Renova Invest Facebook

Avalanche (AVAX): o que é e como funciona?

Avalanche
Avalanche

No mercado das criptomoedas, não é incomum observar o crescimento na popularidade de determinados ativos digitais. Nesse contexto, uma das moedas virtuais que chamou a atenção pelo desempenho apresentado foi o token AVAX, da plataforma Avalanche.

Em novembro de 2021, essa moeda registrou um aumento de 40% em apenas uma semana. Contudo, embora possa ser uma alternativa atraente, é preciso analisá-la com cautela antes de adicioná-la à sua carteira de investimentos. Afinal, ela também apresenta riscos relevantes.

Quer aprender o que é e como funciona o AVAX e a plataforma Avalanche? Então continue a leitura deste conteúdo!

O que é e como funciona a plataforma Avalanche?

Primeiramente, é essencial entender a diferença entre a plataforma Avalanche e o token AVAX. Nesse contexto, a Avalanche é a plataforma que utiliza blockchain para viabilizar a realização de contratos inteligentes (smart contracts) e a criação de aplicativos descentralizados (dApps).

Isso significa que a Avalanche é um banco que armazena dados em blocos, por meio de uma base descentralizada. A partir desse banco de dados, é possível operar contratos autoexecutáveis, que são protegidos contra perda e adulteração.

É importante notar que a blockchain é o sistema usado por muitas criptomoedas para garantir segurança e operacionalização. Com o desenvolvimento do mercado, a tecnologia que dá suporte a esses processos se aprimorou — e a Avalanche foi criada para superar os problemas de plataformas anteriores.

Em relação à sua origem, ela foi lançada em 2020 pela Ava Labs, oferecendo mais velocidade, centralização e escalabilidade para as operações. Com seu protocolo próprio, a Avalanche se mostrou uma forte concorrente da plataforma ethereum.

Como a Avalanche foi criada?

A Avalanche foi desenvolvida para se tornar uma corretora global de ativos, com velocidade, facilidade de operacionalização e outras tecnologias inovadoras. Desse modo, ela pretende unir a tríade essencial desse mercado: escalabilidade, segurança e descentralização.

Por trás da Ava Labs, estão nomes de peso no mercado cripto, como o cientista da computação Emin Gün Sirer. Ele já é bastante conhecido no mercado de bitcoin, tendo se dedicado por anos a estudar as possibilidades de solucionar o problema da escalabilidade na blockchain.

Assim, o projeto da plataforma Avalanche é fruto das pesquisas do cientista, o que justifica a sua característica inovadora. Além disso, ela teve como co-fundadores Kevin Sekniqi e Maofan “Ted” Yin. A equipe também conta com especialistas em economia, finanças, direito e ciência da computação.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

O que é e como funciona o token AVAX?

Agora que você já entendeu o que é a plataforma Avalanche e como ela foi criada, é o momento de saber mais sobre o AVAX, o seu token. Em termos gerais, esse é o método de pagamento utilizado internamente na plataforma, que participa do pagamento de taxas nas transações e incentivos aos usuários.

O AVAX tem uma quantidade limitada de 720 milhões de tokens, sendo que a metade foi liberada no lançamento. Já o fornecimento do restante ocorrerá conforme a curva de emissão. Apesar disso, podem ocorrer mudanças no limite de fornecimento se houver consenso da comunidade.

Vale notar que esse token é transacionável. Ou seja, é possível comprar a cripto em plataformas autorizadas a realizar a venda. Com isso, o AVAX se tornou o 12º maior criptoativo em valor de mercado em dezembro de 2021, com capitalização de 22,6 bilhões de dólares.

Quais são os diferenciais da Avalanche?

Depois de analisar o que é e como funciona o token da Avalanche, vale a pena conhecer alguns dos principais diferenciais dessa plataforma. Afinal, essas características ajudam a explicar porque ela chama tanta atenção.

Confira as informações a seguir!

Possui três blockchains diferentes

Um dos grandes diferenciais da plataforma é que ela apresenta três blockchains distintos, que servem a objetivos distintos. Todas são interoperáveis, sendo validadas e asseguradas pela rede primária. Veja quais são as cadeias de blocos e suas funções:

  • X-Chain: é utilizada para a criação e negociação de ativos digitais. Dentro dela, os usuários podem criar outros tokens. As taxas de transação e criação dos ativos são pagas via AVAX;
  • P-Chain: é usada para o gerenciamento de validador e de sub-redes, além de blockchains personalizadas;
  • C-Chain: é voltada à criação de contratos inteligentes. Por utilizar a EVM (Ethereum Virtual Machine), os aplicativos descentralizados dentro da Avalanche também são compatíveis com a rede ethereum.

A distribuição de diferentes funções entre cada uma das blockchains faz com que a Avalanche ganhe mais escalabilidade e torne seus processos mais rápidos. Assim, a medida ajuda a resolver o gargalo que outras plataformas apresentam.

Tem uma alta velocidade

Você já sabe que outro diferencial da Avalanche é a velocidade de transação que ela oferece. Essa característica é revolucionária para o mercado de criptoativos e serve para tornar a plataforma mais competitiva.

