Renova Invest Facebook

Pré-market Bovespa: o que é e como funciona?

Pré-market Bovespa
Pré-market Bovespa

A B3 (a bolsa de valores brasileira) não fica aberta 24 horas como algumas bolsas internacionais. Então é preciso estar atento aos horários de início e fim das negociações. Entre eles, há o pré-market, onde são formados os preços dos ativos que integram o Índice Bovespa e muitos outros.

No entanto, o seu funcionamento é dotado de algumas particularidades que precisam ser observadas. Assim, conhecê-las pode fazer com que você consiga aproveitar diferentes oportunidades no mercado.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo para aprender o que é o pré-market, como funciona e como operá-lo.

Vamos lá?

O que é o pré-market?

Muitos termos utilizados no mercado financeiro são de língua estrangeira — especialmente a língua inglesa. Isso acontece porque os mercados europeus e norte-americanos são mais antigos e maiores que o brasileiro. Assim, diversas expressões desses ambientes são espelhadas pelos mercados mundiais.

O termo pré-market significa “antes do mercado”. No Brasil, a expressão é melhor adaptada para pré-abertura, mas também é conhecida como leilão de pré-abertura. Como você viu, trata-se do período em que os preços dos ativos são formados, guiando as primeiras negociações do dia.

Portanto, esse é um mecanismo bastante importante para o mercado, pois traz a oportunidade de qualquer interessado participar da formação de preços. Isso revela a transparência e isonomia da bolsa em relação ao preço dos ativos negociados.

Vale destacar que o pré-market acontece em todas as ações negociadas na bolsa de valores brasleira. Então ele inclui desde os ativos de maior representatividade e que integram o índice Bovespa até aqueles menos conhecidos e com menor liquidez.

Qual é o horário do pré-market?

Após entender o conceito, é preciso entender qual é o horário do pré-market. Em regra, o mercado de ações brasileiro funciona em todo o dia útil do período das 10:00 às 17:00. Já o mercado futuro tem o seu funcionamento das 9:00 às 18:00.

Por sua vez, o mercado de opções funciona a partir das 10:05 até às 17:15 e o mercado a termo das 10:00 às 17:25. Todos eles contam com o horário de pré-abertura que, geralmente, se dá 15 minutos antes de suas aberturas. No mercado à vista, por exemplo, o pré-market acontece das 9:45 às 10:00.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Ademais, é preciso ficar atento, pois os horários de negociação da bolsa podem mudar para acompanhar o horário de verão nos Estados Unidos. Quando isso acontece, normalmente, é adicionada 1 hora a mais de negociações, ao final do pregão.

De toda a forma, caso você queira participar da pré-abertura do mercado, é interessante se programar para acessar o mercado com antecedência. Caso seja preciso, consulte eventuais mudanças de horários praticados pela B3, em seu site.

Como funciona o pré-market no mercado?

Após conferir o que é pre-market e o horário em que ele é realizado, vale a pena conferir também como ele funciona.

Como visto, nos 15 minutos que antecedem a abertura do mercado funciona a pré-abertura. Nesse período, investidores e especuladores podem fazer ofertas com suas intenções de compra e venda. Contudo, os negócios não são concretizados, mas também não podem ser cancelados.

Com base no número de ofertas de compra e venda lançadas, a bolsa chega a um preço teórico visando equilibrar as forças do mercado e encontrar um preço justo para ambas. Assim que o leilão acaba, iniciam-se as negociações e as ordens lançadas são executadas nas seguintes condições:

  • os compradores que tiverem lançado ordens em preço superior ao preço de abertura, terão suas ordens executadas no preço de abertura;
  • o mesmo acontecerá com os vendedores que tiverem lançado ordens em preço inferior ao preço de abertura;
  • as ordens que não forem executadas por estarem em preços inferiores (para compradores) ou superiores (para vendedores) ao de abertura poderão ser canceladas.

Quais as vantagens e desvantagens do pré-market?

O período de pré-market possui vantagens, principalmente, para quem visa a especulação. Isso porque é um momento em que os investidores institucionais estão defendendo o preço de suas posições. Dessa forma, os ativos costumam passar por grande volatilidade.

Portanto, é possível buscar janelas de negociação para aproveitar fortes subidas ou descidas dos preços. O mesmo período pode ser utilizado por investidores para, eventualmente, desmontarem posições com lucro, ou aproveitarem períodos de baixa para aumentar seu posicionamento.

Por outro lado, como desvantagem, é preciso considerar o risco de perder dinheiro. Como você aprendeu, ordens lançadas no pré-market não podem ser canceladas até a abertura do mercado. E, a depender da posição assumida, você poderá iniciar o dia com um resultado negativo.

Também conta como desvantagem o fato de ser preciso dispor de bastante capital para conseguir influenciar no preço de abertura. Nesse sentido, pequenos investidores acabam não exercendo grande poder de influência na formação dos preços iniciais.

Como investir no pré-market?

Conhecendo mais sobre as vantagens e desvantagens de participar do pré-market, chegou o momento de aprender como investir nesse período.


O primeiro passo para quem deseja participar do pré-market é abrir uma conta em um banco de investimentos. Desse modo, é possível ter acesso a um home broker — a plataforma digital que conecta o investidor ao ambiente de negociações da bolsa.

Na sequência, será preciso transferir para a conta a quantia que será utilizada nesse tipo de operação. O próximo passo será ingressar no mercado alguns minutos antes do pré-market começar.

Assim, quando iniciar o leilão de pré-abertura, você poderá lançar ordens de compra ou venda de acordo com os seus interesses. Dependendo do cenário, você poderá aumentar a sua oferta, mas não se esqueça que não será possível cancelar a ordem até a abertura do mercado.

Durante esse período, acompanhe o preço teórico do ativo operado. Assim que o mercado abrir, você poderá encerrar, manter ou aumentar sua posição — de acordo com as estratégias previamente traçadas.

Contudo, tenha em mente que qualquer decisão de investimento deve ser pautada no seu perfil de investidor e objetivos financeiros. O mercado de renda variável detém riscos, então sempre adote estratégias para controlá-los de modo a evitar grandes perdas financeiras.

Conseguiu entender a importância do leilão de pré-abertura para a formação de preços? Conhecer o pré-market da B3 pode ajudar a traçar as suas estratégias e aproveitar diferentes oportunidades — que podem incluir ações do índice Bovespa ou outros ativos e derivativos.

Ficou com alguma dúvida acerca deste conteúdo? Entre em contato conosco e fale com nossa equipe!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
1 Comentário
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.