar quem são os gestores responsáveis por todo esse mérito? Um dos responsáveis é Luiz Parreiras.

Ele é um dos gestores da Verde Asset Management — corresponsável pelo Fundo Verde. Neste artigo, você poderá conhecer um pouco da história dele, como começou sua carreira no mercado financeiros e algumas de suas estratégias.

Quer seguir o exemplo de um gestor bem sucedido? Então continue a leitura!

Quem é Luiz Parreiras?

Luiz Paulo Parreiras é um dos investidores de maior prestígio no país. Atualmente, é sócio e gestor da Verde Asset Management, que atua com fundos de investimentos de longo prazo. Em especial, o Fundo Verde.

Ele nasceu e cresceu em São Paulo. Desde a infância, na escola, demonstrava interesse pelas matérias matemática e história. A partir do ensino médio, decidiu que exerceria uma profissão dentro do mercado financeiro.

Parreiras se formou em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) – em 2003. Posteriormente, tornou-se mestre pelo instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP).

Qual a sua história no mercado financeiro?

O início da jornada profissional de Luiz Parreiras no mercado financeiro remonta o ano de 2002. Confira!

Hedding-Grifo

Em 2002, Parreiras tornou-se estagiário na corretora Hedding-Grifo. É a mesma empresa onde trabalhava um dos investidores mais reconhecidos da época — Luís Stuhlberger.

Stuhlberger era um investidor renomado pelos excelentes resultados financeiros no mercado de ouro, nos anos 80. Inclusive, havia sido convidado pelo Banco Central para representar a instituição diante dos operadores do metal no país. Assim, era um modelo para novos investidores.

Em 2003, Parreiras teve a oportunidade de trabalhar na equipe do próprio Luís Stuhlberger — no cargo de analista de investimento. Nesse ofício, diz ter desenvolvido todos os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro, estratégias e fundos de investimento.

Anos depois, Parreiras pode aplicar o conhecimento adquirido ao trabalhar na parte de relacionamento com o investidor da corretora. Nessa ocasião, atuando diretamente com investidores estrangeiros, ganhou bastante destaque dentro da Hedding-Grifo.

Credit Suisse Hedging-Griffo

No ano de 2006, a Hedging-Griffo foi incorporada pela Credit Suisse e passou a se chamar Credit Suisse Hedging-Griffo. Posteriormente a incorporação, Parreiras, já no cargo de controller, enfrentou uma grande provação profissional com a crise do subprime – que derrubou as bolsas mundiais.

Após obter bons resultados no pós-crise, ele passou a integrar a lista dos grandes investidores na bolsa brasileira. Sequencialmente, em 2012, foi promovido a gestor dos fundos multimercado, ainda na Credit Suisse Hedging-Griffo.

Verde Asset Management

No final de 2014, Parreiras e Stuhlberger em companhia de outros profissionais, decidiram desvincular o Fundo Verde da Credit Suisse. Depois de intensas negociações, o fundo se tornou independente.

Em 2015, criaram a Verde Asset Management, responsável pela gestão de fundos multimercado (como o Fundo Verde), previdenciários, de ações nacionais e estrangeiras. Atualmente, Luiz Parreiras é sócio e gestor dessa asset, trabalhando ao lado de Luís Stuhlberger.

Quais as principais estratégias de Luiz Parreiras?

Após um histórico de quase 20 anos como investidor, Parreiras atribui parte de seus conhecimentos às estratégias de Luís Stuhlberger. Apesar de ter desenvolvido algumas próprias, ele valoriza o que aprendeu com o colega e mentor.

Saiba mais!

Contrarian investing

Ambos os investidores se embasam no contrarian investing – estratégia que consiste em efetuar operações contrárias ao sentimento predominante no mercado. Isso porque acreditam que o chamado efeito manada resulta em erros na precificação, gerando oportunidades.

Portanto, buscam arbitrar imperfeições de preços em papéis que tenham alto potencial de retorno. Nesse cenário, quando se perde o valor é pequeno e controlado, quando se ganha o lucro é superior às perdas – compensando-as.

Segundo Parreiras, o intuito não é acertar sempre, mas minimizar o impacto dos erros cometidos e maximizar os acertos.

Diversificação

Outra estratégia de investimentos utilizada por Luiz é a diversificação do portfólio. Os fundos multimercados geridos por ele, por exemplo, podem investir em ações brasileiras, ações norte-americanas, mercados de taxas de juros — além de índices de preços, moedas e commodities.

Com essa gama de possibilidades, a exposição dos fundos da Verde Asset Management é feita de forma controlada e dividida em vários segmentos. Assim, os riscos são equilibrados, ao passo que aumentam as chances de retorno.

Resultados

Embora ganhos passados não garantam lucros futuros, a estratégia parece funcionar bem. No site da gestora, observa-se que o rendimento do Fundo Verde acumula uma alta de 18.700% desde sua origem – em 1997.

Também pode ser observado, no mesmo site, que o Fundo Verde superou o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) em vinte e uma oportunidades. Isso dentro de um período de vinte e quatro anos de comparação.

Como se tornar cotista do Fundo Verde?

Após verificar as estratégias utilizadas pelos gestores da Verde Asset Management, e os resultados obtidos pelo Fundo Verde nos últimos anos, talvez você pense em como participar deles. Entretanto, o Fundo Verde está fechado para captação de novos clientes.

Ele se mantém assim por certo tempo, abrindo apenas em momentos específicos. A última vez que abriu (em 2021), as cotas se esgotaram em poucos minutos. Mas, se você tiver interesse em outros fundos da gestora, é possível encontrar opções no site da Verde Asset Management.

Para se tornar um cotista de um fundo de investimento administrado por Luiz Parreiras, primeiro deve-se reunir o capital mínimo exigido. Posteriormente, terá que abrir uma conta em um banco de investimento que negocie as cotas de seus fundos – como o BTG Pactual digital.

Na sequência, basta comprar a quantidade de cotas que deseja. A partir disso, seu capital estará exposto aos resultados da equipe da Verde Asset Management. E, a depender do fundo escolhido, a gestão poderá ficar a cargo do próprio Luiz Parreiras.

Como pode ser visto, uma história de sucesso como a de Luiz Parreiras na bolsa de valores demanda conhecimento e tempo de experiência. Então, um bom caminho para tomar suas decisões é seguir o exemplo de grandes investidores.

Quer saber como investir em fundos de investimento? Temos profissionais capacitados e prontos para ajudar você. Acesse o site da Renova Invest e saiba mais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.