BIYF39
BIYF39

BIYF39: Conheça o BDR do ETF iShares U.S. Financials

Poucos sabem que o investidor brasileiro não precisa ficar limitado ao mercado nacional, nem se restringir ao mercado de ações estrangeiro. Isso porque, com as mudanças nas regras dos BDRs, novas oportunidades de investimentos surgiram — como é o caso do BIYF39.

Esse tipo de ativo pode ser atrativo para quem deseja investir no exterior sem sair do Brasil. Afinal, ela pode ajudar na diversificação de investimentos, na elaboração de estratégias e na arbitragem com ativos locais e estrangeiros. Além disso, permite acesso facilitado aos ETFs estrangeiros.

Se você tem interesse no assunto, continue a leitura e conheça mais sobre o BIYF39 — o BDR do ETF iShares U.S. Financials. Vamos lá?

Como funcionam os novos BDRs do mercado?

Primeiro, vale entender o que são BDRs (brazilian depositary receipts) — também chamados de certificados de depósito de valores mobiliários. Eles são investimentos emitidos no Brasil por instituições financeiras do país e disponíveis para negociação na B3.

Os BDRs representam ativos estrangeiros e, por isso, são classificados como um investimento internacional. Até meados de 2020, os certificados eram lastreados apenas em ações de empresas estrangeiras que estão disponíveis nas bolsas de valores internacionais.

Essa regra mudou com a resolução n.º 3 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Em vigor deste setembro de 2020, ela permite que os BDRs sejam lastreados em outros ativos.

São eles:

  • ações de empresas brasileiras listadas no exterior;
  • títulos de dívida, inclusive emitidos por companhias brasileiras;
  • cotas de ETFs (exchange traded funds).

Outra mudança importante envolve o nível de acesso ao ativo pelos investidores brasileiros. Antes, alguns BDRs eram exclusivos para investidores qualificados — aqueles que possuem, pelo menos, R$ 1 milhão comprovadamente investidos.

Agora, qualquer investidor interessado em BDRs pode investir. Essa é uma forma de a CVM oferecer maior liberdade para investidores e emissores, permitindo maior oferta de ativos e possibilidade de diversificação do portfólio.

Além disso, para que um BDR fique disponível no Brasil, eles devem ser emitidos pela instituição depositária. Trata-se de uma empresa que adquire os ativos estrangeiros e os coloca sob custódia. Portanto, eles ficam bloqueados e podem ser utilizados para a emissão dos certificados.

O que é o BIYF39?

Agora que você sabe que é possível investir em certificados lastreados em ETFs internacionais, vale a pena conhecer uma das alternativas disponíveis. O BIYF39 é um BDR de ETF que segue o índice Dow Jones U.S. Financials Capped.

A instituição depositária desse BDR é o Banco B3, e o ativo é gerido pela gestora global BlackRock. Ele começou a ser negociado entre os investidores brasileiros no fim de novembro de 2020.

Vale saber que o investidor que adquire esse BDR está investindo em um certificado com lastro no iShares U.S. Financials ETF — código IYF. Isto é, você não terá a posse das cotas do fundo de índice estrangeiro, mas sim de um certificado que o representa.

Logo, se você comparar os gráficos de cotação do BIYF39 e do IYF, por exemplo, perceberá que não oscilam de maneira exatamente igual. Isso acontece porque, apesar de serem o mesmo ativo, o BDR sofre também influência da cotação do dólar.

Desse modo, investir em BDRs lastreados em ETFs é uma forma de diversificar a carteira de investimentos também em moedas. Ou seja, ao investir BIYF39, o investidor está dolarizando parte do seu patrimônio.

O que é o ETF iShares U.S. Financials?

Como o BIYF39 está lastreado no ETF iShares U.S. Financials, é importante conhecer as características desse fundo de índice antes de investir. Afinal, ele será o responsável pelos resultados do BDR.

Ele é negociado na bolsa de valores NYSE Arca. O fundo teve início em 22 de maio de 2000 e tem exposição a bancos, seguradoras e empresas de cartão de crédito dos Estados Unidos.

Afinal, como você viu, o ETF iShares U.S. Financials tem como benchmark o índice Dow Jones U.S. Financials Capped. Esse indicador de referência visa medir o desempenho das ações de empresas norte-americanas que pertencem ao setor financeiro.

Porém, na formação do índice é aplicado um limite para garantir a diversificação entre as empresas que compõem a carteira teórica. De modo geral, o fundo investe a maior parte dos ativos nas ações que fazem parte do índice.

Porém, para reduzir a concentração no setor financeiro dos Estados Unidos, um percentual dos recursos é alocado em outros ativos.

Como ter acesso aos BDRs?

Se você se interessou em investir em BIYF39, é importante entender como ter acesso aos BDRs. Como você viu, qualquer investidor pode adquirir os certificados. Nesse caso, o primeiro passo é ter uma conta em um banco de investimentos.

Assim, você pode acessar o home broker da instituição para buscar pelo ticker BIYF39, que corresponde ao BDR em questão. Em seguida, basta conferir as informações, inserir o número de lotes desejados e emitir uma ordem de compra na bolsa de valores.

Cabe ressaltar que, além de todas as mudanças apresentadas, a B3 reduziu o lote mínimo de negociação de BDRs para uma unidade. Assim, você pode comprar a partir de uma cota. Quando o processo for confirmado, com a liquidação, o investimento passará a compor sua carteira.

Contudo, antes de investir, é fundamental verificar se a escolha está alinhada ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos. Se tiver alguma dúvida sobre as alternativas do mercado que mais se adaptam às suas necessidades, você pode contar com o apoio de um assessor de investimentos.

O profissional é certificado para atuar no mercado financeiro, com conhecimentos importantes para auxiliar na sua jornada. Desse modo, ele pode fornecer informações importantes para que você tome decisões mais alinhadas às suas necessidades e consiga manejar melhor os riscos da sua carteira de investimentos.

Agora você sabe que investir em BDR é uma forma prática de ter investimentos internacionais indiretamente na carteira. No caso do BIYF39, você pode se expor ao setor financeiro norte-americano por meio da B3, sem precisar fazer operações em outros países.

Quer contar com o serviço de assessoria de investimentos antes de investir? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.