Renova Invest Facebook

FC Barcelona Fan Token (BAR): como comprar?

FC Barcelona Fan Token
FC Barcelona Fan Token

O fan token é uma maneira de aproximar clubes de futebol e torcedores por meio da emissão de criptoativos — como o FC Barcelona faz. O time espanhol lançou o BAR, um fan token vinculado ao clube e seus torcedores.

Se você se interessa no assunto, é preciso saber o que é um fan token para entender como eles funcionam, quais vantagens podem trazer e se há possibilidade de lucros com eles. Afinal, muitos interessados estão utilizando esses criptoativos como forma de especulação.

Quer saber mais? Então acompanhe o conteúdo a seguir para aprender sobre o fan token do FC Barcelona!

O que é um fan token?

Antes de conhecer o criptoativo do FC Barcelona, você precisa entender o que é um fan token e como ele funciona. Eles são ativos digitais que dão direitos aos seus detentores em relação a decisões relacionadas ao clube ou esporte relacionado.

Desse modo, torcedores que têm esses tokens podem, por exemplo, votar em pesquisas realizadas pelos clubes e ter outros benefícios. Geralmente, eles são organizados pela plataforma Socios.com — que emite fan tokens em todo o mundo, relacionados a diversos clubes e esportes.

Como ele funciona?

É possível pensar no funcionamento dos fan tokens como as criptomoedas. Eles são ativos totalmente digitais e relacionados a um blockchain. Esse sistema permite a descentralização dos criptoativos e sua independência em relação a moedas reais.

Assim, os fan tokens não estão vinculados a Governos e bancos centrais de países. Apesar disso, há uma alta segurança em relação a fraudes no sistema. A proteção acontece porque o blockchain possibilita que as bases de dados estejam espalhadas em inúmeros servidores no mundo.

Vale ressaltar que os fan tokens podem ser comprados e vendidos em mercados digitais. Nesses casos, o blockchain garante a sua autenticidade — e a cotação de cada token varia conforme a lei da oferta e demanda.

Dessa maneira, se há bastante procura pelo fan token específico, o seu preço costuma aumentar. Por outro lado, se muitos torcedores querem vender determinado token, sem uma demanda compatível, o preço cai.

Fan tokens são criptomoedas?

Agora que você conhece mais sobre os fan tokens, pode notar semelhanças entre eles e as criptomoedas, como o bitcoin. Contudo, não se trata da mesma coisa. Os fan tokens foram criados com outro objetivo.

ONDE INVESTIR
EM 2024
DESCUBRA COMO ESCOLHER AS PEÇAS CERTAS PARA CONSTRUIR UM PORTFÓLIO SÓLIDO.

Assim, eles não servem como meio de pagamento e não são diretamente um investimento. Seu intuito é ser uma garantia de direitos dos torcedores. Ainda assim, é possível trocar os fan tokens por criptos.

Logo, em muitos casos eles são utilizados como uma maneira de especulação. A plataforma Socios.com não participa dessas transações e não estimula, mas nada impede os investidores de realizar as operações de compra e venda visando lucros.

O que é e como funciona o FC Barcelona Fan Token (BAR)?

Agora que você já sabe o que é um fan token, pode conhecer melhor o FC Barcelona Fan Token (BAR). Esse token foi lançado pelo clube espanhol em parceria com o Socios.com e a empresa de criptoativos Chiliz em 2020.

O fan token do Barcelona permite que os seus detentores participem de experiências VIPs do clube. Entre as bonificações, está a possibilidade de ganhar produtos oficiais, como camisas de jogadores, e ter direito a voto em decisões do clube.

O BAR já deu, por exemplo, direito a prêmios e votações como a possibilidade de conhecer o estádio ou jogadores do time. Além disso, também é possível escolher a playlist que tocará no momento dos jogos e a frase da braçadeira do capitão e do vestiário.

Oficialmente, o fan token do Barcelona, o BAR, é negociado por meio da plataforma Socios.com. Para comprá-la, é preciso utilizar a criptomoeda chamada de Chiliz (CHZ), que pertence ao mesmo grupo da empresa.

Outro modo de comprar o BAR é por meio de exchanges que negociam criptomoedas. Assim, é possível trocar outros criptoativos pelo BAR, conforme a cotação do momento.

Vale a pena investir no FC Barcelona Fan Token (BAR)?

Após conhecer todos esses detalhes sobre o BAR, você pode entender se vale a pena investir nessa alternativa. Antes de saber como considerar essa decisão, é válido lembrar que a plataforma oficial não estimula o aporte ou a especulação com esses tokens.

Portanto, todo investimento ou especulação visando lucro e acúmulo de capital é feito em plataformas distintas, sem garantias para o investidor. Ainda, não há regulamentação sobre essas operações com criptoativos no Brasil.

Então é fundamental ter atenção a possíveis problemas. Se você entende que esse investimento pode ser interessante para a sua carteira, é possível aproveitar alternativas regulamentadas.


Confira a seguir o que avaliar para saber se vale a pena investir em BAR ou outros ativos digitais!

Perfil de investidor

O perfil de investidor é uma característica que determina como se dá a resistência de cada pessoa aos riscos atrelados aos investimentos. Dessa maneira, você pode ter perfil conservador, moderado ou arrojado — em ordem crescente de tolerância ao risco.

Os aportes em criptoativos costumam ser voltados aos investidores mais arrojados. Afinal, não há garantias de rentabilidade e existe alta oscilação de preços. Logo, é possível ter prejuízos e grande variação do capital investido ao longo do tempo.

Objetivos financeiros

Além do perfil, também é preciso considerar seus objetivos — ou seja, a finalidade do investimento. Dessa forma, o BAR e outros tokens costumam ser utilizados por pessoas que querem ter lucros em curto ou curtíssimo prazo, aproveitando-se da alta volatilidade.

Alternativas regulamentadas

Se você se interessou pelo mercado de criptomoedas, é possível encontrar alternativas para se expor a esse setor de maneira regulamentada. As principais opções são os exchange traded funds (ETFs) e os fundos de investimento em criptomoedas.

Eles proporcionam uma forma de aporte coletivo, em que um gestor profissional fica responsável pela carteira do fundo. No caso dos ETFs, a finalidade é replicar os resultados de um índice financeiro, como o Nasdaq Bitcoin Reference ou o Nasdaq Crypto Index.

Já os fundos de criptomoedas podem ter estratégias variadas e compõem o seu patrimônio com os criptoativos determinados em seu regulamento. A ideia é se expor a esse mercado e acompanhar as suas variações.

Entendeu como funciona o Fan Token do FC Barcelona? Como vimos, ele é um token que serve para ter direitos exclusivos em relação ao time, mas também pode ser trocado por outros criptoativos de seu interesse.

Precisa de suporte para entender melhor como se expor ao mercado de ativos digitais de forma regulada? Então conte com a Renova Invest!

Veja também:

Inscreva-se
Notificar-me de
Esse campo só será visível pela administração do site
botão de concordância
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos os comentários

Utilizamos cookies que melhoram a sua experiência em nosso site. Todos seguem a nossa Politica de Privacidade. Clicando em "OK" você concorda com a nossa política.