Renova Invest Facebook

BQTC39: como funciona esse BDR? Veja detalhes e histórico!

BQTC39
BQTC39

O BQTC39 é um BDR negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. Ele representa um ETF e pode ser acessado por qualquer investidor que conheça os riscos atrelados e defina que o investimento faz sentido para a carteira.

Contudo, essas siglas ainda são desconhecidas para muitos investidores, que não entendem como funcionam os ativos e veículos relacionados. Então, para tomar uma decisão de investimento realmente consciente, é preciso saber mais sobre o assunto.

Para tanto, neste texto você aprenderá o que é um BDR e um ETF, além de conhecer as principais características do BQTC39. Continue a leitura e se informe!

O que é um BDR?

O primeiro conceito importante para conhecer o BQTC39 diz respeito ao BDR. A sigla significa brazilian depositary receipts, que pode ser traduzido livremente para certificado de depósito de valores mobiliários.

Eles são ativos negociados na B3, mas que representam alternativas de investimentos de países estrangeiros. Dessa maneira, os BDRs são considerados certificados brasileiros lastreados em ativos de outro país.

Logo, ao adquirir um BDR, o investidor não está comprando o ativo estrangeiro propriamente dito. Na verdade, você adquire um certificado lastreado nesse ativo. Assim, ele terá oscilação de preços conforme os resultados e a cotação da alternativa.

Para proporcionar esse investimento, uma instituição chamada de depositária precisa adquirir os ativos do exterior. Esses ativos serão guardados e protegidos por uma instituição custodiante, que tem a incumbência de manter o lastro e bloquear o investimento.

Assim, emite-se um certificado (o BDR) lastreado nos investimentos originais. Esse lastro significa uma vinculação entre certificado e ativo. Por isso, é uma representação da alternativa de investimento por meio de um recibo.

Dessa maneira, a depositante não pode negociar esses ativos que servem de lastro para os certificados. O BDR, então, é emitido aos investidores e negociado na B3. Assim, os investidores podem se expor indiretamente à alternativa internacional.

O que é um ETF?

Depois de entender o que é um BDR, você deve saber o que representa um ETF. Ela é a sigla para exchange traded fund que, no Brasil, é conhecido como fundo de índice. Desse modo, ele é um tipo de fundo de investimento.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Esses veículos proporcionam uma maneira de aporte em condomínio com outros investidores. Eles são lançados no mercado com uma estratégia de negociação e composição da carteira específicas, tendo um gestor profissional.

O portfólio do fundo de investimento é administrado por esse gestor. Ele é responsável por aplicar a estratégia proposta, realizar as negociações e buscar alcançar os objetivos relacionados ao fundo.

Os investidores que desejam participar dos resultados podem adquirir cotas. Elas representam uma fração ideal do patrimônio do fundo de investimentos. Assim, terão uma variação de preço conforme os resultados do veículo e a lei de oferta e demanda.

Os ETFs possuem um objetivo bem específico: espelhar os resultados de um índice financeiro previamente escolhido. Logo, a carteira e as negociações realizadas serão pautadas no indicador alvo, buscando a replicação de suas variações.

Imagine, por exemplo, um ETF que tem como objetivo replicar os resultados do Ibovespa, o principal índice de ações brasileiro. Para tanto, ele tenta compor o seu portfólio com as mesmas ações da carteira teórica do índice, em suas devidas proporções.

O que é o BQTC39?

BQTC39 é o ticker — ou código de negociação — do BDR chamado First Trust NASDAQ-100-Technology Sector Index Fund. Esse certificado está lastreado em cotas de um ETF negociados na Nasdaq, a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos e do mundo.

Dessa forma, o preço do BQTC39 na B3 varia conforme as oscilações de preço das cotas do referido ETF. No entanto, a replicação não é exata, porque ele também sofre a influência do câmbio entre o real e o dólar.

Para entender as principais características do BQTC39 é preciso conhecer o índice a que o ETF está atrelado. Confira a seguir:

O NASDAQ-100 Technology Sector Index

O NASDAQ-100 Technology é um índice do mercado de capitais calculado pela Nasdaq. Ele consiste em uma carteira teórica formada por companhias que fazem parte do NASDAQ-100 e são classificadas como do setor de tecnologia.

Então esse índice acompanha o mercado tecnológico pelas cotações de empresas desse setor, como a Apple, a Microsoft, a NVIDIA, a Adobe etc. A composição da carteira é revista anualmente, para avaliar se devem ser incluídas ou excluídas determinadas companhias.


Quais são as principais características do BQTC39?

O BQTC39 faz parte de um grupo de BDRs que começaram a ser negociados em outubro de 2021 na bolsa de valores brasileira. Com isso, ele amplia as possibilidades dos brasileiros de se expor a mercados internacionais e a grandes empresas que não são listadas em nosso país.

Um aspecto relevante sobre o BQTC39 é que ele está disponível apenas para os investidores qualificados — que possuem, comprovadamente, mais de R$ 1 milhão investidos ou têm certificação profissional no mercado financeiro.

Vale ressaltar que esse BDR distribui os dividendos recebidos pelas cotas do ETF estrangeiro. Portanto, os investidores também podem ter uma renda passiva, além de poderem ter ganhos com a valorização no preço dos certificados.

Vale a pena investir em BDRs?

Para determinar se vale a pena investir em BDRs é fundamental considerar diversos pontos. Primeiro, você deve conhecer como funcionam essas alternativas e os ativos a que eles estão lastreados no exterior.

Ainda, considere seu perfil de investidor. Para isso, lembre-se de que os BDRs são de renda variável. Logo, não há garantias ou previsibilidade de resultados e há risco de prejuízo — e você deve saber se o seu perfil tolera esse nível de risco.

Em relação aos objetivos, os BDRs podem fazer parte da carteira de quem deseja se expor ao mercado internacional. Mas, para diluição dos riscos, pode ser adequado vê-los como investimento de longo prazo. Então considere essas informações.

Para realizar o aporte, é indispensável abrir uma conta em um banco de investimentos, como o BTG Pactual digital. A instituição fornecerá acesso à plataforma de negociações da bolsa, onde você poderá encontrar BDRs, ETFs, ações e outros ativos do mercado.

Agora você já conhece o BQTC39 e as suas principais características! Lembre-se de considerar seu perfil e seus objetivos para avaliar se o aporte vale a pena. Desse modo, fica mais fácil fazer a adequação da carteira e tomar decisões que façam sentido para sua estratégia.

Quer contar com profissionais para ter suporte no mercado de investimentos? Então entre em contato com a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.