Renova Invest Facebook

Bovespa Mais: conheça esse segmento da B3!

bovespa mais
bovespa mais

A bolsa de valores brasileira (B3) possui diferentes segmentos de acesso ao mercado acionário. Isso permite que empresas de diferentes portes e segmentos possam abrir capital. Nesse sentido, o Bovespa Mais é uma das classificações previstas pela bolsa.

Nele, as companhias que desejam fazer parte do mercado de capitais são incentivadas a desenvolver o setor de governança corporativa. E o movimento pode trazer benefícios tanto para a empresa quanto para os investidores.

Quer saber mais sobre o Bovespa Mais? Continue a leitura e conheça as características desse segmento, além de algumas empresas que fazem parte dele!

O que é Bovespa Mais?

Bovespa Mais é um segmento de listagem da B3 que visa contribuir para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. Para tanto, ele foi criado para receber as empresas que desejam acessar o mercado de forma gradual.

Desse modo, a listagem dos negócios no Bovespa Mais pode ser feita sem oferta pública e a empresa tem até 7 anos para realizar o IPO (initial public offering).

Esse segmento também ajuda a fomentar o crescimento de pequenas e médias empresas. Afinal, estratégia de acesso gradual permite que a companhia se prepare de forma adequada para participar do mercado acionário.

Ao mesmo tempo, o Bovespa Mais permite que o negócio aumente sua visibilidade para os investidores. Para isso, é necessário implementar padrões elevados de governança corporativa e transparência com o mercado financeiro.

Em comparação com o Novo Mercado, esse segmento de listagem permite que as empresas façam captações menores. Ainda assim, os valores são suficientes para financiar seus projetos de crescimento. No entanto, as companhias podem emitir apenas ações ordinárias (ON).

Vale destacar que não há cobrança de taxa de análise para empresas listadas no Bovespa Mais. Elas também recebem desconto regressivo na anuidade.

Qual a diferença entre Bovespa Mais e Bovespa Mais nível 2?

Ao pesquisar os segmentos da B3, é comum que surjam dúvidas sobre o que muda entre o Bovespa Mais Nível 2 e Bovespa Mais são segmentos de listagem similares.

Contudo, há uma diferença importante: no Bovespa Mais 2, as empresas listadas poderem manter ações preferenciais (PN). Além disso, se houver venda de controle da empresa, tanto as ações ON quanto as PN terão o tag along de 100%.

Esse é um mecanismo que garante que, em caso de venda da companhia, os acionistas minoritários poderão vender seus papéis pelo mesmo valor pago aos acionistas majoritários.


INVISTA EM AÇÕES COM A PLANILHA DE ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Invista em ações


Quais são as características das empresas que estão nesse segmento?

Um dos pontos importantes sobre o Bovespa Mais está no fato de que o segmento é muito buscado por empresas consideradas emergentes. Nesse caso, é comum que elas desejem entrar no mercado de capitais de forma progressiva.

Então, mesmo que a oferta de ações seja permitida para um número limitado de investidores, as companhias conseguem obter o montante necessário para expandir suas operações. E para permanecer no segmento Bovespa Mais, as empresas devem atender aos seguintes requisitos:

  • converter a empresa Limitada para Sociedade Anônima (S.A.);
  • emitir exclusivamente ações ordinárias;
  • garantir o direito ao tag along de 100%;
  • criar um conselho de administração com, pelo menos, 3 membros.

Devido a essas características, é comum que as empresas listadas no Bovespa Mais atraiam investidores que buscam um potencial de crescimento mais acentuado do negócio. Normalmente, as ofertas de ações são destinadas a poucos investidores, que possuem objetivos de longo prazo.

Quais são as empresas listadas no Bovespa Mais?

Gostou de saber mais sobre o segmento Bovespa Mais? Agora, vale conhecer algumas das principais empresas listadas nele. Confira:

Bahema Educação (BAHI3)

Bahema Educação é uma empresa fundada em Salvador na década de 1950. Inicialmente, ela atuava com a comercialização de implementos agrícolas. Porém, seus primeiros investimentos no setor educacional começaram em 2017.

A estratégia focou em obter o controle de escolas de educação básica. Com isso, a empresa se tornou sócia de diversos colégios nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.

BRQ Soluções em Informática (BRQB3)

Criada na década de 1990, a BRQ Digital atua no setor de tecnologia da informação, no mercado nacional e internacional. Assim, ela está entre os principais negócios da área de informática do Brasil.

Seu modelo de negócio é baseado em apresentar soluções para grandes empresas, além de ser conhecido pela inovação e gestão. Vale destacar que, em 2016, a BRQ Digital se tornou uma das primeiras companhias da área de informática a entrar no Bovespa Mais.

BBM Logística (BBML3)

Outra empresa listada no segmento Bovespa Mais é a BBM Logística, que atua no setor de transporte rodoviário. Ela realiza serviços como carga lotação, transporte fracionado, transporte intermodal, entre outros.

A companhia foi fundada em 1996 e está presente em diversos estados do Brasil, mas também atua em outros países.

BIOMM (BIOM3)

A Biomm S.A. é uma empresa que atua no setor de saúde, sendo especializada em medicamentos biológicos. A sua fundação aconteceu em 2001, a partir da cisão da Biobras, que foi pioneira no Brasil em biotecnologia farmacêutica e está entre as principais do setor biofarmacêutico.

O modelo de negócio da BIOMM é baseado na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de biomedicamentos. Já a sua atividade principal é o licenciamento de tecnologia para produzir proteínas terapêuticas recombinantes, principalmente insulina.

Por que é importante entender os segmentos da B3?

Os segmentos de listagem da B3 foram criados para atender às necessidades dos diferentes perfis de empresas. Cada um deles prezam por regras determinadas de governança corporativa, que vão além das obrigações definidas na legislação.

Essas regras visam melhorar a análise das companhias que decidem aderir, voluntariamente, aos segmentos disponíveis. Além disso, elas atraem os investidores porque asseguram direitos aos acionistas.

Vale destacar que as regras também abordam sobre a divulgação de dados, visando a mitigação dos riscos de assimetria de informação. Portanto, conhecer os segmentos de listagem é importante para entender esses princípios e como as empresas devem segui-los.

Por fim, saiba que as empresas podem deixar de fazer parte desse segmento se não atingirem algum requisito determinado pela B3. Outra possibilidade é se elas ascenderem aos demais níveis de listagem, como o Novo Mercado.

Agora você conhece o segmento de listagem Bovespa Mais e pode analisar se o investimento nas empresas desse setor faz sentido para a sua carteira. Lembre-se de considerar o seu perfil de investidor e objetivos antes de tomar uma decisão.

Gostou do conteúdo? Então complemente a leitura e conheça 6 tipos de ações disponíveis para investidores na bolsa de valores!

Veja também

botão de concordância

0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.