EWU39
EWU39

BEWU39: Conheça o BDR do ETF iShares MSCI United Kingdom

Entender o que é BDR é importante para ter uma nova alternativa entre as oportunidades de investimento. Com os chamados certificados de depósitos em valores mobiliários, você pode investir no exterior pela bolsa de valores brasileira. Entre as escolhas da B3, há o BEWU39.

Esse é um BDR de fundo de índice (ETF), sendo que outros certificados podem ter lastro também em ações de empresas e em títulos de dívidas. Ao conhecer essas possibilidades, você terá a chance de aproveitar o mercado internacional e diversificar.

Na sequência, veja quais são as principais características do BDR BEWU39 e aprenda como aproveitá-lo!

O que é o BEWU39?

Como você já viu, o BEWU39 é um BDR de ETF, ou seja, tem lastro em um ETF estrangeiro. No caso, ele está atrelado ao iShares MSCI United Kingdom, o qual tem a BlackRock como gestora.

Sua estreia na B3 aconteceu em 29 de março de 2021, junto a mais de outros 30 BDRs de ETFs. Já na estreia ele esteve disponível para todos os investidores. Anteriormente, somente investidores qualificados ou profissionais tinham acesso aos BDRs.

Como o BEWU39 funciona?

Antes de investir em BDR, é fundamental entender as características da alternativa. No caso do BEWU39, conhecer seu funcionamento envolve saber como funciona o fundo iShares MSCI United Kingdom.

Esse ETF acompanha o MSCI United Kingdom, um índice de ações ligado ao mercado do Reino Unido. Ele é focado em empresas de média e alta capitalização (mid caps e blue chips, respectivamente).

No começo de 2021, o fundo era composto por mais de 90 companhias. Elas estavam dispostas entre os seguintes setores:

  • bens de consumo;
  • finanças;
  • materiais;
  • indústria;
  • saúde;
  • energia e outros.

Entre as empresas com maior participação no índice, estavam Unilever, Astrazeneca, HSBC, Diageo e GlaxoSmithKline. Com o investimento no BDR, você pode expor seu capital a todas essas e outras empresas estrangeiras disponíveis no mercado de ações britânico.

Ainda sobre o funcionamento do BEWU39, convém entender que ele tem exposição cambial. Ou seja, ele permite expor parte da carteira ao câmbio, diminuindo relativamente os riscos quanto às perdas causadas pela oscilação do real.

O BEWU39 é um BDR que paga dividendos?

Além das características do funcionamento que você já conferiu, é importante compreender outro ponto sobre o BEWU39: a distribuição de dividendos.

Ao adquirir cotas de ETFs de ações negociados diretamente na bolsa brasileira, não ocorre o pagamento de dividendos. Os valores distribuídos pelas empresas são reinvestidos pelos fundos de índice brasileiros.

Mas com o BEWU39 é diferente, porque ele não é propriamente um ETF nacional. Trata-se de um BDR que tem lastro em ETF de outro país. E BDRs preveem a redistribuição dos dividendos pagos pelas empresas estrangeiras.

Porém, vale notar que o montante passa por uma cobrança de imposto no mercado internacional — que pode ser diferente das regras brasileiras. Por causa disso, pode não ser um rendimento tão vantajoso, mas também faz parte do retorno.

Quais as vantagens de investir no BEWU39?

Dispondo dos conhecimentos necessários sobre esse BDR, é a hora de compreender quais são os principais aspectos positivos sobre ele. Assim, você pode definir se realmente vale a pena adicionar a alternativa à sua carteira.

Confira!

Praticidade

De modo geral, investir em BDR traz praticidade e custos operacionais reduzidos. No caso de um BDR de ETF, em vez de ter que comprar e vender cada ação, você pode se expor a muitas delas de uma só vez. Além disso, a negociação é feita na B3, o que reduz o nível de burocracia.

Exposição internacional

Pensando no investimento específico no BEWU39, o BDR pode ser interessante por causa das condições atreladas ao Reino Unido.

A economia do Reino Unido, em 2021, tornou-se a quinta maior do mundo — e a segunda maior da Europa, atrás apenas da Alemanha. O país também substituiu a França, que caiu para o 7º lugar. Como consequência, o ambiente se mostra favorável às empresas e aos investidores.

Além disso, o Reino Unido tem grande proximidade e fácil acesso à parte continental da Europa, o que facilita a movimentação de produtos e matérias-primas, estimulando as atividades econômicas. Londres, a capital inglesa, é considerada um dos centros financeiros mais importantes da Europa.

Mesmo com o Brexit, que marcou a saída do Reino Unido da União Europeia, o cenário se mantém otimista. A libra esterlina permanecia, no começo de 2021, valorizada em relação ao dólar e ao euro, sendo uma das moedas mais caras do mundo.

Em relação à valorização dos ativos, a pandemia impulsionou algumas empresas do índice do ETF atrelado ao BEWU39. A Astrazeneca, por exemplo, é uma das principais fabricantes de vacinas contra a COVID-19, com fornecimento para dezenas de países.

Como investir no BDR BEWU39?

Como você viu, o investimento no BEWU39 traz alguns pontos positivos e pode favorecer sua estratégia. Antes de investir, entretanto, é preciso fazer uma análise para garantir que suas características como investidor estejam alinhadas a ele.

A mais importante é o seu perfil de investidor, que deve ter uma tolerância ao risco adequada ao investimento. Embora esse BDR ofereça diversificação de carteira, ele também tem risco de mercado e pode ter alta volatilidade, por ser de renda variável.

Por causa disso, costuma ser uma alternativa mais adequada para investidores moderados ou arrojados, os quais suportam melhor os riscos.

Você também deve ponderar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. No geral, esse BDR tende a ser um investimento com um horizonte mais distante, o que tem que estar de acordo com o que pretende alcançar.

Se concluir que o investimento está alinhado com as suas características, é preciso saber como fazê-lo. Você precisará abrir uma conta em uma instituição financeira brasileira, como em um banco de investimentos.

Depois, a compra acontecerá por meio do acesso ao home broker. Lembre-se de verificar todas as informações do BEWU39 antes de emitir a ordem de compra. Assim, é possível garantir que o investimento aconteça conforme o esperado.

Neste artigo você aprendeu os principais pontos a respeito do BEWU39. Com os conhecimentos, é possível de definir se vale a pena fazer o investimento. Caso decida que sim, basta seguir a explicação de como executá-lo, de acordo com a sua estratégia!

Para ter mais informações sobre essas e outras oportunidades de investimentos, entre em contato conosco da Renova Invest e conheça nossa assessoria!

Compartilhe:

Deixe uma resposta


Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem as regras da nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.