BITO39
BITO39

BITO39: Conheça o BDR do ETF iShares Core S&P Total U.S. Stock Market

Você tem interesse em investir no mercado americano, mas gostaria de fazê-lo sem precisar sair do Brasil? Então, saber o que é BDR é essencial, pois esses certificados permitem fazer um investimento indireto em ativos estrangeiros. É o caso do BITO39.

Ele é um BDR de um ETF ligado ao mercado de ações nos Estados Unidos e que, portanto, garante exposição do seu portfólio ao setor dos EUA. Por sinal, o BDR de ETF é uma novidade da B3, pois antes o certificado era apenas de ações e agora pode ser de fundos de índice e títulos de dívidas.

Para decidir se vale a pena incluir o BITO39 em sua carteira de investimento, veja tudo sobre seu funcionamento!

O que é o BITO39?

Como você viu, o BITO39 é um BDR de fundo de índice ligado à bolsa americana. Especificamente, seu lastro é no ETF iShares Core S&P Total U.S. Stock Market, que também é conhecido como ITOT e que é administrado pela BlackRock.

O investimento nesse BDR tornou-se possível em 39 de março de 2021, após anúncio da B3 quanto ao lançamento de 37 novos BDRs de ETFs. O investimento é permitido a todas as pessoas, pois os BDRs não são mais limitados a investidores profissionais ou qualificados.

Como o BITO39 funciona?

Para entender como o BITO39 funciona é preciso compreender como se dá sua emissão. Ele é criado por uma instituição depositária, a qual fica responsável por adquirir os ativos no exterior — nesse caso, as cotas do fundo de investimento.

Elas são, então, colocadas sob custódia e há a emissão do certificado para que ele seja negociado no mercado financeiro brasileiro. No caso do BITO39, o ETF utiliza como benchmark o índice S&P Total Market Index.

Esse índice foca tanto em pequenas empresas do mercado dos EUA, quanto em algumas das maiores companhias. A composição inclui setores variados, por exemplo:

  • tecnologia;
  • saúde;
  • bens de consumo;
  • finanças;
  • comunicação e outros.

No portfólio, algumas das empresas com maior participação são Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Alphabet. Porém, o portfólio também conta com companhias menores, como Tennant, Aecom ou Revlon, entre outras.

Apesar de ter análises em relação à sustentabilidade, é importante entender que o ETF ITOT não faz parte dos fundos ESG. Então, o investimento é feito tanto em empresas que atendem aos três critérios quanto em outras que não contemplam esse tipo de característica.

Esse BDR paga dividendos?

Ao pensar no investimento nesse BDR, em comparação a escolher um ETF na bolsa brasileira, há uma diferença significativa: o pagamento de dividendos. Por padrão, os ETFs brasileiros de ações não distribuem esses proventos, que são usados para reinvestimento.

Com o BITO39, entretanto, não é o que acontece. De acordo com os pagamentos realizados pelas empresas, há uma distribuição para cotistas — o que alcança os investidores do BDR.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção, porque o valor pode sofrer descontos de impostos no exterior e também ao chegar no Brasil, além de serem cobradas taxas. Ainda assim, os valores recebidos complementam o retorno.

Quais as vantagens de investir no BITO39?

Depois de conhecer o funcionamento do BITO39, é o momento de definir se vale a pena realizar o investimento. Essa é uma decisão que depende do entendimento dos benefícios que estão envolvidos na escolha.

Investir em BDR pode ser vantajoso por ser acessível e permitir a exposição da carteira ao risco internacional. E como tudo é feito no mercado brasileiro, há menos burocracia.

Escolher o BITO39, especificamente, tem também aspectos interessantes. Primeiramente, há o fato de que ele garante exposição aos resultados de mais de 3600 empresas americanas. Isso favorece a diversificação com um custo baixo.

Também há benefícios associados ao mercado de ações dos Estados Unidos, que é o maior e mais consolidado do mundo. Com isso, há um alto grau de liquidez, o que pode se refletir nos resultados do índice.

O BITO39 ainda conta com algumas das maiores empresas dos EUA e do mundo, o que permite acessar resultados interessantes quanto à valorização. Inclusive, de setores que não existem ou não são fortes no Brasil.

Ainda há questões referentes ao mercado do país, como a estabilidade e, principalmente, o destaque como maior economia global. Com esse tipo de exposição internacional, você diminui os impactos do das condições do mercado interno e ainda aproveita cenários externos favoráveis.

Além disso, o BITO39 prevê a exposição cambial de parte do seu portfólio. Seu desempenho se altera com a cotação do dólar e essa pode ser uma forma de proteger parte da sua carteira contra oscilações das moedas.

Como investir no BITO39?

Você considera aproveitar a oportunidade de investir no BDR BITO39? Antes de realizar a compra, avalie com cuidado seu perfil de investimento. Afinal, é uma alternativa de renda variável e que pode sofrer os impactos da volatilidade.

Também é necessário pensar no prazo em relação aos seus objetivos. O investimento em fundos de índice já é, naturalmente, mais adequado para o médio e longo prazo. No caso desse BDR, que é relativamente recente, é ainda mais importante estar disposto a manter a alocação por mais tempo.

Depois de definir que suas características são compatíveis com o investimento, você deve buscar uma instituição financeira, que garantirá o acesso ao home broker. Um banco de investimentos com boa estrutura, por exemplo.

Após abrir sua conta, é preciso acessar o home broker e encontrar o BITO39 em negociação. Confira as informações para ter a certeza que o produto está correto e emita a ordem de compra. A partir da liquidação, o BDR estará na sua carteira.

Agora que você tem todas as informações relevantes sobre o BITO39, há a chance de investir nessa alternativa. Com esse BDR, sua carteira ganha exposição ao mercado de ações dos EUA com praticidade e acessibilidade. Avalie com critério para confirmar que a escolha faz sentido!

Precisa de ajuda para conhecer melhor o investimento nesse e em outros BDRs? Entre em contato conosco da Renova Invest e fale com um de nossos assessores!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


whatsapp icon chatbot Renata

Quer fazer seus investimentos renderem mais?

Clique aqui e fale com os nossos Assessores

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.