Renova Invest Facebook

BKYY39: conheça os principais elementos desse BDR!

Até o ano de 2020, para investir em um ETF (fundo de índice) internacional era preciso se vincular a uma corretora estrangeira e enviar capital para o exterior. Porém, isso envolve alto custo e burocracia. Porém, agora é possível se expor a esses investimentos por meio de BDRs — como o BKYY39.

Entretanto, antes de incluir essa alternativa em sua carteira, é interessante explorar o seu funcionamento e principais elementos. Dessa maneira, é possível analisar se ela se encaixa em sua estratégia de investimento.

Ficou interessado no assunto e quer saber mais sobre o BKYY39? Então continue a leitura e saiba mais sobre o investimento em BDRs de ETFs!

O que é BDR?

Para compreender o funcionamento do BKYY39, primeiro vale a pena aprender o conceito de BDR, caso ainda não o conheça. O BDR (brazilian depositary receipt) é um investimento de renda variável disponível na B3 (a bolsa de valores brasileira).

Em tradução livre significa “certificado de depósito de valores mobiliários”. Trata-se de um ativo que possui lastro em um investimento internacional.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Sua emissão depende de uma empresa depositária, que realiza os investimentos fora do país. Eles podem ser ações, títulos públicos, ETFs, entre outros. Na sequência, são emitidos os BDRs lastreados nesses investimentos estrangeiros e disponibilizados na bolsa brasileira.

O que é um BDR de ETF?

Também é importante saber o que é ETF. Sigla para exchange traded fund (ETF), esse é um fundo de investimento que busca replicar o desempenho de um indicador de mercado. Portanto, trata-se de um veículo de investimento coletivo que reúne diversos investidores com esse objetivo.

O capital reunido se torna o patrimônio do fundo, que fica sob a responsabilidade de um gestor profissional. Ele é o responsável por escolher os ativos que farão parte do portfólio do fundo. Em um ETF, são escolhidos os mesmos ativos que compõem a carteira teórica do índice de referência.

O que é o BKYY39?

Após conferir os conceitos e funcionamento de BDR e ETF, chegou o momento de conhecer melhor o BKYY39.

Como qualquer outro ativo negociado na B3, os BDRs são identificados por um código de quatro letras seguido de uma numeração. Nesse sentido, BKYY39 é o ticker do BDR First Trust Cloud Computing ETF. Saiba mais sobre ele!


Quando o BKYY39 foi lançado?

O lançamento do BKYY39 na B3 aconteceu em 15 de setembro de 2021. Inicialmente, a negociação estava restrita aos investidores qualificados. Ou seja, àqueles possuíam, ao menos, R$ 1 milhão investidos ou certificação profissional para atuar no mercado financeiro.

A qual ETF está vinculado?

O BKYY39 representa as cotas do ETF First Trust Cloud Computing. Esse fundo é negociado na Nasdaq GM (uma bolsa norte-americana) sob o código SKYY, desde 05 de julho de 2011. Cada cota desse ETF dá lastro à emissão de dez BDRs.

Quem faz a gestão do ETF?

A gestão do ETF SKYY é feita pela First Trust Advisors L.P, uma gestora de ativos estadunidense criada em 1991. Pelos serviços prestados, é cobrado dos cotistas uma taxa de administração de 0,60% ao ano, que já vem descontada no preço do BDR.

Qual índice o ETF espelha?

O índice que o ETF em questão busca espelhar é o ISE CTA Cloud Computing Index, originado em 31 de dezembro de 2007. Ele foi desenvolvido para rastrear o desempenho de empresas ativamente envolvidas na indústria de computação em nuvem.

Como esse índice é composto?

O ISE CTA Cloud Computing Index é composto, em sua maior parte, por empresas que atuam no setor da tecnologia. Entre elas estão:

  • Adobe;
  • Alibaba;
  • Alphabet (Google);
  • Amazon;
  • Cisco;
  • Dropbox;
  • Microsoft;
  • Oracle;
  • Salesforce;

Esse investimento paga dividendos?

Os BDRs podem pagar dividendos. No entanto, para que isso ocorra, o investimento que lhe dá lastro deve fazer a distribuição do provento. O BKYY39 possui histórico de pagamentos, mas isso não traz garantias de resultados futuros.

Vale a pena investir em BDRs?

Conhecendo os principais elementos em torno do BKYY99, pode surgir a dúvida se vale a pena o investimento. Essa decisão deve ser pautada, inicialmente, no seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Isso porque somente você poderá dizer quais são as suas pretensões no mercado e o nível de risco que está disposto a correr para realizá-las. Para auxiliar na decisão, é interessante conhecer as vantagens e riscos do investimento em BDR.

Como vantagem, destaca-se a possibilidade de diversificar sua carteira aos mercados internacionais sem precisar sair do país. Como você viu, os BDRs são negociados na bolsa brasileira, portanto, são mais acessíveis e práticos quando comparados aos investimentos diretos no exterior.

Outro benefício é a possibilidade de dolarizar seu portfólio. Afinal, o ETF que dá lastro ao BKYY39 é composto por companhias que têm suas ações negociadas em dólar. Dessa forma, você terá proteção contra eventuais variações cambiais.

Por outro lado, quando se fala em riscos, é preciso ter em mente que o risco de mercado pode impactar seus resultados. Afinal, os preços dos BDRs variam de acordo com a lei da oferta e demanda. Portanto, eventos como crises poderão fazer você enfrentar perdas financeiras.

Como investir em BDRs?

Se, depois de analisar seu perfil e objetivos, você entender que investir no BKYY39 é adequado para a sua estratégia, precisará saber como realizar o investimento. Na prática, a compra de um BDR se assemelha a de uma ação comum.

Assim, o primeiro passo consiste em abrir uma conta em um banco de investimentos de sua confiança. Essa instituição fornecerá acesso ao home broker — uma plataforma digital que conecta o investidor ao ambiente de negociações da bolsa.

Acessando essa ferramenta, digite o ticker do BDR desejado (no caso, BKYY39), a quantidade que deseja adquirir e o preço. Por fim, basta lançar a ordem de compra e aguardar sua execução. Caso seja executada, em poucos dias os ativos serão lançados na sua carteira.

Depois de ter conhecido detalhes do BKYY39, fica mais fácil decidir se vale a pena investir na alternativa. Se precisar de ajuda, conte com a Renova Invest — nossa equipe poderá esclarecer as suas dúvidas a respeito desse ou de outros investimentos.


Quer conhecer outros investimentos disponíveis no mercado? Entre em contato conosco e fale com um de nossos assessores!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.