Renova Invest Facebook

BFDA39: veja o que analisar nesse BDR de ETF!

BFDA39
BFDA39

O BFDA39 é mais uma alternativa disponível para investidores na bolsa de valores brasileira, a B3. Esse ticker representa um BDR, um ativo que pode ser adequado para diversos investidores com objetivos voltados à diversificação internacional.

Mas, para avaliar se ele faz sentido na sua carteira, você deve entender o que são BDRs, como eles funcionam e quais são as principais características. Além disso, é preciso conhecer o BFDA39 e o ETF que ele representa.

Pensando nisso, a seguir você entenderá mais sobre os BDRs de ETF, além de encontrar um perfil completo do BFDA39. Não perca!

Como funciona um BDR?

Antes de analisar o BFDA39, você precisa entender como funciona um BDR. Essa sigla significa brazilian depositary receipt. No Brasil, ele é conhecido como certificado de depósito de valores mobiliários.

Ele é um certificado brasileiro, negociado na B3, mas que representa um ativo estrangeiro. Dessa forma, ao aportar em um BDR, o investidor está se expondo, indiretamente, ao exterior. Para isso, não é preciso abrir contas em instituições internacionais ou trocar moeda.

O acesso a esses ativos é proporcionado por uma instituição financeira depositante, que adquire os investimentos no exterior. Depois, ela os deixa depositados em uma instituição brasileira para ter autorização a emitir os BDRs com lastro neles.

Depois da emissão, os investidores podem negociar BDRs facilmente na B3, como acontece com os ativos nacionais. Os investimentos originais, por sua vez, não podem ser negociados pelas instituições depositantes, pois precisam ser a garantia do certificado ligado a eles.

Com esse lastro, o BDR possui as mesmas variações de preço que os valores mobiliários estrangeiros. No entanto, a paridade pode não ser exata, principalmente por conta do câmbio entre o real e a moeda do país do investimento.

O que é um BDR de ETF?

Após entender como funcionam os BDRs, você deve entender o que são os ETFs. Isso porque o conceito é necessário para saber mais sobre o BFDA39. ETFs são os exchanges traded funds — ou fundos de índice —, como conhecidos no Brasil.

Eles representam fundos de investimento que têm o objetivo de replicar os resultados de um índice do mercado financeiro. Dessa maneira, o veículo monta o seu portfólio espelhando a carteira teórica do indicador de referência.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Logo, os resultados alcançados serão muito parecidos com o do índice escolhido. Os ETFs podem oferecer vantagens interessantes — como a facilidade de diversificação, exposição a diferentes mercados e gestão profissional.

No entanto, também é preciso considerar características que podem se tornar desvantagens. O ponto de atenção nesse sentido diz respeito à gestão passiva. Afinal, o objetivo é investir de acordo com os critérios da carteira teórica do índice.

Por isso, o gestor responsável pelo ETF não adotará medidas de proteção da carteira, potencialização da rentabilidade e outras estratégias. A ideia é replicar o índice com precisão, esteja ele em um movimento de alta ou em desvalorização.

Quem deseja participar do fundo de índice pode adquirir cotas, que também são negociadas em bolsa de valores. Elas representam a menor fração do patrimônio do ETF, oscilando de acordo com os resultados dos fundos e a demanda de investidores.

O que é o BFDA39?

Agora que você já entendeu o que é um BDR e um ETF, ficará mais fácil analisar o BFDA39. Nesse contexto, ele é um certificado de depósito de valores mobiliários com lastro em cotas de um fundo de índice do exterior.

Parece complicado, mas é possível simplificar essa explicação. O BFDA39 é o ticker que identifica um BDR negociado na bolsa de valores brasileira, a B3. Por sua vez, ele é lastreado em cotas de um ETF negociado na NASDAQ, uma das bolsas de valores dos Estados Unidos.

Esse ETF estrangeiro é o First Trust Rising Dividend Achievers. Portanto, para conhecer mais detalhes do BDR, é preciso saber como funciona o ETF a que ele está lastreado.

Veja só:

O First Trust Rising Dividend Achievers

O First Trust Rising Dividend Achievers é um ETF negociado na NASDAQ, a segunda maior bolsa de valores do mundo. Ele segue um índice, calculado pela própria NASDAQ, composto por ações de 50 empresas com um histórico de aumento de dividendos distribuídos.

Ainda, o índice considera a possibilidade de manutenção desse crescimento, conforme uma metodologia própria. A carteira teórica é composta por papéis de empresas de alta capitalização do mercado norte-americano.


Como a NASDAQ é conhecida por manter ações de empresas de tecnologia e inovadoras, grande parte do portfólio se enquadra nessas categorias. Contudo, também há grupos financeiros, bancos, indústrias e bens de consumo.

O gestor do ETF é o First Trust, responsável por diversos fundos de índice do mercado norte-americano. o Rising Dividend foi lançado no mercado em 2014, e acumulou uma alta de cerca de 14% por ano até novembro de 2021.

Destaques do BFDA39 e como investir

O BFDA39 foi lançado na bolsa de valores brasileira em setembro de 2019, junto a outros 12 BDRs de ETFs norte-americanos. Mas ele só está disponível, em 2021, a investidores qualificados. Então é preciso comprovar R$ 1 milhão investidos ou ter certificado profissional no mercado financeiro.

Em relação aos ganhos, eles podem acontecer pela variação positiva no preço do BDR e também pela distribuição de dividendos das empresas. Esse pagamento ocorre da mesma maneira que o ETF alvo, quando o veículo paga a seus cotistas uma parcela da distribuição de lucros.

Antes de decidir por um aporte, lembre-se sempre de considerar o perfil de investidor e os objetivos financeiros. Como essa é uma alternativa de renda variável, não há garantias de rentabilidade e previsão de resultados, como na renda fixa.

Logo, quem deseja se expor ao mercado de capitais dos Estados Unidos e conhece os riscos do aporte, pode se interessar pelo investimento. Para isso, é preciso ter uma conta em um banco de investimentos e acessar o ambiente de negociação da bolsa de valores.

Caso você tenha dúvidas sobre o funcionamento dos BDRs ou precise de mais informações para avaliar a possibilidade de investimento, pode contar com o suporte de uma assessoria profissional e competente — como a Renova Invest.

Entendeu mais sobre o BFDA39? Não esqueça de pesquisar o histórico e as principais informações sobre o ETF que ele acompanha. Desse modo, você tem mais segurança para saber se esse investimento vale a pena ou não.

Precisa de suporte para entender todas essas questões sobre BDRs de ETFs? Então conte com a assessoria da Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.