Em diversas tecnologias oferecidas no mercado de criptoativos, são necessários alguns minutos para tornar uma transação imutável. Já nas operações feitas na Avalanche, o processo relacionado à conclusão da validação leva menos de um segundo.

Permite a formação de renda passiva

Também é relevante destacar que o AVAX possibilita a realização de staking, que é a obtenção de renda passiva por meio das criptomoedas. Essa é uma característica que chama a atenção dos investidores, sendo vista como uma alternativa para objetivos de médio e longo prazo.


Ao manter as moedas em uma carteira virtual por determinado período, há como validar blocos e receber uma recompensa por isso. A seleção de participantes é feita aleatoriamente e, no caso do AVAX, os pré-requisitos costumam ser mais acessíveis.

Qual o potencial da Avalanche?

Além de conhecer as principais características da Avalanche e de seu token, é preciso compreender o potencial que essa plataforma oferece. Assim, é possível definir se essa oportunidade é interessante para os seus objetivos, por exemplo.

Nesse aspecto, vale a pena considerar que a rede tem feito investimentos na expansão de seu ecossistema. Essa atividade é feita a partir do programa de aceleração Avalanche Rush.

Uma das demonstrações práticas dessa postura foi o desenvolvimento de um novo programa, o Multiverso. A intenção é que cerca de 290 milhões de dólares sejam investidos para acelerar a criação de novas sub-redes.

Com isso, a plataforma pretende potencializar projetos como DeFi, jogos e NFTs. Assim, podem surgir novas possibilidades de investimentos e o token pode se valorizar — porém, lembre-se de que não existam garantias.

Vale a pena investir em AVAX?

Como você viu, o AVAX é uma criptomoeda com características diferentes das demais disponíveis no mercado. No entanto, existem aspectos que precisam ser ponderados na hora de avaliar se vale a pena investir nessa alternativa.

Saiba mais!

Perfil de investidor

O perfil de investidor indica qual é o seu nível de tolerância aos riscos que os investimentos oferecem e pode ser conservador, moderado ou arrojado. Ao considerar o investimento em criptomoedas, vale saber que elas são muito voláteis e, com isso, são mais arriscadas.

Como elas não são reguladas por nenhuma instituição econômica e não têm lastro físico, seu preço varia com a lei da oferta e da procura. Logo, a cotação pode passar por variações intensas em curto período. Assim, é importante analisar os riscos e saber se eles são condizentes com o seu perfil.

Objetivos financeiros

Além do perfil, os objetivos financeiros indicam quais podem ser as escolhas mais adequadas ao investir seu dinheiro. Nesse ponto, o token AVAX, da Avalanche, pode ser uma alternativa para diversificar a carteira.

Contudo, é fundamental observar se ele combina com as suas metas — em especial, aquelas de médio e longo prazo.

Como se expor ao mercado de cripto?

Após analisar as principais características da Avalanche, pode ser que você tenha se interessado em comprar o token AVAX. Caso deseje investir no mercado cripto, é preciso entender quais são as maneiras de se expor a ele.

Acompanhe!

Investimento direto

Uma forma de investir em criptoativos é por meio da compra direta. Nesse caso, existe a chance de recorrer às exchanges — que são as plataformas de negociação das criptomoedas.

Caso opte pelo investimento direto no mercado de criptoativos, lembre-se de analisar o histórico e a reputação da plataforma intermediadora. Entre as opções, o Mercado Bitcoin é uma empresa que se destaca.

Essa é a maior plataforma de moedas e ativos digitais da América Latina e permite que você negocie as criptomoedas do seu interesse com segurança operacional.

Investimento indireto

Também é possível investir em criptoativos de modo indireto. Nesse caso, a ideia é buscar investimentos regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o que pode aumentar a segurança institucional da sua estratégia.

Para investir dessa forma, você pode recorrer a diferentes tipos de fundos de investimentos. Essas são modalidades financeiras coletivas, nas quais um gestor profissional seleciona os investimentos para a composição da carteira, conforme uma estratégia previamente determinada.

No mercado brasileiro, existem fundos com variados níveis de exposição às criptos. Uma das opções é o fundo de índice (ETF), que é um fundo de investimento com gestão passiva cuja estratégia é replicar um índice do mercado de referência.

Com isso, você pode obter resultados equivalentes à performance do indicador utilizado. Na bolsa de valores brasileira (B3), você tem a chance de encontrar ETFs de criptomoedas.

Além disso, existem fundos multimercados com níveis distintos de exposição às moedas digitais. Assim, você pode fazer aportes conforme o seu apetite ao risco e com a sua estratégia. Nesse caso, eles são negociados nas plataformas do seu banco de investimentos.

Ao saber mais sobre a Avalanche e o seu token AVAX, você descobriu quais são os diferenciais dessa moeda no mercado e o motivo de ela ter despertado o interesse dos investidores. Apesar disso, lembre-se de analisar se esses ativos se encaixam em sua estratégia ao considerar o investimento na criptomoeda.

Quer ampliar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro? Entre em contato com a Renova Invest e tenha o suporte de uma assessoria de investimentos!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.