BDR Berkshire Hathaway (BERK34)
BDR Berkshire Hathaway (BERK34)

BDR Berkshire Hathaway (BERK34): saiba como investir na empresa de Warren Buffett

Ao pesquisar opções de investimento, é possível se deparar com o BDR da Berkshire Hathaway, ou BERK34. A empresa tem grande fama por ter Warren Buffett em seu quadro de sócios, fazendo com que ela se destaque no mercado.

No entanto, também é comum que surjam dúvidas sobre o investimento em BDR, principalmente por ter exposição a um ativo do exterior. Assim, muitos brasileiros não sabem como fazer esse investimento ou se vale a pena contar com a alternativa na carteira.

Se você também tem essas dúvidas, continue a leitura deste conteúdo para aprender como investir em BERK34 e ter aportes na Berkshire Hathaway!

O que é um BDR?

O termo BDR se refere a brazilian depositary receipts, ou certificado de depósito de valores mobiliários. Eles são lastreados em ativos estrangeiros, que podem ser ações, fundos de índice (ETFs) ou títulos de renda fixa.

Dessa maneira, ao investir em um BDR você não faz aporte diretamente em um ativo do exterior, mas em um certificado que os representa. Ele permite, então, que o investidor se exponha aos investimentos estrangeiros por meio da bolsa de valores brasileira, a B3.

Assim, é possível investir em empresas como a Berkshire Hathaway. Já conhece a companhia e o seu potencial? A seguir, você aprenderá mais sobre o assunto.

Quem é Warren Buffett?

Quando se trata da Berkshire Hathaway, é fundamental falar sobre Warren Buffett. Ele é um dos homens mais ricos do mundo e, também, um dos investidores mais respeitados. Nascido em 1930 e filho de um corretor da bolsa de valores americana, ele cresceu em meio ao mercado financeiro.

Por isso, toda a sua trajetória foi pautada em seu trabalho e no investimento dos valores ganhos. Desde criança ele fazia a leitura de livros sobre investimento e, ainda na infância, comprou suas primeiras ações.

Com conhecimentos adquiridos e aplicados desde a adolescência, Warren Buffett conquistou um lugar de destaque no mercado. Um dos resultados dessa experiência foi a fundação da Berkshire Hathaway.

O que é a Berkshire Hathaway?

A história da empresa é bastante curiosa. Inicialmente, tratava-se de uma indústria têxtil que foi comparada por Buffet em 1962. Para isso, ele começou a comprar ações, até conseguir controlar a companhia.

Contudo, o investimento não teve o retorno esperado porque o setor não era tão promissor. Nesse cenário, ele decidiu aproveitar o registro da empresa para atuar em outras áreas, iniciando a expansão do negócio.

Assim, a Berkshire Hathaway se tornou uma empresa de participações, tendo todas as fábricas têxteis fechadas em 1885. Em seu novo modelo, ela atua como holding e supervisiona um conglomerado de companhias que possui participações em diversos negócios.

Dessa maneira, ela construiu uma trajetória de sucesso ao longo dos anos. Apenas para exemplificar, no relatório divulgado em fevereiro de 2021, o lucro líquido no quarto trimestre de 2020 foi de US$ 35,835 bilhões.

Um dos motivos para o sucesso são as empresas em que a holding investe, que conta com grandes nomes como American Express, Apple, Bank of America e Coca-Cola. Por consequência, ela também atrai o interesse de muitos investidores.

Nesse caso, existem duas principais opções para quem deseja investir na empresa. A primeira é o investimento direto em ações, que exige ter uma conta em corretora no exterior, realização de câmbio e outras burocracias.

A outra é investir por meio de um BDR, permitindo o acesso a certificados lastreados no ativo na própria B3. Essa alternativa consegue trazer mais praticidade, mas é importante entender como ela funciona.

Como investir em BDR da Berkshire Hathaway?

Depois de saber o que são BDRs e a trajetória de Warren Buffett com a Berkshire Hathaway, é possível que você tenha interesse em investir na companhia. Nesse caso, os certificados podem ser uma boa solução.

Desde 22 de outubro de 2020 é possível encontrar os BDRs disponíveis para todos os investidores da B3. Esse é um fato importante, pois antes disso somente os investidores qualificados tinham acesso aos certificados. Ou seja, era necessário ter mais de R$ 1 milhão em investimentos.

Certamente, isso facilitou o acesso às ações da companhia americana. Porém, antes de fazer aportes, faça uma avaliação para entender se o certificado é adequado ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Em caso positivo, você deve ter uma conta em um banco de investimentos para acessar o home broker e investir. Nele, basta procurar o ticker BERK34, que representa o BDR da Berkshire Hathaway. Por fim, informe a quantidade de lotes desejados e emita a ordem de compra.

Quais são as vantagens e riscos desse investimento?

Para tomar decisões mais acertadas, é importante avaliar as vantagens e os riscos de investir nesses BDRs. Entre os benefícios de ter aportes vinculados à BERK34, há o próprio potencial da companhia, que se destaca no mercado financeiro.

Além disso, os BDRs facilitam o acesso às ações do exterior para os investidores brasileiros. Tudo é feito por meio da B3, utilizando o home broker do banco de investimentos. Logo, não é necessário ter contas no exterior ou lidar com a conversão da moeda, realizando todas as negociações em reais.

O certificado também colabora com a estratégia de diversificação. Nesse caso, além de ampliar os ativos da carteira, ele permite a exposição a outros mercados. Assim, o investidor reduz o risco do patrimônio às oscilações do mercado brasileiro.

Todavia, também existem algumas desvantagens. Primeiro, esse é um investimento de renda variável, então ele tem maior volatilidade. Ainda, existe o risco cambial: ao mesmo tempo que a exposição ao dólar pode ajudar na proteção da carteira, ela pode afetar a rentabilidade obtida.

Diante disso, é essencial avaliar todos os detalhes desse investimento para entender se ele está alinhado ao seu perfil e objetivos. Seguindo a dica, você terá mais segurança ao fazer os seus aportes no BERK34.

Agora que você já sabe mais sobre o investimento em BDRs e a Berkshire Hathaway (BERK34), avalie se a alternativa se encaixa em suas estratégias. Essa pode ser uma oportunidade interessante para quem deseja ter opções do mercado estrangeiro em sua carteira.

Quer aprender mais sobre o assunto? Confira 5 vantagens de investir em BDR e entenda se essa é uma possibilidade adequada para a sua estratégia!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.